Temos vindo a “assistir” em todo o tempo desta cinquentena Pascal, ao ensinamento dos Apóstolos sobre a “construção” da sua Comunidade, baseados nos ensinamentos de Jesus.
Domingo passado escutámos como a primeira comunidade cristã resolveu o seu 1º conflito, advindo daí, como consequência, a instituição do Diaconado.
Hoje, continuando com a leitura dos Actos dos Apóstolos, faz-nos presente o trabalho dos evangelizadores peregrinando pelas cidades a anunciar a Boa Notícia e criando novas Comunidades, exortando-as a crerem no Evangelho e a continuarem firmes na fé, apesar das perseguições, pois diziam: “temos de sofrer muitas tribulações para entrarmos no reino de Deus.” - Act 14, 19-28.
Seguia-se então as orações e jejuns e, impondo as mãos, procediam à ordenação de anciãos-presbíteros a quem era entregue a comunidade nascente. E muitas eram as conversões.
O texto refere ainda que, quando os evangelizadores se reuniam para as orações, a fracção do pão e a partilha entre os irmãos, contavam uns aos outros as maravilhas que o Senhor fizera durante o seu ministério. Esta partilha de vivências acontece também na nossa Comunidade e isso é um motivo de imensa alegria por constatarmos que o Senhor actua, está connosco, como Ele prometeu após a Sua Ressurreição e um estímulo para continuarmos nesta iniciação cristã, conduzida pelo Espírito Santo.
Sem comentários:
Enviar um comentário