sábado, 26 de abril de 2008

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2008


Aborígenes australianos preparam Jornada Mundial da Juventude

Por Catherine Smibert

SYDNEY, sexta-feira, 26 de Abril de 2008
- As tradições únicas dos aborígenes australianos estarão presentes num espectáculo para os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude e para Bento XVI quando chegarem a Sydney este mês de Julho.
Os temas e símbolos indígenas impregnarão os eventos da Jornada Mundial da Juventude como uma honra e um reconhecimento aos habitantes originais da terra australiana e servirão para apresentar sua cultura aos jovens peregrinos.

O presidente do comité, Dom Christopher Saunders, declarou que as directrizes fixadas «permitirão aos nossos visitantes vivenciar a cultura e história dos indígenas da Austrália».
Ele e sua equipe trabalham com estas comunidades por toda Austrália enfatizando a reconciliação entre indígenas e demais cidadãos.

Os direitos à terra dos aborígenes, problemas com a infância e a pobreza deixaram uma mancha escura ao longo da história moderna desta nação.
Um dos passos para a reconciliação foi a promoção do uso de protocolos adequados aos indígenas nas escolas, reuniões formais e informais, encontros e cerimónias públicas.
Cada cerimónia aborígene de «Boas-Vindas ao País», enquanto processo formal, terá um sabor único.
Para mostrar o apoio à maravilhosa versão indígena das Estações da Via Crucis, Mundine indicou que «a obra deste artista, Richard Campbell, foi reproduzida para sua comercialização de forma que todos nossos hóspedes internacionais possam levar consigo algo desta grande obra e o sabor de nossa cultura».
«Nos 20 anos de história da cruz (da Jornada Mundial da Juventude)», dizia Heiss, também coordenadora do Ministério Católico Aborígene em Sydney, «esta é a primeira vez que ela vai acompanhada de um bastão para a mensagem indígena».
«E assim viajou 80.000 quilómetros ao longo da Austrália e foi levada por algumas das comunidades indígenas mais remotas, inclusive Blatherskite Park, onde João Paulo II se dirigiu aos indígenas em 1986».
«Damos boas-vindas ao Papa Bento XVI e, o mais importante, damos boas-vindas a esta grande juventude do mundo para celebrar nossa cultura, nossa fé, nossa diversidade e nossa identidade australiana».

Sem comentários: