sexta-feira, 29 de agosto de 2008

"Felizes os que são perseguidos por amor da justiça"






Hoje a Igreja celebra o Martírio de S. João Baptista



Leituras:

Livro de Jeremias 1,17-19.


Livro de Salmos 71(70),1-2.3-4.5-6.15.17.

Evangelho segundo S. Marcos 6,17-29.

……………………..

Comentário ao Evangelho feito por : Lansperge, o Cartuxo (1489-1539), religioso, teólogo - Sermão para a Degolação de S. João Baptista, Opera Omnia, t.2, p. 514s

"Felizes os que são perseguidos por amor da justiça"
(Mt 5,10)

A morte de Cristo está na origem de uma multidão incontável de crentes. Pelo poder desse mesmo Jesus e graças à sua bondade, a morte preciosa dos seus mártires e dos seus santos fez nascer uma grande multidão de cristãos. Com efeito, nunca a religião cristã pôde ser aniquilada pela perseguição dos tiranos nem pelo assassinato injustificável de inocentes: pelo contrário, sempre tirou disso grande fonte de crescimento.

Temos um exemplo em S. João, que baptizou Cristo e cujo santo martírio hoje festejamos. Herodes, esse rei infiel, quis, por fidelidade ao seu juramento, apagar completamente da memória dos homens a lembrança de João. Ora não só João não foi aniquilado como milhares de homens, inflamados pelo seu exemplo, acolheram a morte com alegria por amor da justiça e da verdade... Que cristão, digno desse nome, não venera hoje João, aquele que baptizou o Senhor? Em toda a parte do mundo, os cristãos celebram a sua memória, todas as gerações o proclamam bem-aventurado e as sua virtudes enchem a Igreja de perfume. João não viveu só para si e não morreu só para si.

(In: Evangelho Quotidiano)

Sem comentários: