terça-feira, 8 de abril de 2008

ESTÊVÃO PRIMEIRO MÁRTIR



O DISCURSO DE ESTÊVÃO


A Liturgia de hoje, apresenta-nos uma parte do discurso de Estêvão, em que ele é muito claro e corajoso. Frente aos poderosos que mataram Jesus, ele denuncia-os diante de todo o povo. De facto eles, ou são de pedra, ou amam doentiamente o poder, pois vão fazer com Estêvão, os Apóstolos e os cristãos das primeiras comunidades o mesmo que fizeram com Jesus: inventam “crimes” que eles não cometeram, submetem-nos a tribunais corruptos e matam-nos.
Bem disse Jesus que esses poderosos da terra não sabem, nem imaginam o que estão a fazer!


.............................


Livro dos Actos dos Apóstolos 7,51-60.8,1


"Homens de cerviz dura, incircuncisos de coração e de ouvidos, sempre vos opondes ao Espírito Santo; como foram os vossos pais, assim sois vós também. Qual foi o profeta que os vossos pais não tenham perseguido? Mataram os que predisseram a vinda do Justo, a quem traístes e assassinastes, vós, que recebestes a Lei pelo ministério dos anjos, mas não a guardastes!» Ao ouvirem tais palavras, encheram-se intimamente de raiva e rangeram os dentes contra Estêvão. Mas este, cheio do Espírito Santo e de olhos fixos no Céu, viu a glória de Deus e Jesus de pé, à direita de Deus. «Olhai, disse ele, eu vejo o Céu aberto e o Filho do Homem de pé, à direita de Deus.» Eles, então, soltaram um grande grito e taparam os ouvidos; depois, à uma, atiraram-se a ele e, arrastando-o para fora da cidade, começaram a apedrejá-lo. As testemunhas depuseram as capas aos pés de um jovem chamado Saulo. E, enquanto o apedrejavam, Estêvão orava, dizendo: «Senhor Jesus, recebe o meu espírito.» Depois, posto de joelhos, bradou com voz forte: «Senhor, não lhes atribuas este pecado.» Dito isto, adormeceu. Saulo aprovava também essa morte. No mesmo dia, uma terrível perseguição caiu sobre a igreja de Jerusalém. À excepção dos Apóstolos, todos se dispersaram pelas terras da Judeia e da Samaria. "

1 comentário:

Jessé Borges disse...

percebi que a causa da morte de Estevão foi a blasfemia ao Templo...e hoje? O que fazem dos templos? Veneração? O templo hoje para cristãos não compativeis com Estevão, é sagrado...nele não se pode comer, cuspir, sem camisa, falar palavrão...deus nele habita...Morre Estevão mas não morre em vão, fica a inspiração!