quarta-feira, 30 de abril de 2008

TEMPO PASCAL: ENTRE A RESSURREIÇÃO E A ASCENSÃO

Dos Sermões de S. Leão Magno, papa


(Sermão 1 da Ascensão, 2-4: PI 54, 395-396 - – séc. V)

“Aqueles dias, irmãos caríssimos, que decorreram entre a ressurreição do Senhor e a sua ascensão, não foram passados na ociosidade; pelo contrário, neles se confirmaram grandes sacramentos, neles foram revelados grandes mistérios.
No decorrer destes dias:

· Foi afastado o medo da morte cruel e proclamada a imortalidade não só da alma mas também do corpo.
· Mediante o sopro do Senhor, todos os Apóstolos receberam o Espírito Santo.
· Foi confiado ao apóstolo S. Pedro, mais que a todos os outros, o cuidado do rebanho do Senhor, depois de ter recebido as “chaves”do reino.
· O Senhor juntou-se, como terceiro companheiro, a dois discípulos que iam de viagem (Emaús)…e foram-se convertendo de tíbios em ardentes, à medida que o Senhor lhes ia explicando as Escrituras.

Durante todo este tempo, decorrido entre a ressurreição e a sua ascensão, a providência de Deus esforçou-se por ensinar e insinuar, não só aos olhos mas também nos corações dos seus, que a ressurreição do Senhor Jesus Cristo era tão real como o seu nascimento, paixão e morte.

Por isso os Apóstolos e todos os discípulos …foram fortalecidos de tal modo pela evidencia da verdade que, quando o Senhor subiu aos Céus, encheram-se de grande alegria.

À vista daquela santa multidão, contemplavam a natureza humana que subia a uma dignidade superior à de todas as criaturas celestes.”


"Eu vou preparar-vos um lugar, mas virei novamente para vos levar comigo.
Para que onde eu estiver, vós estejais também." - Jo 14, 2.3.16.18
Aleluia.

Sem comentários: