quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

NOSSA SENHORA DE LOURDES





AS TRADIÇÕES DA SÉ

ERA ASSIM HÁ 50 ANOS


A Igreja Católica comemora hoje, dia 11 de Fevereiro o aparecimento de Nossa Senhora em Lourdes e que é venerada praticamente em todas as ilhas dos Açores.


Na ilha Terceira, Ilha de Jesus Cristo, a mensagem de Lourdes foi divulgada pelos Cónegos da Sé Catedral de S. Salvador de Angra. Foi dedicado a Nossa Senhora de Lourdes um esbelto altar na ala direita onde se pode apreciar a sua bonita imagem bem como a de Bernardete.


Todo o altar era decorosamente ornamentado com inúmeras flores que se estendiam em tapete pelo chão até às grades - oferecidas pelos seus devotos -, parecendo um exuberante jardim. A importância prestada a esta Festa era tão grande, que até o Santíssimo Sacramento era transferido para o referido altar. Eram celebradas várias missas durante o dia.


Há que registar o realce que se dava à imagem da Bernardete a quem a Senhora apareceu em Lourdes e que foi oferecida com muitos sacrifícios dos angrenses.


A festividade de Nossas Senhora de Lourdes era precedida de novenário com pregação rotativa dos cónegos e participada sempre de inúmeros fieis devotos. A Eucaristia da festa era acompanhada pela Capela.


De notar a assistência de fiéis, sempre numerosa em todas estas celebrações .


A presente descrição refere-se à década de 50.

(...)

TEM UM DIA DE PAZ


Sem comentários: