terça-feira, 29 de abril de 2008

CATARINA DE SENA, PADROEIRA DA EUROPA


ANALFABETA E DOUTORA DA IGREJA

Nota Histórica

"Neste dia, celebramos a vida de uma das mulheres que marcaram profundamente a história da Igreja: Santa Catarina de Sena. Esta mulher, que foi reconhecida como Doutora da Igreja, era de uma enorme e pobre família de Sena, na Itália, onde nasceu em 1347.
Movida pelo desejo de perfeição, entrou na Ordem Terceira de S. Domingos quando era ainda adolescente. Inflamada no amor de Deus e do próximo, trabalhou incansavelmente pela paz e concórdia entre as cidades, e, com igual amor socorreu a Igreja que, com dois Papas sofria divisão, até que Catarina, santamente, movimentou os Céus e a terra, conseguindo assim, banir toda confusão - defendendo com ardor os direitos e a liberdade do Romano Pontífice e promovendo a renovação da vida religiosa.

Através de cartas às autoridades civis e religiosas, embora analfabeta e de frágil constituição física, conseguia mover homens para a reconciliação e paz como um gigante.Morreu no ano de 1380, repetindo: "Se morrer, sabeis que morro de paixão pela Igreja"."
Liturgia
1Jo 1, 5-2,2
Sl 102
Mt 11, 25-30


Orações rezadas na Liturgia do Dia

ANTÍFONA DE ENTRADA
Esta é a virgem sábia e prudente, que, de lâmpada acesa, foi ao encontro de Cristo. Aleluia.ORAÇÃO COLECTADeus de misericórdia infinita, que inflamastes Santa Catarina de Sena no amor divino, chamando-a à contemplação da paixão do Senhor e ao serviço da Igreja, fazei que o vosso povo, associado ao mistério de Cristo, se alegre para sempre na manifestação da sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Recebei, Senhor, o sacrifício da salvação que Vos oferecemos na festa de Santa Catarina e fazei que os ensinamentos da sua vida tornem mais fervorosa a nossa acção de graças a Vós, único Deus verdadeiro. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
ANTÍFONA DA COMUNHÃO cf. 1 Jo 1, 7
Se caminhamos na luz de Deus,estamos em comunhão uns com os outros e o Sangue de Jesus Cristo seu Filhopurifica-nos de todo o pecado. Aleluia.
ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Deus todo-poderoso, o alimento que recebemos nesta mesa celeste e que sustentou Santa Catarina de Sena, até na sua vida temporal, seja para nós penhor de vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Santa Catarina de Sena, rogai por nós!

Sem comentários: