segunda-feira, 16 de maio de 2011

A Comunidade precisa dos esclarecimentos de Pedro




Continuamos HOJE a aprender com as primeiras comunidades surgidas do Senhor Ressuscitado: como lidaram com os conflitos!

Eles e nós que também somos parte de uma Comunidade, temos proveniências culturais e geográficas diversas; temperamento, comportamentos por vezes opostos; condições estas que se chocam, que se “agridem” naturalmente, porque somos humanos, frágeis, muito orgulhosos, e ignorantes.


O exemplo de como gerir estes conflitos, vem-nos do Responsável, de Pedro, o escolhido por Jesus para ser o primeiro dentre os primeiros.

Uma das Comunidades de Jerusalém “... os que tinham vindo da circuncisão começaram a discutir com ele...”.


A maior parte das vezes discute-se muito e os nossos catequistas dizem-nos que isso é natural porque ainda somos muito “bebés” e estes choram, gritam e não sabem como fazer, o que fazer ou dizer; por isso tem de haver alguém que os apoie, ensine e esclareça.


Foi o que fez Pedro aos irmãos que como nós gritam e se arrepelam... : ensinou, explicou: “ Pedro começou então a expor-lhes tudo por ordem ...” . E o Espírito Santo desceu sobre eles, porque Pedro exortava-os com palavras de salvação.


Quando ouviram estas palavras,


tranquilizaram-se e deram glória a Deus....


Act 11,1-18.


É também esta, a missão dos Responsáveis das nossas Comunidades.



Sem comentários: