terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

TERÇA-FEIRA DE CARNAVAL

Meditar com João Ávila (1)

"O Carnaval

Esta era uma época marcante, para todos nós, pelas manifestações que, desde a quinta-feira de amigos, até à quarta-feira de Cinzas, tinham lugar nesta avoenga Vila.
Segundo meus irmãos me contaram, na loja da nossa casa, a partir das sete horas da noite, recebiam-se mascarados e grupos carnavalescos.
…Já crescido, com os meus oito ou nove anos, acompanhava meus irmãos, Joaquim e José e meu primo Chico, filho da tia Maricas, irmã da minha mãe, e que todos os dias vinha a casa da tia Elvira. O Joaquim, quando não tinha companhia, vestia uma saia da minha avó, comprida até aos pés, cobria-se com um xaile preto, enfiava no braço um cesto de vimes e lá ia “correr” as casas que recebiam mascarados, disfarçando a voz contava histórias que inventava na ocasião."


(Transcrito do blog “Castelete Sempre)


Não podia deixar “passar” esta nota pelo facto do seu autor ser o meu tio João, irmão mais novo dos sete filhos do meu Avô. É a história que eu também vivi com muita alegria.


Sem comentários: