segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

"EU SOU O PÃO DA VIDA"



PALAVRA: PÃO

Todos nós conhecemos o PÃO e sabemos da sua importância na nossa alimentação. Falta-nos o pão e parece que nos falta tudo.


O PÃO, DOM DE DEUS

No AT o pão simbolizava um dom e sinal de Deus: a abundância de pão era sinal de benção de Deus e a falta de pão era sinal de castigo do pecado. O homem passou a esperá-lo c confiança.


O PÃO DO ALTAR EUCARÍSTICO

A Bíblia descreve celebrações religiosas em que o pão tinha um papel muito importante no culto: * os “pães de proposição” colocados no Templo, que se tornaram o símbolo da comunhão entre Deus e o Povo; * o pão “das primícias” que era oferecido na Festa das Semanas mostrava o reconhecimento do dom divino; * o “pão ázimo” acompanha os sacrifícios e é o alimento do Povo durante a festa da Primavera.

A sua plena realização, é na Eucaristia, onde Jesus na última Ceia se deu ao mundo sob a espécie de pão, para nossa salvação. Jesus disse “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente.” Jesus é o Pão do Altar Eucarístico que alimenta a nossa fome de Deus, porque “...quem comer deste Pão nunca mais terá fome...”. Jesus entra no nosso corpo pecador para nos Cristificar, Ele que é Deus! Jesus Cristo quer a todo o custo mudar a nossa vida, porque não quer perder nenhum de nós.


O PÃO DO ALTAR DA PALAVRA

O Profeta Jeremias dizia que tomava as palavras de Deus como alimento “Quando apareciam as vossas palavras, eu tomava-as como alimento: a vossa palavra era o encanto e a alegria do meu coração...” - Jr 15,16 . O Livro do Deuteronómio diz que “... o homem não vive apenas de pão, mas vive de tudo aquilo que procede da boca de Deus.”- Dt 8, 1-3.

É na Palavra que encontramos consolo para a nossa angústia, solução para o nosso problema. É pela Palavra que adquiro mais conhecimento, discernimento para fazer a melhor escolha, mais fé.A Palavra é sempre nova, diferente todos os dias, adequada a cada hora. Que nunca nos falte este Alimento!

Jesus ensina, a propósito do milagre da multiplicação dos pães, que é a Palavra à qual se deve crer . E é esta Palavra que, encarnada, se oferece em sacrifício na Eucaristia, usando o Pão – Jo 6.


- Este pão que pedimos a Deus cada dia

é a Palavra divina e a Pessoa do Salvador imolado,

que é o verdadeiro pão do céu, o Pão da Vida, vivo e vivificador .



Sem comentários: