VIA-SACRA -
TERCEIRA ESTAÇÃO
Jesus é condenado pelo Sinédrio
P/ Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus
T/ Porque com a vossa Cruz remistes o mundo.
“Os principes dos sacerdotes e todo o Sinédrio procuravam um testemunho contra jesus, para Lhe dar a morte, mas não o encontravam. O Sumo Sacerdote interrogou Jesus: “És Tu o Messias, Filho de Deus Bendito?”. Jesus respondeu: “Sou!”. E todos sentenciaram que era réu de morte.”- Mc 14, 55.60-61.62.64
Meditação
Neste tribunal iníquo tudo é falso. O único que fala a verdade, que é a verdade, vai ser condenado pelo que afirma. Mistério das trevas e da mentira,que querem destruir a Luz e a Verdade. Mas este drama continua nos nossos dias, na vida de muitos homens e mulheres. Contudo, a verdade liberta e é sempre vitoriosa, pelo poder da Ressurreição.
Com desassombro, apesar de saber que O condenariam por dizer a verdade, jesus, com a audácia própria do amor que vai até ao dom de si mesmo, não Se cala, proclama a sua filiação divina, a sua realeza, a sua divindade. E porque diz a verdade, condenam-No.
Julgado réu de morte Aquele que era Santo, Justo e Inocente, condenado à morte Aquele que é a Vida. Todos os condenados inocentes, todas as vítimas de tribunais iníquos e corruptos, encontram em Jesus um companheiro, um Amigo, um Salvador.
Quem dera que aprendêssemos a não condenar ninguém, nem sequer no silêncio do nosso interior, sobretudo se o fazemos injustamente, sem ouvir o réu, sem escutar as suas razões, sem procurar fazer justiça, com a verdade e o amor.
Oração
Jesus, perdão pela tua condenação,
crime da humanidade inteira,
onde a Verdade é tida por blasfema.
Jesus, na tua misericórdia e compaixão,
assite, acompanha, dá força e paz,
a todos os condenados por dizerem a verdade,
a todos os réus condenados injustamente.
Jesus, ajuda-nos e dá-nos audácia,
para não nos calarmos diante da mentira,
da injustiça, da violência e do crime,
para testemunharmos que somos da Verdade,
que amamos a Verdade e damos a vida por ela.
Todos: Pai Nosso...
(Autor: Pe Dário Pedroso, S.J.)
PASSA UM BOM DIA.
Sem comentários:
Enviar um comentário