sexta-feira, 13 de junho de 2008

LITURGIA DA FESTA DE SANTO ANTÓNIO


Santo António
presbítero e doutor da Igreja


ANTÍFONA DE ENTRADA Sir 15, 5

O Senhor deu-lhe a palavra no meio da assembleia, encheu-o com o espírito de sabedoria e inteligência e revestiu-o com um manto de glória.

LEITURA I Sir 39, 8-14 (gr. 6-11)
«Derramará, como chuva, as suas palavras de sabedoria»

SALMO RESPONSORIAL Salmo 18 B (19 B), 8.9.10.11 (R. 10b)

Refrão: Os juízos do Senhor são verdadeiros e rectos.

ALELUIA Mt 5, 16

Brilhe a vossa luz diante dos homens,para que, vendo as vossas boas obras,glorifiquem o vosso Pai que está nos Céus. Refrão

EVANGELHO Mt 5, 13-19

«Vós sois o sal da terra. Vós sois a luz do mundo»


“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Vós sois o sal da terra. Mas se ele perder a força, com que há-de salgar-se? Não serve para nada, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens.

Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem se acende uma lâmpada para a colocar debaixo do alqueire, mas sobre o candelabro, onde brilha para todos os que estão em casa. Assim deve brilhar a vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai que está nos Céus.

Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim revogar, mas completar. Em verdade vos digo: Antes que passem o céu e a terra, não passará da Lei a mais pequena letra ou o mais pequeno sinal, sem que tudo se cumpra. Portanto, se alguém transgredir um só destes mandamentos, por mais pequenos que sejam, e ensinar assim aos homens, será o menor no reino dos Céus. Mas aquele que os praticar e ensinar será grande no reino dos Céus».

Palavra da salvação.

Sem comentários: