sábado, 17 de maio de 2008

ARTE DE SER FELIZ

Entrevista com Ignácio Larrañaga

Fundador das «Oficinas de Oração»
(continuação)


6-Da mesma forma que aprendemos a ler, escrever... temos de aprender a ser felizes? Depende de nós ou das circunstâncias que nos corresponde viver?

-Pe. Larrañaga: Na época pré-humana, os animais não tinham problemas para viver. Todos os seus problemas tinham soluções mediante mecanismos instintivos com os que resolviam, quase mecanicamente, suas necessidades elementares. Os animais não podem ser mais felizes do que são. Não têm problemas.
O homem, ao contrário, desde que sai à luz, só encontra problemas: tem de começar a respirar, alimentar-se, a andar, a falar... e assim, ao longo dos anos, e até a morte , sua existência é um eterno aprender a viver e ser feliz.
É verdade que há personalidades geneticamente inclinadas à tristeza, outras à alegria. Também é verdade que certas circunstâncias da vida podem favorecer ou colocar obstáculo ao viver. Mas é o próprio leitor quem tem de pôr em prática os meios de auto-liberação que o livro entregará em um processo de progressiva superação do sofrimento humano, avançar paulatinamente rumo à tranquilidade da mente, a serenidade dos nervos e a paz da alma.

(Continua)

Sem comentários: