quinta-feira, 1 de maio de 2008

CHINA E EVANGELIZAÇÃO

Autoridades chinesas limitam peregrinações marianas em Maio


São previstas multidões na «Jornada Mundial de Oração» pelo país

"ROMA, quarta-feira, 30 de Abril de 2008 (ZENIT.org).- No início do mês de Maio, e especialmente diante da data de 24 de Maio que será, para os católicos, a primeira «jornada de oração pela Igreja na China», as autoridades chinesas multiplicam as iniciativas dirigidas a limitar o alcance das peregrinações marianas, informa a «Eglises d’Asie», a agência das Missões Exteriores de Paris.

No mês de Maio, consagrado a Nossa Senhora, os lugares de peregrinação mariana são habitualmente visitados por importantes multidões de fiéis. Neste ano, os responsáveis da Igreja na China esperam uma afluência ainda maior que a de costume, devido a ao fato de Bento XVI ter instituído o dia 24 de Maio como «Jornada Mundial de oração pela Igreja na China», em sua recente carta aos católicos chineses.

Em Sheshan, um dos principais santuários marianos do país, que o Papa cita em sua carta, até 200.000 católicos poderão ir à basílica de Nossa Senhora da China, indicam sacerdotes da diocese de Xangai, território no qual se encontra Sheshan.

Segundo católicos de Xangai, as autoridades se preparam activamente para este mês de Maio e parecem temer reuniões de multidões. Assim, foram instaladas câmaras de vigilância há pouco tempo no santuário mariano. Quem deseja ir em peregrinação a Sheshan deverá inscrever seu nome com antecipação, em sua paróquia de origem, a qual deverá informar sobre a lista de membros da peregrinação às autoridades.

A hospedaria do santuário, que em tempo normal pode acolher 500 pessoas para a refeição e 200 para dormir, ficará fechada durante todo o mês de Maio.
Nas províncias, fora de Xangai, há testemunhas que indicam que as dioceses e paróquias receberam o conselho de não organizar peregrinações a Sheshan durante o mês de Maio. Em Zhejiang, província de Xangai, agências de viagens consultadas por católicos declararam que não entra em suas possibilidades organizar tais peregrinações.
Na diocese de Xangai, algumas paróquias antecipam dificuldades para seus fiéis que desejam ir a Sheshan. As peregrinações previstas para o mês de Maio foram mudadas para os meses de Abril ou de Junho. Em Hong Kong, a peregrinação que devia conduzir mil católicos a Sheshan, em 24 de Maio, foi cancelada desde 1º de Abril, ao receber a confirmação de que não era desejada a presença do bispo do lugar, o cardeal Zen Ze-kiun."

Sem comentários: