segunda-feira, 7 de abril de 2008

O LIVRO DOS ACTOS DOS APÓSTOLOS


A FORÇA DO ESPÍRITO DE DEUS



Amigos: como se aperceberam, já estou novamente aqui, no meu canto! Não me esqueci do compromisso. De facto, o Livro dos Actos dos Apóstolos é um livro muito lindo que nos faz imaginar todos aqueles passos dados pelos Apóstolos e suas comunidades. Os “Discursos” são autênticas Catequeses. A acção do Espírito Santo nos Apóstolos, homens simples, medrosos, ignorantes, só a fé é que explica tamanho milagre. Realçamos hoje, o 1º Mártir da Igreja: Estêvão.
Se eu e tu crêssemos na acção do Espírito Santo, já pensaste nas palavras que poderíamos proferir e nas obras que poderíamos fazer a bem da nossa comunidade cristã?


Só nos resta continuar a pedir assim: Pai do Céu, em nome de Jesus, dá-me o dom da fé!

………………………………


Livro dos Actos dos Apóstolos 6,8-15


“Cheio de graça e força, Estêvão fazia extraordinários milagres e prodígios entre o povo. Ora, alguns membros da sinagoga, chamada dos libertos, dos cireneus, dos alexandrinos e dos da Cilícia e da Ásia, vieram para discutir com Estêvão; mas era-lhes impossível resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. Subornaram, então, uns homens para dizerem: «Ouvimo-lo proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus.» Provocaram, assim, a ira do povo, dos anciãos e dos escribas; depois, surgindo-lhe na frente, arrebataram-no e levaram-no ao Sinédrio. Aí, apresentaram falsas testemunhas que declararam: «Este homem não cessa de falar contra este Lugar Santo e contra a Lei, pois ouvimo-lo afirmar que Jesus, o Nazareno, destruiria este lugar e mudaria as regras que Moisés nos legou.» Todos os membros do Sinédrio tinham os olhos fixos nele e viram que o seu rosto era como o rosto de um Anjo. “

Sem comentários: