Continuamos HOJE a aprender com as primeiras comunidades surgidas do Senhor Ressuscitado: como lidaram com os conflitos!
Eles e nós que também somos parte de uma Comunidade, temos proveniências culturais e geográficas diversas; temperamento, comportamentos por vezes opostos; condições estas que se chocam, que se “agridem” naturalmente, porque somos humanos, frágeis, muito orgulhosos, e ignorantes.
O exemplo de como gerir estes conflitos, vem-nos do Responsável, de Pedro, o escolhido por Jesus para ser o primeiro dentre os primeiros.
Uma das Comunidades de Jerusalém “... os que tinham vindo da circuncisão começaram a discutir com ele...”.
A maior parte das vezes discute-se muito e os nossos catequistas dizem-nos que isso é natural porque ainda somos muito “bebés” e estes choram, gritam e não sabem como fazer, o que fazer ou dizer; por isso tem de haver alguém que os apoie, ensine e esclareça.
Foi o que fez Pedro aos irmãos que como nós gritam e se arrepelam... : ensinou, explicou: “ Pedro começou então a expor-lhes tudo por ordem ...” . E o Espírito Santo desceu sobre eles, porque Pedro exortava-os com palavras de salvação.
“Quando ouviram estas palavras,
tranquilizaram-se e deram glória a Deus...”.
Act 11,1-18.
É também esta, a missão dos Responsáveis das nossas Comunidades.
Sem comentários:
Enviar um comentário