quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Dalai Lama de visita a França



Dalai Lama declara que China
«não respeita trégua Olímpica»
Paris - O Dalai Lama afirmou hoje durante a sua visita à França que a China não está a respeitar a «trégua olímpica», continuando a sua repressão no Tibete, segundo relataram vários legisladores presentes no encontro a portas fechadas realizado no senado francês.
«Enquanto transcorrerem os Jogos, a opressão do povo tibetano e a repressão continuarão», afirmou o Dalai Lama quando questionado sobre se, durante a chamada «trégua olímpica», a China tinha suspendido a opressão e as prisões.
O Dalai Lama que foi recebido à porta fechada, num pequeno gabinete do Senado, durante perto de uma hora e meia, por uma trintena de deputados e de senadores, acusou também a China de «uma política de colonização acelerada com um milhão de chineses suplementares que vieram ocupar o Tibete para diluir a população tibetana».
O Dalai Lama chegou segunda-feira à França, para uma visita planeada há mais de dois anos. Em plenos Jogos Olímpicos de Pequim, não figura da agenda do líder espiritual um encontro com o presidente francês Nicolas Sarkozy, que decidiu não ver o chefe espiritual tibetano para não melindrar as relações sino-francesas.
Entretanto, a China pediu hoje à França que não coloque a perder a recente melhoria nas relações bilaterais, em meio à visita realizada ao país europeu pelo líder espiritual tibetano durante a realização dos Jogos Olímpicos de Pequim.
O dirigente budista já visitou a França várias vezes desde 1982. Em 1993 foi recebido pelo então presidente, o socialista François Mitterrand. Segundas fontes oficiais francesas o Dalai Lama será recebido pelo chefe de estado francês em 10 de Dezembro, em Paris.
(In: Jornal Digital)

Sem comentários: