quarta-feira, 16 de abril de 2008

O PAPA VISITA OS ESTADOS UNIDOS



NOTÍCIAS SOLTAS






WASHINGTON, terça-feira, 15 de Abril de 2008 (ZENIT.org).





- Bento XVI, que recebeu uma acolhida sem precedentes nos Estados Unidos por parte do presidente George W. Bush, reconheceu o modelo positivo de laicidade que o país oferece.



O Boeing 777 da companhia Alitalia, o «Shepherd One», aterrou na base aérea Andrews, cerca das 16h, hora local, às 22h de Roma.



Pouco antes, a bordo do avião, o Santo Padre, respondendo a perguntas dos jornalistas, havia explicado que fará «todo o possível» para que não se repitam os casos de sacerdotes pedófilos, os quais feriram a Igreja Católica nos Estados Unidos. «Os pedófilos serão totalmente excluídos do sacerdócio», assegurou o Papa em uma colectiva de imprensa com os 70 jornalistas que o acompanhavam.



A cerimónia de boas-vindas foi simples, sem discursos, pois estes acontecerão na quarta-feira de manhã, quando Bush receberá Bento XVI na Casa Branca, no dia em que completará 81 anos.
A peregrinação apostólica do Papa aos Estados Unidos, que culminará em 20 de Abril, dia em que visitará Washington e Nova York, e nesta cidade a sede das Nações Unidas, tem como lema «Cristo é nossa esperança».



Após a cerimónia de boas-vindas, o Papa se transferiu de carro do aeroporto militar à nunciatura apostólica de Washington, onde se hospeda durante sua permanência na capital.



Começará a jornada da quarta-feira agradecendo a Deus por seus 81 anos, em uma missa privada na capela da nunciatura.
.................
«A visita do Papa criou uma espécie de união entre os estudantes. Inclusive os que não são católicos se envolveram. Também impulsionou a fé dos que são católicos, enquanto também conseguiu que nós lêssemos mais os escritos do Papa.»
....................
A Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição, onde o Santo Padre rezará as Vésperas e se encontrará com os bispos americanos, está decorada com bandeiras brancas e amarelas. A torre do campanário foi coberta com uma bandeira de boas-vindas para o Papa, que pode ser vista desde longe.
.....................
«As pessoas realmente estão buscando algo para comemorar o acontecimento. Não querem simplesmente algo com o rosto do Papa, mas querem algo específico deste ato como lembrança.»
.........................

O Santo Padre, disse Bush, «representa e afirma valores que considero importantes para a saúde do país, e em sua vinda aos Estados Unidos, milhões de meus concidadãos estarão atentos a cada palavra sua. E por isso é importante».


Sem comentários: