sexta-feira, 13 de junho de 2008

SANTO ANTÓNIO DE LISBOA

UMA VIDA DEDICADA A DEUS



"São poucas as informações sobre o santo. Santo António nasceu em Lisboa, em 1195 e faleceu numa sexta-feira, 13 de Junho de 1231. Assim como S. Francisco de Assis, era o primogénito de uma família nobre, poderosa e rica. Foi baptizado com o nome de Fernando e bem cedo demonstrou a sua devoção a Deus.

Amava intensamente a oração. Graças aos cónegos regrantes de Santo Agostinho, Fernando teve boa formação intelectual e tornou-se um dos pregadores mais culto da Europa e dos primeiros anos do século XII. Ali estudou filosofia e teologia e foi ordenado sacerdote aos 25 anos de idade.
Certo dia, alguns franciscanos bateram à porta do mosteiro, onde Fernando se encontrava, para pedir esmola. Fernando aproveitou para partilhar com eles a decisão que queria tomar e ingressou no movimento dos frades franciscanos. Como sinal de vida radicalmente renovada mudou seu nome; em vez de Fernando, passou a chamar-se frei António.

Viajando para a África, seu navio foi levado pelos ventos contrários e vai parar nas longínquas terras de Sicília (Itália). Doente e com grande sofrimento interior, foi levado para Assis, onde se encontra com S. Francisco no dia de Pentecostes de 1221. Com o passar dos dias António sente a existência de graves abusos na Igreja, mistura do sagrado com o profano, decadência moral e indiferença religiosa.

António dá sua contribuição para a elevação e a purificação dos cristãos. Em 1226, S. Francisco de Assis se materializa em Arles, durante uma pregação de S. António, para abençoar a acção apostólica de seu filho predilecto.

António gozava de grande prestígio devido à sua santidade, pelo dom dos milagres que acompanhava as suas acções e pelo fascínio que irradiava às pessoas. Certa vez, mandou um recém-nascido falar, para que confirmasse publicamente a inocência de sua mãe, acusada injustamente pelo marido. Outra vez, curou milagrosamente uma mulher cujo marido, num ímpeto furioso de ciúme, tinha ferido de morte.

Uma tarde, o conde Tiso dirigiu-se ao quarto do amigo António. Ao chegar nas proximidades da porta, viu sair daquela brecha um intenso esplendor. Temendo que fosse um incêndio, empurrou delicadamente a porta e ficou imóvel diante de uma cena prodigiosa: António segurava nos seus braços o Menino Jesus! A seu pedido, só depois da morte do Santo Tiso deu a conhecer tudo o que tinha visto naquele dia.

Santo António faleceu numa sexta-feira, 13 de Junho de 1231, ao meio dia. Antes de falecer, pediu que fosse levado a Pádua. A carroça, doada por um agricultor, iniciou lentamente a viagem. Numa cela preparada para ele, já com os olhos luminosos, o Santo olhava fixamente para o alto.

“O que você vê?”-perguntou frei Lucas. “Vejo o meu Senhor”, murmurou o moribundo para, uma breve agonia, realizar uma serena passagem. Assim, aos 36 anos de idade, deixou este mundo um dos maiores apóstolos de Jesus Cristo."


Oração a Santo António por uma pessoa enferma


“Ó querido Santo António, que sempre ajudaste os que a ti recorrem com confiança,

peço-te com fervor por uma pessoa doente a quem quero muito.

Suplico-te que obtenhas o dom da sua cura

ou, pelo menos, que sejam aliviados os seus sofrimentos,

e ela tenha a força de oferecê-los a Deus em união com a paixão de Cristo.

Tu, que na tua vida terrena foste amigo dos que sofrem

e te prodigalizaste em favor deles através da caridade e do teu dom dos milagres,

fica a nosso lado com tua protecção,

consola o nosso coração,

e faze que nossos sofrimentos físicos e morais

sejam fonte de merecimento para a vida eterna.”


Amém.

Sem comentários: