sexta-feira, 30 de maio de 2008

HOJE É DIA DO CORAÇÃO DE JESUS


CORAÇÃO, É IGUAL A AMOR!

Na sexta-feira depois da oitava da festa do Corpo de Deus, a Igreja celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus.

O coração era imaginado como o centro dos pensamentos, das paixões, dos sentimentos mais diversos; por isso torna-se uma imagem para falar também das emoções de Deus.

Deus fez- se um de nós, assumiu um coração de carne como o nosso para nos mostrar os sentimentos do seu coração e nos indicar como se transformarão os nossos corações quando forem preenchidos com seu Espírito.
É esse "coração" de Deus, que se revelou em Cristo que hoje a liturgia nos convida a contemplar.

LITURGIA DO DIA

Na 1ª Leitura: Dt 7,6-11 são apresentadas as emoções, as escolhas, as intervenções de Deus em favor do seu povo com a imagem do Pastor que se preocupa com suas ovelhas.


A 2ª Leitura: 1Jo 4,7-16 mostra-nos a meta à qual somos chamados: ele moldará os nossos corações ao seu. Conseguirá esse objetivo, infundindo em nosso coração o seu Espírito.


No Evangelho: Mt 11,25-30 salienta-se a atenção do coração de Deus sobretudo nos encontros com as pessoas espiritualmente mais fracas, mais frágeis, mais pecadoras.


O Culto ao Sagrado Coração


A espiritualidade do Coração de Jesus nasceu aos pés da cruz, no Calvário!
João Evangelista, "o discípulo amado", estava lá, juntamente com Maria; foi ele o primeiro a contemplar aquele Coração transpassado pela lança do soldado e a entender seu sentido simbólico. Para João Evangelista, é do Coração transpassado de Jesus que nasce a nova humanidade, a Igreja e seus sacramentos (a água do batismo; o sangue da eucaristia).
Impressiona a importância que João Evangelista dá a esse fato do Coração transpassado de Jesus:
"Eu vi! Eu sou testemunha! Eu digo a verdade, para que vocês creiam!" (Jo 19,35). João vê nisso a realização da profecia de Zacarias: "aconteceu isso para se cumprir a passagem da Escritura que diz:contemplarão aquele que transpassaram!" (Zc 12,10).
- No Apocalipse, João volta a falar sobre a contemplação do Coração transpassado, com esta frase incisiva e profética: "Ele vem... e o mundo todo o contemplará, até mesmo aqueles que o transpassaram!" (Ap 1,7).

Eis o fundamento bíblico de dois elementos importantes da espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus: CONTEMPLAÇÃO e REPARAÇÃO.
Contemplar a cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo nos faz lembrar que o Coração de Jesus Cristo continua sendo transpassado pela nossa ingratidão e pelos pecados do mundo!


A Devoção ao Sagrado Coração


Remonta aos Santos Padres, mas teve um grande impulso após as revelações do Sagrado Coração a Santa Margarida Maria Alacoque. No dia 16 de Junho de 1675, durante uma exposição do Santíssimo Sacramento, Cristo apareceu a Santa Margarida Maria e, descobrindo seu Coração, lhe disse:

"Eis o coração que tanto amou os homens e em troca não recebe, da maior parte deles, senão ingratidões pelas irreverências e sacrilégios, friezas e desprezos que têm por Mim neste Sacramento de Amor".
O Coração de Cristo é a plena Revelação do Mistério de Deus, que se inclina, compassivo, para a humanidade: Deus que se compromete com a história dos homens e com a pessoa humana;Deus apaixonado, cheio de misericórdia e ternura".



"Eis o coração que tanto amou os homens...
ao menos tu ama-me!..."


Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 30.05.2008

Sem comentários: