terça-feira, 22 de abril de 2008

SANTO PADRE DESPEDE-SE DOS ESTADOS UNIDOS

Palavras de despedida de Bento XVI nos Estados Unidos



No aeroporto J.F.Kennedy, de Nova York


"NOVA YORK, segunda-feira, 21 de Abril de 2008 (ZENIT.org).- Publicamos o discurso que Bento XVI pronunciou na noite deste domingo, no aeroporto J.F.Kennedy, durante a cerimônia de despedida, na qual o país foi representado pelo o vice-presidente Dick Cheney.

Senhor vice-presidente,
Ilustres autoridades,
Queridos irmãos no episcopado,
Queridos irmãos e irmãs:

Chegou o momento de despedir-me de vosso país. Os dias que passei nos Estados Unidos foram abençoados por muitas e inesquecíveis experiências de hospitalidade dos americanos. Desejo expressar a todos vós minha profunda gratidão por vossa amável acolhida. Alegrei-me por ser testemunha da fé e da devoção da comunidade católica nesta nação. Foi alentador encontrar os líderes e os representantes de outras comunidades cristãs e de outras religiões, motivo pelo qual vos asseguro minha consideração e estima. Agradeço o senhor presidente Bush por ter me saudado no início de minha visita, e agradeço ao senhor vice-presidente Cheney por sua presença aqui no momento de minha partida.

Um dos momentos mais significativos de minha visita foi a oportunidade de dirigir a palavra à Assembleia das Nações Unidas.

A visita que nesta manhã realizei ao «Ground Zero» permanecerá profundamente gravada em minha memória. Continuarei rezando pelos que faleceram e pelos que sofreram as consequências da tragédia que acontecem em 2001. Rezo por todos os Estados Unidos, realmente por todo mundo, para que o futuro traga uma maior fraternidade e solidariedade, um crescente respeito recíproco e uma renovada fé e confiança em Deus, nosso Pai que está no céu.
Com estas palavras de despedida, deixo-vos, rogando que vos lembreis de mim em vossas orações, uma vez que vos asseguro meu afecto e minha amizade no Senhor. Deus abençoe a América. "

(ZENIT.org)

(Enxerto do Discurso do Santo Padre)

Sem comentários: