quarta-feira, 27 de agosto de 2008

CONTINUA O MASSACRE DE CRISTÃOS NA ÍNDIA



Santa Sé pede fim do massacre de cristãos na Índia



Violência explodiu dia 23 de Agosto por parte de fundamentalistas hindus.


CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 26 de Agosto de 2008 (ZENIT.org).- A Santa Sé ergueu a voz nesta terça-feira pública e oficialmente através de um comunicado para pedir que cesse a violência contra as comunidades cristãs na Índia, fenómeno crescente desde 23 de Agosto por fundamentalistas hindus.

Em uma nota difundida por sua Sala de Imprensa, «a Santa Sé, expressando solidariedade às Igrejas locais e às congregações religiosas afectadas, condena estes actos que atentam contra a dignidade e a liberdade das pessoas e comprometem a convivência civil pacífica».

Ao mesmo tempo, o Vaticano «faz um apelo a todos que, com sentido de responsabilidade, cesse toda violência e se reconstitua um clima de diálogo e respeito mútuo», afirma o comunicado.

Na manhã desta terça-feira, subiu a pelo menos cinco o número de mortos por causa da violência anti-cristã estourada no estado de Orissa nos últimos três dias.

Entre os mortos, encontra-se uma missionária de 20 anos que trabalhava em um orfanato de uma aldeia do distrito de Bargarh queimado pelos fundamentalistas. Um cristão foi assassinado em sua casa, em Kandhamal, e três foram vítimas dos incêndios de extremistas hindus.

Outra religiosa do Centro Social de Bubaneshwar, irmã Meena, foi violada por grupos de extremistas hindus antes deles atearem fogo no edifício, segundo informou a agência Asianews.it.
Também foram atacadas as irmãs da Madre Teresa de Calcutá, algumas delas foram presas. Um hospital para anciãos, dirigido pelos Missionários da Caridade, foi destruído (pela segunda vez), acrescenta a agência do Pontifício Instituto para as Missões Exteriores."

Sem comentários: