sábado, 30 de agosto de 2008

AMANHÃ É DIA DA “SENHORA DE LOURDES”

FESTA DA “SENHORA DE LOURDES”
NAS LAJES DO PICO
Imagem de Nossa Senhora de Lourdes
venerada nas Lajes do Pico


Igreja Matriz da Vilas das Lajes do Pico


Estão a decorrer, desde o início da semana festejos dedicados à festa maior das Lajes do Pico: a Festa de Nossa Senhora de Lourdes.

A par da Novena e Procissão das velas, realizam-se eventos profanos por toda a Vila que festeja a “festa dos Baleeiros” - pois no meu tempo, vivia-se muito da pesca à baleia, agora proibida. Era o ganha-pão da maior parte dos meus concidadãos.

Sábado e Domingo de Lourdes eram os dias grandes destas festividades, pois começava a “iluminação” com arraial, Filarmónicas a tocar no Cruzeiro e Quermesse. Terminava o novenário, mas continuavam pela noite fora as visitas à Igreja e à Senhora de Lourdes.
No Domingo, havia grande Procissão, com sermão junto aos “botes” e a cerimónia de cada “mestre” passar a corda do seu barco pelos pés de Nossa Senhora a pedir protecção para todos os marinheiros daquele barco. Era muito emocionante, pois naquela pesca artesanal, recordavam-se também os marinheiros mortos nesta faina.

Terminada a Procissão, tinham lugar as “arrematações" , arraial que terminava com um baile na “Filarmónica” – espaço ao ar livre que servia para muita coisa e nesta noite era “sala de baile”, onde íamos acompanhadas pelos nossos pais e nos sentíamos muito felizes...

Hoje, esta Festa é também um ponto de encontro entre os lajenses que, espalhados por todo o mundo vem abraçar-se e recordar…

BOM DOMINGO DE LOUDES PARA VOCÊS, MEUS IRMÃOS!

Sem comentários: