sábado, 21 de junho de 2008

A EUCARISTIA. DOM DE DEUS PARA A VIDA DO MUNDO

O MISTÉRIO DA EUCARISTIA

“Secretário de João Paulo II fala sobre mistério da Eucaristia
Cardeal Dziwisz no Congresso Eucarístico Internacional em Québec

QUÉBEC, quinta-feira, 19 de Junho de 2008 (ZENIT.org).


- Não permaneçam à beira do mistério da Eucaristia, mas mergulhem profundamente nele, pediu o secretário de João Paulo II, actual arcebispo de Cracóvia, aos participantes do Congresso Eucarístico Internacional.
O cardeal Stanislaw Dziwisz expôs seu convite em uma homilia pronunciada no segundo dia do evento, que se celebra em Québec, Canadá, até o próximo domingo.

Cerca de 11 mil peregrinos, 50 cardeais e mais de 100 bispos se reuniram para reflectir sobre o tema «A Eucaristia. Dom de Deus para a Vida do Mundo».
«A Eucaristia não é só um memorial do mistério pascal no sentido de uma comemoração e de fazer presente o Senhor --disse o cardeal Dziwisz. A Eucaristia é também um memorial que coloca o fiel perante a questão de seu próprio “Eu rememoro, eu recordo”, um memorial que coloca a comunidade da Igreja diante da questão:
Que significa o que “eu rememoro, eu recordo”?».
Significa “eu estou presente” no mistério pascal, “me deixo introduzir em uma dimensão do mundo na qual Deus salva a caca homem e a toda a humanidade”, explicou o cardeal.
E acrescentou: «Com a graça da fé [...] subo ao Calvário para ver, para contemplar o único Cordeiro Pascal, deixo a Galileia dos milagres, a Samaria das perguntas sobre a água da vida e a Jerusalém dos debates com os fariseus, deixo o Mar da Galileia - o lago de pesca abundante e escassa, o lago da tempestade e da calma - e chego ao Gólgota, e estou ali, no centro do mistério da salvação.
«"Eu rememoro, eu recordo, de um modo Eucarístico” significa que não estou em qualquer lugar, mas no centro da Igreja, no coração do homem e no coração do próprio Deus».
«"Eu recordo” significa que eu também faço presente este mistério aqui, onde estou», acrescentou.
«O homem que pisou uma vez no Gólgota --disse o cardeal Dziwisz-- com o dom da graça da fé, sempre leva em seu coração a marca do sacrifício pascal. “Eu recordo de um modo Eucarístico” significa que tenho uma imagem e um testemunho vivos da morte e ressurreição de nosso Senhor».
«Ficar à beira do oceano significa dizer que não há nada de novo além do horizonte…
«Se para nós a morte e ressurreição de Jesus Cristo é a Pascoa da Nova Aliança, e a Eucaristia é o memorial e a presença, é difícil falar do dom libertador da Eucaristia se esta não é comida - disse o cardeal Dziwisz. Nem o Corpo nem o Sangue do Senhor serão nunca um dom para nós ou para o mundo se não são comidos com dignidade».”

Sem comentários: