sexta-feira, 15 de agosto de 2008

ASSUNÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA


Missa do dia
ANTÍFONA DE ENTRADA

“Um sinal grandioso apareceu no céu: uma mulher revestida de sol, com a lua debaixo dos pés e uma coroa de estrelas na cabeça”.( Ap 12, 1)

LEITURA I - Ap 11, 19a; 12, 1-6a.10ab

SALMO RESPONSORIAL - Salmo 44 (45), 10.11.12.16 (R. cf. 10b)
À vossa direita, Senhor, a Rainha do Céu,ornada do ouro mais fino.

LEITURA II - 1 Cor 15, 20-27

ALELUIA
Aleluia. Maria foi elevada ao Céu: alegra-se a multidão dos Anjos.

EVANGELHO Lc 1, 39-56
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

"Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direcção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio.Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor».Maria disse então:«A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque pôs os olhos na humildade da sua serva: de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações.O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas: Santo é o seu nome.A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem.Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos.Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes.Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias.Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais,a Abraão e à sua descendência para sempre».Maria ficou junto de Isabel cerca de três meses e depois regressou a sua casa."
Palavra da salvação.
(Ecclesia)

Sem comentários: