quarta-feira, 20 de agosto de 2008

“Cristo chama adormecidos e não mortos aqueles que partem deste mundo”



(O texto que agora partilho, foi em tempos, para mim, uma grande consolação. É um enxerto das cartas de São Bráulio, bispo de Saragoça que viveu no séc. VII.)



Anime-nos a esperança da ressurreição


“Cristo, esperança de todos os crentes, chama adormecidos e não mortos àqueles que partem deste mundo. Ele disse, de facto “Lázaro, o nosso amigo, dorme”.

Também o apóstolo S. Paulo quer que não nos contristemos pela sorte dos que já adormeceram, pois a fé nos ensina que todos os que acreditam em Cristo, segundo a palavra do Evangelho, não morrerão para sempre; sabemos, na verdade, pela fé, que nem Ele morreu para sempre nem nós morreremos para sempre.
Com efeito, o próprio Senhor, à voz do Arcanjo e ao som da trombeta de Deus, baixará do Céu, e os que nele tiverem morrido n’Ele ressuscitarão.
Anime-nos, portanto, a esperança da ressurreição; os que perdemos neste mundo havemos de os tornar a ver no outro; basta para isso acreditar no Senhor com verdadeira fé, isto é, obedecendo aos seus mandamentos. Ele é omnipotente e, por isso, é mais fácil a Ele despertar os mortos do que a nós acordar os que dormem. É certo que temos esta convicção; mas, por outro lado, subjugados por inexprimível sentimento, deixamo-nos desafogar em lágrimas e a saudade perturba a fé do nosso espírito. Oh como é miserável a condição humana! Sem Cristo, nenhum sentido teria toda a nossa vida.

Oh morte, que divides os que viviam juntos e tão dura e cruelmente separas os que estavam unidos pela amizade! Mas o teu cruel poder está esmagado. O teu domínio foi aniquilado por Aquele que te ameaçou com o brado de Oseias: Ó morte, Eu serei a tua morte. Também nós podemos desafiar-te com as palavras do Apóstolo: Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?

O mesmo Jesus que te venceu a ti nos redimiu a nós, entregando a sua amada vida às mãos dos ímpios, para dos ímpios fazer amigos seus. São certamente numerosos e variados os ensinamentos da divina Escritura que nos podem consolar a todos. Mas basta-nos agora confirmar a nossa esperança na ressurreição e voltar os olhos para a glória do nosso Redentor, no qual, pela fé, nos consideramos já ressuscitados, conforme diz o Apóstolo: Se morremos com Cristo, acreditamos que também com Ele viveremos."
Fica em Paz!

Sem comentários: