sexta-feira, 27 de maio de 2011

O primeiro Concílio de Jerusalém



Continuamos a escutar as leituras dos Actos dos Apóstolos que nos apresentam, mais um conflito numa nova comunidade. É que as comunidades de cristãos são compostas de cristãos, mas todos nós somos de várias proveniências culturais, sociais, geográficas e até religiosas.

Cristãos vindos do paganismo ou de outras religiões, como refere a Leitura - Act 15,22-31 – naturalmente têm dificuldades de adaptação. Olhem para nós, gente “evoluída e civilizada” as dificuldades que temos em conviver e sermos um só coração e uma só alma, como quer Jesus que sejamos …

Alguns querem continuar nas suas tradições, costumes e têm dificuldade na mudança, em se desapegarem do homem velho e partir para uma nova realidade espiritual: a de Jesus Ressuscitado, luz das nações, que se deu na Cruz para termos Vida Eterna.


Como sempre o exemplo vem dos Apóstolos: como o problema tomou grandes proporções houve a necessidade de reunir os Apóstolos e os anciãos para estudarem e resolverem o que tanto preocupava os irmãos daquela comunidade. Foi o primeiro Concílio da História, em Jerusalém.


Decidiu-se então que os cristãos teriam de abrir-se ao Evangelho e seguir Jesus e deixar as “práticas simbólicas” usadas até então. O que nos marca como cristãos, filhos de Deus e membros da Igreja, é o Baptismo no Espírito Santo.

Sem comentários: