NASCIMENTO DE S. JOÃO BAPTISTA
"E tu, menino,serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás à frente do Senhor,
para preparar-lhe os caminhos..."
Nota História
"João Baptista é o único santo, com a Virgem Maria, de quem a Liturgia celebra o nascimento para a terra. Isso deve-se certamente, à missão única, que, na História da Salvação, foi confiada a este homem, santificado, no seio de sua mãe, pela presença do Salvador, que mais tarde, dele fará um belo elogio (Lc. 7, 28).Anel de ligação entre a Antiga e a Nova Aliança, João foi acima de tudo, o enviado de Deus, uma testemunha fiel da Luz, aquele que anunciou Cristo e o apresentou ao mundo. Profeta por excelência, a ponto de não ser senão uma «Voz» de Deus, ele é o Precursor imediato de Cristo: vai à Sua frente, apontando, com a sua palavra e com o exemplo da sua vida, as condições necessários para se conseguir a Salvação.A Solenidade do Precursor é um convite para que conheçamos a Cristo, Sol que nos vem visitar na Eucaristia, e dêmos testemunho d’Ele, com o ardor, o desinteresse e a generosidade de João Baptista.
MISSA DO DIA
ANTÍFONA DE ENTRADA Jo 1, 6-7; Lc 1, 17
Apareceu um homem enviado por Deus,que tinha o nome de João. Ele veio para dar testemunho da luz e preparar o povo para a vinda do Senhor.
LEITURA I Is 49, 1-6
LEITURA I Is 49, 1-6
«Farei de ti a luz das nações»
SALMO RESPONSORIAL Salmo 138 (139), 1-3.13-14ab.14c-15 (R. 14a)
SALMO RESPONSORIAL Salmo 138 (139), 1-3.13-14ab.14c-15 (R. 14a)
Refrão: Eu Vos dou graças, Senhor,porque maravilhosamente me criastes.
LEITURA II Actos 13, 22-26
LEITURA II Actos 13, 22-26
«João tinha proclamado, antes da vinda de Cristo...»
ALELUIA cf. Lc 1, 76
ALELUIA cf. Lc 1, 76
Refrão: Aleluia. Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo,irás à frente do Senhor a preparar os seus caminhos.
EVANGELHO Lc 1, 57-66.80
«O seu nome é João»
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo,chegou a altura de Isabel ser mãe e deu à luz um filho.Os seus vizinhos e parentes souberam que o Senhor lhe tinha feito tão grande benefício e congratularam-se com ela.Oito dias depois, vieram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome do pai, Zacarias. Mas a mãe interveio e disse:«Não, Ele vai chamar-se João». Disseram-lhe: «Não há ninguém da tua família que tenha esse nome». Perguntaram então ao pai, por meio de sinais, como queria que o menino se chamasse. O pai pediu uma tábua e escreveu: «O seu nome é João». Todos ficaram admirados. Imediatamente se lhe abriu a boca e se lhe soltou a línguae começou a falar, bendizendo a Deus.Todos os vizinhos se encheram de temor e por toda a região montanhosa da Judeia se divulgaram estes factos. Quantos os ouviam contar guardavam-nos em seu coração e diziam: «Quem virá a ser este menino?». Na verdade, a mão do Senhor estava com ele. O menino ia crescendo e o seu espírito fortalecia-se. E foi habitar no deserto até ao dia em que se manifestou a Israel.”
(Secretariado Nacional de Liturgia)
Sem comentários:
Enviar um comentário