quinta-feira, 30 de abril de 2009

Los cantos en la Eucaristía


“El que canta, ora dos veces”


Maria Benedi


CAMINEO.INFO.- Me he decidido a escribir este pequeño trabajo, puesto que muchas veces, la diferencia entre una eucaristía que llega al corazón y otra aburrida, pueden darla los cantos, tanto por su ausencia como por ser inadecuados o excesivos. Mi experiencia en este campo, me ha demostrado que una eucaristía con la liturgia bien cuidada, en comunión con unos cantos elegidos en base a las normas y tiempos litúrgicos, son lo que marcan la diferencia.

Para empezar, es necesario citar algunas ideas sobre Música Sacra. “Como parte integrante de la liturgia solemne, la música sagrada tiende a su mismo fin, el cual consiste en la gloria de Dios yla santificación y edificación de los fieles”.
“La música sagrada debe tener en grado eminente las cualidades propias de la liturgia, a saber: la santidad y la bondad de las formas, de donde nace espontáneo otro carácter suyo: la universalidad. Debe de ser santa, y, por lo tanto, excluir todo lo profano y no solo en si misma, sino en el modo con que la interpretan los mismos cantantes” (Motu Propio “Tra le Sollecitudini” de San Pío X, Título I, Art. 1º y 2º).
“El pueblo de espectador debe de pasar a parte activa en el canto litúrgico” (Carta Apostólica “Divini Sanctittaem” de Pío XI, sobre la Música Sagrada) Según esas notas, extraemos algunas conclusiones:

· Los cantos en las eucaristías, no son un accesorio, son parte integrante de ella.

· Como parte integrante, están sujetos a las normas litúrgicas.

· Los cantos deben de estar compuestos como único fin para ser ejecutados en las eucaristías o muestras de culto religioso. Puesto que como indicaba San Agustín “El que canta, ora dos veces”

· Dichos cantos, deben conseguir que la Asamblea, sea parte integrante de la celebración, puesto que aunque el Sacerdote es cabeza visible, concelebra con la Asamblea, cada uno en su papel."

(camineo.info/news)

ALCAFACHE



TERMAS DE ALCAFACHE


"As Termas de Alcafache são uma tranquila e aprazível estância de tratamento, lazer e repouso, com um clima ameno e ficam bem no centro da Beira Alta, no belo cenário do vale do rio Dão.

A funcionar desde 1962, o balneário das Termas Sulfurosas de Alcafache tem sofrido um constante processo de crescimento e de melhorias, procurando sempre oferecer uma maior qualidade e conforto aos nossos milhares de clientes. Apostamos sempre na inovação dos nossos tratamentos, mas a preços muito mais convidativos.

As Termas de Alcafache são um pequeno paraíso protegido da poluição e do stress das cidades num ambiente 100% ecológico onde nos mais de 5.000 m2, o corpo e o espírito aqui repousam e recuperam a forma na sombra tranquila dos extensos pinhais que embelezam esta jóia Termal do concelho de Viseu.

Em complemento às actividades regulares, as Termas de Alcafache em colaboração com a Região de Turismo Dão-Lafões organizam um extenso conjunto de animações culturais que inclui grupos de folclore etnográficos de danças e cantares, além de concertos de música (jazz, pop, brasileira, etc) por iniciativa da Sociedade das Termas de Alcafache.

As Termas de Alcafache tem diversos tratamentos. No entanto é particularmente especializada nestas áreas terapeuticas:

Doenças reumatológicas

Pneumológicas

Músculo-esqueléticas

Manutenção do bem-estar geral


Para mais indicações sobre as Termas de Alcafache consulte o Site destas termas "

www.termasdealcafache.pt


O Rio Dão e o Balneário à direita

Praia fluvial

HOJE O DIA ESTÁ CINZENTO, MAS CALMO


quarta-feira, 29 de abril de 2009

EM VIAGEM MAIS PARA NORTE


PELO DISTRITO DE VISEU




Continuamos viajem, mais para norte, agora para o distrito de Viseu, para um lugar paradisíaco de natureza rústica: o rio Dão a cantar por entre enormes pedregulhos, denso arvoredo com os passarinhos a chilrear... tudo muito quieto, quase parado!




Chegámos a Alcafache!


UM BOM DIA PARA TI!


PÁRA PARA PENSAR!




SEMANA III DO TEMPO PASCAL


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo
segubdo, Mateus - 11, 25-27


"Em certo momento, Jesus exclamou: "Agradeço-te, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque mostraste aos simples as coisas que tinhas escondido aos sábios e entendidos. Sim, Pai, agradeço-te, por ter sido essa a tua vontade. Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai, e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser dar a conhecer."


* Colocar nas mãos de Jesus tudo aquilo que me preocupa e sinto como um “fardo” na minha vida.
* Deixar-me fazer a experiência da entrega total e confiada no Seu Amor que conforta e dá sentido, mesmo aquilo que é duro e difícil… Pedir-Lhe que me ensine a ser manso e humilde de coração.

(De Macau)

terça-feira, 28 de abril de 2009

PELO MUNDO




200 sacerdotes del camino neocatecumenal,

acompañan a los afectados en Abruzzo





CAMINEO.INFO.- Abruzos/ITALIA.- A la región de Abruzos han llegado en los últimos días unos 200 sacerdotes del Camino Neocatecumenal. En grupos de dos y por turnos de tres días, Han traído una palabra de consuelo y ha proclamado el Evangelio a muchas personas refugiadas en los campamentos.

.................


Igreja apresenta-se na rede social My Space


A 46ª Semana das Vocações quer chegar aos jovens através das linguagens que lhes são mais próximas

“Olá. Sou o Rui, tenho 29 anos, cabelo castanho, olhos escuros e um pé esquerdo que é uma autêntica bomba. Mas quem me conhece sabe que o que me define é uma autêntica paixão pela vida. Gosto mesmo de viver. E é nessa vida de todos os dias que procuro manifestar esta felicidade que é para todos. Acredito que a mensagem de Cristo pode e deve ser transmitida em todas as situações. Sou o Pe. Rui e gosto de ser quem sou”.

Esta é uma das mensagens que a Semana das Vocações apresenta a partir da página que tem na rede social My Space. O convite é para descobrir um mundo que já se pensa conhecer, agora ao ritmo das novas tecnologias. A 46ª Semana das Vocações que começou este Domingo, dia 26, quer chegar aos jovens através das linguagens que lhes são mais próximas, convivendo nos locais onde actualmente os jovens socializam.

“Abrir as mentes em relação à Igreja e em relação à vocação”, traduz à Agência ECCLESIA, o Pe. Jorge Madureira, secretário da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios sobre a opção tomada de ir ao encontro dos jovens numa “rede partilhada por muitos”.

Esta poderá ser uma via para “possibilitar uma abertura que muitas vezes se sente que não existe porque as pessoas estão modeladas por uma cultura e para uma mentalidade que os alheia destas questões. Isso empobrece quem se isola”, lamenta. Esta opção é “intencionalmente” dirigida a jovens, nos locais onde a vida “das gerações mais jovens decorre”.

O uso das novas tecnologias em nada diminuiu o discurso consciente de situar a vocação dentro de uma caminhada profunda de vida. “O portal não traduz uma proposta facilitista”. O Pe. Jorge Madureira indica testemunhos genuínos da vocação da Igreja nas suas várias expressões. “Com esta opção, abrimos um outro canal que não está suficientemente aberto, mas que possibilita o encontro inesperado”. São interrogações colocadas aos jovens vindas de onde menos se espera.

O sacerdote afirma ser central perceber que a “normalidade de Deus está presente na nossa vida”.

“Tem-se uma ideia de que as pessoas que servem a Igreja são pessoas de outro planeta, mas não”. O que as configura é a “experiência de Deus, que provoca impacto e as leva a assumir, com radicalidade, a doação da sua vida aos outros”.

A partir da página do My Space é também possível fazer o download de orações para o Ipod. Deixará de ser invulgar, em vez de músicas auscultarem-se orações nos transportes públicos. “Acredito que muitas pessoas usam o seu percurso nos transportes para um momento de contemplação, apesar da dispersão e da azáfama da vida diária. Poderá ser um momento de intimidade com Deus”.

O Pe. Jorge Madureira afirma que esta 46ª Semana traduz o percurso que a Igreja tem feito “ao longo da sua história” para chegar junto dos jovens e apresentar a inquietação da vocação. “Não se trata de uma resposta à crise vocacional que se fala”, mas um ir ao encontro dos jovens, inclusive “dos que estão fora dos circuitos habituais da Igreja”.

A Igreja sempre teve uma pastoral vocacional. A linguagem é adequada ao contexto actual, mantendo-se os “elementos estruturantes” que constam do guião para esta semana. Este suporte apresenta as mensagens de Bento XVI e de D. António Francisco dos Santos, Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, para a 46ª Semana. São documentos “que propõem uma reflexão”.

O portal apresenta ainda as dinâmicas locais que ao longo desta semana vão acontecer por todo o país. São “elementos estruturantes” que estão nas bases e que “promovem a verdadeira pastoral vocacional que é a oração”. Em cada diocese “há respostas a dar às vocações e quem sente essa inquietação vocacional pode procurar, perto de si, o acompanhamento que precisa”.

Propostas diocesanas e a ponte virtual no My Space quer também desmistificar “ideias feitas que alimentam os preconceitos, mas que são distantes da realidade vocacional”. Em resposta a esta distorção e auscultando a inquietação de muitos jovens, alguns seminários e congregações religiosas abrem, durante esta semana, as suas portas para uma vivência conjunta entre consagrados, sacerdotes e jovens.

Mais informãções em www.myspace.com/vocacoes

(Ag Ecclesia)
…………….



Bento XVI recebe príncipe Charles e sua esposa Camila Parker



Santo Padre com o príncipe Charles da Inglaterra e a duquesa de Cornualha

O Papa Bento XVI recebeu em audiência, nesta segunda-feira, 27, no Vaticano, o Príncipe Charles da Inglaterra e sua esposa, Camila Parker-Bowles, duquesa de Cornualha.

Em seguida, o príncipe e a duquesa foram recebidos pelo cardeal-secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, e pelo Secretário das Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti.

Esta é a segunda vez que o príncipe Charles visita o Vaticano. A primeira ocorreu em 1985, quando foi recebido pelo Papa João Paulo II, acompanhado, então, pela princesa Diana.

De acordo com o comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, "a conversa cordial permitiu a troca de idéias sobre alguns temas de interesse comum, como a promoção humana, o desenvolvimento dos povos, a defesa do meio ambiente e a importância do diálogo intercultural e inter-religioso, em vista da promoção da paz e da justiça no mundo".

(cancaonova)

segunda-feira, 27 de abril de 2009

BIOGRAFIA DE KIKO ARGUELLO



Kiko Argüello, Camino Neocatecumenal:

40 años de apostolado.



SINOPSIS:


Cerca de 600.000 católicos en España, en su mayoría jóvenes, buscan un compromiso mayor con el Evangelio a través de medio centenar de movimientos, asociaciones religiosas y corrientes de espiritualidad de nuevo cuño, impulsados a la luz renovadora del Concilio Vaticano II: Legionarios de Cristo, Regnum Christi, Movimiento Focolar, Renovación Carismática, Opus Dei, Comunión y Liberación, Adoración Nocturna… De todos ellos, más de la mitad lo hacen a través del Camino Neocatecumenal, una realidad eclesial muy querida y apoyada desde Roma por el Papa Juan Pablo II, y en España por el cardenal Rouco Varela, presidente de la Conferencia Episcopal, e iniciada a finales de los años 60 por dos seglares españoles: Kiko Argüello y Carmen Hernández.

2008 ha sido un año decisivo para el Camino Neocatecumenal. El 13 de junio, el cardenal Satnislaw Rylko, presidente del Pontificio Consejo para los Laicos, en nombre de Benedicto XVI, entregó a los iniciadores del Camino el documento de aprobación definitiva de sus Estatutos, seis años después de que Juan Pablo II les diera el visto bueno ad experimentum. Se cumplían, además, 40 años desde que Kiko y Carmen catequizaran la primera comunidad romana en la parroquia de los Santos Mártires Canadienses. El 10 de enero de 2009, Benedicto XVI presidió en la Basílica de San Pedro la celebración solemne de ambos acontecimientos. Y ese mismo día el Papa envió en misión evangelizadora a distintos países del mundo a más de 200 familias neocatecumenales.

Pero, ¿qué hay detrás del Camino Neocatecumenal? ¿Cómo se financia? ¿Cómo se inician los “kikos”? ¿Qué prácticas realizan?... Virginia Drake trata de dar respuesta a éstas y otras muchas preguntas en este libro. Para ello, se ha integrado durante algo más de un año en una de sus comunidades; ha vivido en primera persona ese proceso calificado de maduración cristiana, compartiendo con ellos misas, anuncios, convivencias y celebraciones Penitenciales. Fruto de esa experiencia son estas páginas valientes, sinceras y cargadas de honradez, que configuran un trabajo de investigación, apasionante y riguroso, trufado de entrevistas y de largas conversaciones mantenidas con sacerdotes, responsables, catequistas y seguidores del Camino Neocatecumenal.


CAMINEO.INFO.

COIMBRA, MENINA E MOÇA...



UM DIA EM COIMBRA...


Largo da Portagem

Descendo a Ladeira do Baptista, passámos pelo Parque e chegámos ao Largo da Portagem, onde tomámos o pequeno-almoço.


Rua Ferreira Borges


Entrámos no coração da cidade, Rua Ferreira Borges com o seu comércio multifacetado, pastelarias e cafés repletos de muitos turistas e estudantes usando as capas negras a vender recordações para a Queima que ocorre esta semana.





Igreja de Santa Cruz

Visitámos a velhinha Igreja de Santa Cruz “feita de pedra morena, onde a ela vão rezar dois olhos que me dão pena...”



Praça Oito de Maio
Embrenhei-me pela “baixinha”, a lembrar os tempos idos...



Ao final do dia fomos lanchar à “Casa de Chá dos Cinco” com os nossos Amigos.




FOI UM DIA MUITO BOM!

domingo, 26 de abril de 2009

Nuno Álvares Pereira já está no álbum dos Santos


O português foi canonizado esta manhã no Vaticano
juntamente com quatro italianos

Com a Praça de S. Pedro no Vaticano completamente cheia foram canonizados esta manhã (26 de Abril) Arcangelo Tadini, Bernardo Tolomei, Gertrude (Caterina) Comensoli, Caterina Volpicelli e Nuno Santa Maria.

Depois da apresentação de uma breve biografia dos novos santos pelo Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, D. Angelo Amato, acompanhado pelos postuladores das causas, pediu que os cinco beatos sejam inscritos no “álbum dos Santos” e “como tal sejam invocados por todos os cristãos”. Após a ladainha, Bento XVI canonizou os cinco beatos.

Na fórmula de canonização, o Papa disse: “declaramos e definimos como Santos os Beatos Arcangelo Tadini, Bernardo Tolomei, Nuno de Santa Maria Álvares Pereira, Geltrude Comensoli e Caterina Volpicelli, e inscrevemo-los no Álbum dos Santos e estabelecemos que em toda a Igreja eles sejam devotamente honrados entre os Santos”.



(Ag. Ecclesia)

HOJE É O DIA DO SENHOR



III DOMINGO DA PÁSCOA


Antífona da entrada: Aclamai a Deus, toda a terra, cantai a glória de seu nome, rendei-lhe glória e louvor, aleluia! (Sl 65,1s)

Oração do dia

Ó Deus, que o vosso povo sempre exulte pela sua renovação espiritual, para que, tendo recuperado agora com alegria a condição de filhos de Deus, espere com plena confiança o dia da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Actos 3,13-15.17-19)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.
13 O Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó, o Deus de nossos pais glorificou seu servo Jesus, que vós entregastes e negastes perante Pilatos, quando este resolvera soltá-lo.
14 Mas vós renegastes o Santo e o Justo e pedistes que se vos desse um homicida.
15 Matastes o Príncipe da vida, mas Deus o ressuscitou dentre os mortos: disso nós somos testemunhas.
17 Agora, irmãos, sei que o fizestes por ignorância, como também os vossos chefes.
18 Deus, porém, assim cumpriu o que já antes anunciara pela boca de todos os profetas: que o seu Cristo devia padecer.
19 Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos para serem apagados os vossos pecados.

Palavra do Senhor.

Salmo responsorial 4

Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!

Quando eu chamo, respondei-me, ó meu Deus, minha justiça!
Vós que soubestes aliviar-me nos momentos de aflição,
atendei-me por piedade e escutai minha oração!

Compreendei que nosso Deus faz maravilhas por seu servo
e que o Senhor me ouvirá quando lhe faço a minha prece!

Muitos há que se perguntam: “Quem nos dá felicidade?”
Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!

Eu tranquilo vou deitar-me e na paz logo adormeço,
pois só vós, ó Senhor Deus, dais segurança à minha vida!

Leitura (1 João 2,1-5)

Leitura da primeira carta de são João.
1 Filhinhos meus, isto vos escrevo para que não pequeis. Mas, se alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.
2 Ele é a expiação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
3 Eis como sabemos que o conhecemos: se guardamos os seus mandamentos.
4 Aquele que diz conhecê-lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele.
5 Aquele, porém, que guarda a sua palavra, nele o amor de Deus é verdadeiramente perfeito. É assim que conhecemos se estamos nele.

Palavra do Senhor.

Evangelho (Lucas 24,35-48)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Senhor Jesus, revelai-nos o sentido da Escritura, fazei o nosso coração arder quando nos falardes (Lc 24,32).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
35 Os dois discípulos, por sua parte, contaram o que lhes havia acontecido no caminho e como o tinham reconhecido ao partir o pão.
36 Enquanto ainda falavam dessas coisas, Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: A paz esteja convosco!
37 Perturbados e espantados, pensaram estar vendo um espírito.
38 Mas ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que essas dúvidas nos vossos corações?
39 Vede minhas mãos e meus pés, sou eu mesmo; apalpai e vede: um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que tenho.
40 E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés.
41 Mas, vacilando eles ainda e estando transportados de alegria, perguntou: Tendes aqui alguma coisa para comer?
42 Então ofereceram-lhe um pedaço de peixe assado.
43 Ele tomou e comeu à vista deles.
44 Depois lhes disse: Isto é o que vos dizia quando ainda estava convosco: era necessário que se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos profetas e nos Salmos.
45 Abriu-lhes então o espírito, para que compreendessem as Escrituras, dizendo:
46 Assim é que está escrito, e assim era necessário que Cristo padecesse, mas que ressurgisse dos mortos ao terceiro dia.
47 E que em seu nome se pregasse a penitência e a remissão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.
48 Vós sois as testemunhas de tudo isso.


Palavra da Salvação.


Comentário ao Evangelho

Após o encontro do túmulo vazio pelas mulheres, Lucas narra as aparições do ressuscitado aos discípulos de Emaús, e, agora, aos onze apóstolos e companheiros. Este texto, exclusivo de Lucas, tem um sentido catequético. As comunidades de cristãos de origem judaica devem reler as escrituras sob a ótica da ressurreição, para perceberem a plenitude da vida de Jesus e o distinguirem do tradicional messias glorioso esperado por Israel. O núcleo da narrativa é a comunicação da paz, a afi rmação da realidade corpórea do ressuscitado e o testemunho missionário. As comunidades de discípulos devem viver na paz, conscientes da presença de Jesus. A paz é aspiração de todos os povos e religiões. Quem faz a guerra contra a paz são os poderosos, para conquistar mais riqueza e poder. A paz só pode ser encontrada em Jesus, que tem a vida eterna e a comunica a todos. A vida eterna, ultrapassada a condição temporal, como ressuscitados, envolve a totalidade da pessoa, corpo e alma, e não como um espírito desencarnado. O ressuscitado não é um espírito. Apresentando-se em "carne e osso", identifi ca-se com o próprio Jesus de Nazaré. É o Jesus que partilhou o pão com o povo, que trouxe paz a todos e que continua presente na comunidade. Agora, os discípulos devem testemunhar a todas as nações a conversão à justiça para a remoção dos pecados (primeira leitura). A conversão à prática da justiça leva à construção de um mundo de paz, liberto do pecado, assumido por Deus. A conversão à justiça é a prática do mandamento do amor (segunda leitura). E pelo amor se entra em comunhão com Deus em sua vida eterna. (O comentário litúrgico é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)

Sobre as oferendas

Acolhei, ó Deus, as oferendas da vossa Igreja em festa. Vós, que sois a causa de tão grande júbilo, concedei-lhe também a eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!
Antífona da comunhão: Era preciso que Cristo padecesse e ao terceiro dia ressurgisse dos mortos; e que em seu nome fosse pregado a todas as nações o arrependimento para o perdão dos pecados, aleluia! (Lc 24,46s)

Depois da comunhão

Ó Deus, olhai com bondade o vosso povo e concedei aos que renovastes pelos vossos sacramentos a graça de chegar um dia à glória da ressurreição da carne. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

(DomTotal)

sábado, 25 de abril de 2009

EM VIAGEM - 1


HOJE


Deixamos a Cova da Iria, rumo à cidade dos “doutores”, Coimbra.



Cidade de Coimbra

É esta a minha querida Coimbra, testemunha do começo de uma etapa muito importante da minha vida: vida de estudante, início de carreira, o meu casamento, é a primeira casa, o carro, o meu filho...




É a Coimbra que tem sempre encantos escondidos nas margens do Mondego, na serenidade do Choupal, no romantismo de uma Serenata que rompe o silêncio na noite escura ...



Coimbra, sente-se!


"O 25 DE ABRIL"




POEMA DO POETA MANUEL DA FONSECA


"Quero compor um poema
onde fremente
cante a vida
das florestas das águas e dos ventos.

Que o meu canto seja
no meio do temporal
uma chicotada de vento
que estremeça as estrelas
desfaça mitos
e rasgue nevoeiros
--escancarando sóis!"

Para TODAS/TODOS Vós um 25 de ABRIL de LUTA, mas também de ESPERANÇA!"

(Do meu correio electrónico)

DIA DE S. MARCOS, EVANGELISTA

S. MARCOS É O SANTO DO DIA

LITURGIA DO DIA:

Leitura (1 Pedro 5,5-14)
Evangelho (Marcos 16,15-20)


Historial

O evangelho de são Marcos é o mais curto se comparado aos demais, mas traz uma visão toda especial, de quem conviveu e acompanhou a paixão de Jesus quando era ainda criança.

Ele pregou quando seus apóstolos se espalhavam pelo mundo, transmitindo para o papel, principalmente, as pregações de são Pedro, embora tenha sido também assistente de são Paulo e são Barnabé, de quem era sobrinho.

Marcos, ou João Marcos, era judeu, da tribo de Levi, filho de Maria de Jerusalém, e, segundo os historiadores, teria sido batizado pelo próprio são Pedro, fazendo parte de uma das primeiras famílias cristãs de Jerusalém. Ainda menino, viu sua casa tornar-se um ponto de encontro e reunião dos apóstolos e cristãos primitivos. Foi na sua casa, aliás, que Cristo celebrou a última ceia, quando instituiu a eucaristia, e foi nela, também, que os apóstolos receberam a visita do Espírito Santo, após a ressurreição.

Mais tarde, Marcos acompanhou são Pedro a Roma, quando o jovem começou, então, a preparar o segundo evangelho. Nessa piedosa cidade, prestou serviço também a são Paulo, em sua primeira prisão. Tanto que, quando foi preso pela segunda vez, Paulo escreveu a Timóteo e pediu que este trouxesse seu colaborador, no caso, Marcos, a Roma, para ajudá-lo no apostolado.

Ele escreveu o Evangelho a pedido dos fiéis romanos e segundo os ensinamentos que possuía de são Pedro, em pessoa. O qual, além de aprová-lo, ordenou sua leitura nas igrejas.

Seu relato começa pela missão de João Batista, cuja "voz clama no deserto". Daí ser representado com um leão aos seus pés, porque o leão, um dos animais símbolos da visão do profeta Ezequiel, faz estremecer o deserto com seus rugidos.

Levando seu Evangelho, partiu para sua missão apostólica. Diz a tradição que são Marcos, depois da morte de são Pedro e são Paulo, ainda viajou para pregar no Chipre, na Ásia Menor e no Egito, especialmente na Alexandria, onde fundou uma das igrejas que mais floresceram.

Ainda segundo a tradição, ele foi martirizado no dia da Páscoa, enquanto celebrava o santo sacrifício da missa. Mais tarde, as suas relíquias foram trasladadas pelos mercadores italianos para Veneza, cidade que é sua guardiã e que tomou são Marcos como padroeiro desde o ano 828.

(DomTotal)

sexta-feira, 24 de abril de 2009

NOVIDADES DE FÁTIMA

EVENTOS


Atenção ao “1º Congresso Nacional de Antigos Alunos” dos Seminários: “Da memoria à profecia”.
A realizar de 24 a 26 de Abril no Salão do Bom Pastor – Centro Pastoral Paulo VI.

Realçamos alguns temas:

- Os Seminários: passado, presente e futuro
- O lugar dos Seminários na vida e na missão da Igreja
- Painel: Memorias de uma experiencia incontornável
- A vocação, expressão única e íntima da ternura divina.

Inscrições no Santuário de Fátima: tel 249 539 600

...............


Vai realizar-se um Congresso de 18 a 20 de Junho, subordinado ao tema “Francisco Marto: Crescer para o dom”, no Salão do Bom Pastor - Centro Pastoral Paulo VI.

Informações:

. A taxa de inscrição é 20 E

. Alojamento e refeições, na Casa Nossa Senhora do Carmo (Santuário), diária completa: 25 E

. Enviar a ficha de inscrição para: Santuário de Fátima – Congresso Francisco Marto; Apartado 31 / 2496-908 Fátima.

. Secretariado: Santuário de Fátima; Tel 249 539 600 – E-mail: congressos@fatima.pt / www.fatima.pt

------------


XXXII SEMANA BÍBLICA NACIONAL
23 a 28 de Agosto
A Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja


- 23. DOMINGO. ABERTURA: “A Palavra no coração na boca e na vida (Dt 30,14)

- 24. SEGUNDA-FEIRA: A VOZ (REVELAÇÃO)

- 25. TERÇA-FEIRA: O ROSTO (JESUS CRISTO)

- 26. QUARTA-FEIRA: A CASA (IGREJA)

- 27. QUINTA-FEIRA: OS CAMINHOS (MISSÃO)

- 28. SEXTA-FEIRA: A PALAVRA (NO CORAÇÃO DA FÉ)

Manhã: EUCARISTIA DE ENCERRAMENTO



TEM UM BOM DIA

MENSAGEM DO DIA

Só temos o hoje para fazer o bem

jesus_bemA misericórdia de Deus nos salvou para que a bondade d’Ele se manifestasse em nossas obras: ”Estejam prontos para qualquer boa obra. Não injuriem a ninguém, sejam pacíficos, afáveis, e deem prova de mansidão para com todos os homens” (Tito 3,1-2).

Peçamos ao Senhor a graça da mansidão e da bondade em tudo o que fizermos neste dia. Com coragem, lancemos fora todo egoísmo, que quer nos impedir de construirmos a paz.

Rezemos ao longo deste dia: Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso; fazei-nos viver o amor e a reconciliação.

Quando fazemos o bem com sinceridade de coração, por mais simples que seja o nosso gesto, significa que o nosso coração está unido ao de Jesus, porque Ele é a fonte de todo o bem e toda a graça. Aprendemos a amar e a fazer o bem com o Senhor, visto que por nós mesmos não somos capazes de uma boa ação. Por isso, o convite para nós neste dia é: “Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, e Ele dará o que pedir teu coração” (Salmo 36, 3).

Ao praticarmos o bem estamos afirmando que sabemos a quem pertencemos, de onde viemos e para onde vamos.

Jesus, eu confio em Vós!

(cancaonova)

quarta-feira, 22 de abril de 2009

BOM DIA, DE FÁTIMA



MEDITAÇÃO DOS MISTÉRIOS GLORIOSOS

Hoje o dia amanheceu de céu azul e cheio de sol, com os pássaros a esvoaçarem por entre o arvoredo que circula a residencial dos “Capuchinhos” onde nos hospedamos. Em frente vislumbramos a torre do Santuário de Fátima.

Como sabem, há sempre muitas celebrações na capelinha das Aparições, consoante os grupos de peregrinos que rumam a estas paragens. Pelas 11.00 h há sempre a Eucaristia no Santuário. Gosto muito de participar nesta Celebração, pois foi aqui que nos casámos, há perto de 40 anos.
Vou partilhar convosco o Terço das 18.30 h na Capelinha, meditando os Mistérios Gloriosos.

1º MISTÉRIO
A RESSURREIÇÃO DE JESUS

Disse-lhes o anjo: “Não vos assusteis! Buscais a Jesus de Nazaré, o crucificado? Ressuscitou; não está aqui. Vede o lugar onde o tinham depositado. Ide, pois, e dizei aos seus discípulos e a Pedro: Ele precede-vos a caminho da Galileia; lá o vereis, como vos tinha dito.” – Mc 16, 6-7.

2º MISTÉRIO
A ASCENÇÃO DE JESUS AO CÉU

“Depois, (Jesus) levou-os até junto de Betânia e, erguendo as mãos, abençoou-os.
Enquanto os abençoava, separou-se deles e elevava-se ao Céu. E eles, depois de se terem prostrado diante dele, voltaram para Jerusalém com grande alegria.” – Lc 24, 50-52.

3º MISTÉRIO
A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO SOBRE OS APÓSTOLOS E MARIA SANTÍSSIMA

“Quando chegou o dia do Pentecostes, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar. De repente, ressoou, vindo do céu, um som comparável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde eles se encontravam.
Viram então aparecer umas línguas, à maneira de fogo, que se iam dividindo, e poisando uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes inspirava que se exprimissem.” – Act 2, 1- 4.

4º MISTÉRIO
A ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA AO CÉU

“A sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria.
Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo. Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus.
O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra, Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus...porque nada é impossível para Deus. Maria disse então: Eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.” – Lc 26-28.3135.38.

(A cheia de graça escolhida por Deus, Mãe de Jesus, o Filho do Altíssimo, foi elevada ao Céu, não passando pela corrupção da carne!)

5º MISTÉRIO
COROAÇÃO DE MARIA, RAINHA DOS CÉUS E DA TERRA

“ A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, porque pôs os olhos na humildade da sua serva. De hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações.
O Todo-poderoso fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome. A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem.
Manifestou o poder do seu braço e dispersou os humildes. Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias.
Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre.”


AVÉ, Ó CHEIA DE GRAÇA
ROGAI POR NÓS, PECADORES!

terça-feira, 21 de abril de 2009

EM VIAGEM


Chegámos a Fátima, na Cova da Iria.
Rezarei por todos aqueles que clicarem no meu blogue.
Entregarei à Virgem Maria todos os vossos problemas e aflições.


Aterrámos em Lisboa e seguimos para Norte.

MENSAGEM DO DIA



Sem Jesus e sem o Espírito Santo não somos nada!

Espírito Santo é o amigo da nossa alma! É a fonte de toda a nossa santidade e a luz da nossa inteligência. É Aquele que nos introduz ao coração do Pai, que sonda os nossos corações e intercede por todas as nossas necessidades, para que possamos adquirir d'Ele aquilo de que mais precisamos, pois Ele é o único que realmente sabe o que é melhor para cada um de nós.

Por meio do Espírito Santo, conseguimos caminhar por vias mais santas. Por Ele nossos corações são conduzidos ao alto. Por intermédio da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade os fracos são conduzidos pelas mãos e os que buscam a virtude e os caminhos retos chegam à perfeição. O Paráclito é o doador de todos os dons de que necessitamos para a nossa santificação: por isso precisamos pedir sempre: Vinde, Espírito Santo! Vinde, Espírito Santo!

Enquanto conviviam com Jesus, os apóstolos estavam seguros: O Messias lhes dava força e coragem. Mas, quando Ele lhes foi tirado, o próprio Pedro, que fizera mil promessas ao Mestre, ficou muito confuso e enfraquecido, negando-O por três vezes. Sem Cristo, o discípulo [Pedro] não passava de um Simão. Pedro quer dizer “pedra” e Simão é “caniço” (Aquele caniço do mato agitado pelo vento, que facilmente se quebra. Até uma criança o quebra). Por isso, o apóstolo caiu e negou seu Mestre.

Assim aconteceu com todos os apóstolos. Mesmo Jesus tendo lhes aparecido no dia da Ressurreição continuaram medrosos... Até Pentecostes. Todos somos assim. Sem Jesus e sem o Espírito Santo não somos nada. Os homens ficam ainda mais fracos sem Eles [Jesus e o Espírito Santo]. Essa é a razão de todos os seus erros, de todas as suas quedas. De todos os descaminhos no sexo, na bebida, no jogo, nas drogas.... Você estava sem Jesus. Sem o Espírito Santo. Igualzinho a Pedro e aos demais apóstolos. Sem Deus o homem fica completamente desestruturado. Quando o Criador nos projetou Os [Jesus e o Espírito Santo] previu na estrutura. Sem Eles nos falta a base dessa estrutura. Nada mais nos preenche.

"Só em Deus repousa minha alma, só d'Ele me vem a salvação" (Salmo 61, 2).

Seu irmão,


Monsenhor Jonas Abib

segunda-feira, 20 de abril de 2009

CANONIZAÇÃO DE UM SANTO PORTUGUÊS



NO PRÓXIMO DOMINGO

Canonização de Nuno Álvares é uma festa de Portugal

Cardeal José Saraiva Martins diz que São Nuno é uma figura gigantesca e confessa que quis concluir a sua missão com este processo encerrado, assegurando a seriedade de todos os procedimentos.
O homem que conduziu o processo de Nuno de Santa Maria no Vaticano, Cardeal José Saraiva Martins, não esconde o seu sentimento de gratidão por ter podido encerrar o seu percurso à frente da Congregação para as Causas dos Santos deixando praticamente concluído todo o dossier que levará à canonização de mais um português. Em entrevista à ECCLESIA, o Cardeal fala numa “figura gigantesca” que nem sempre foi bem compreendida ao longo da história.

Ecclesia– O que faz de Nuno Álvares Pereira um Santo?
Cardeal José Saraiva Martins – Essa pergunta vale para todos os outros Santos, a espiritualidade é a sua santidade. O Beato Nuno não é uma figura fora de moda, é actualíssima, por causa da mensagem que nos transmite.
É admirável na sua espiritualidade carmelita e no seu amor pelos pobres, o que é hoje muito actual. Nos últimos anos da sua vida, como se sabe, passava o tempo pelas ruas de Lisboa, a pedir esmola para os mais desfavorecidos, o que supõe um amor fantástico ao próximo. Hoje, quando se fala tanto em pobres, o exemplo do beato Nuno pode ser uma mensagem extremamente importante para a Igreja portuguesa, convidada a seguir o seu exemplo.
Por outro lado, tem uma espiritualidade profundamente mariana: antes e durante as batalhas, ajoelhava-se e rezava a Nossa Senhora. Isto é muito significativo, muito importante, era um militar e fazer isso supõe um grande acto de heroísmo.
Ecclesia – Que outras virtudes destacaria nesta figura?
JSM – Acima de tudo, a sua humildade. Deixou tudo, absolutamente tudo, e fez-se carmelita para se dedicar à vida religiosa e aos pobres. Esta é uma virtude que praticou em grau heróico.
Ecclesia – A devoção ao Beato Nuno já teve uma expressão considerável...
JSM – Já teve e eu acho que ainda tem, porque esta devoção está muito divulgada em Portugal, ele é um bocado como o São Genaro em Nápoles: para eles, aquele Santo protector é tudo.
Hoje, a devoção é muito viva entre o povo cristão, para os fiéis.
Ecclesia – Uma devoção muito mariana...
JSM – Sim, como disse antes, fica visível nos pedidos de ajuda e protecção à Mãe de Deus antes das batalhas, uma expressão clara e evidente da devoção profunda e interior a Nossa Senhora.
Ele era um Santo do seu tempo e não devemos criticar certas devoções de então, porque pecaríamos com um anacronismo histórico. Temos de interpretar a história no contexto do passado. Seria um passado imperdoável ver com os olhos de hoje a história de ontem e isso vale também para o Beato Nuno, que viveu num tempo muito diferente do nosso. Contudo, a mensagem é a mesma e é validíssima.
Ecclesia – Na sua opinião, porque é que o processo esteve parado durante tanto tempo?
JSM – Isso será alvo de um estudo que irei publicar, em que lanço um olhar sobre as várias fases do processo. A demora aconteceu, muitas vezes, por questões burocrática, outras vezes por não se ter compreendido a figura gigantesca do Beato Nuno.
Ecclesia – Não foi compreendido no Vaticano?
JSM – Não tanto no Vaticano, mas fora do Vaticano. Para dar um exemplo, em 1942 o Beato Nuno poderia ter sido canonizado, o Papa Pio XII tinha a convicção de que seria bom canonizá-lo e declarou-se disposto a fazê-lo por via de um decreto, ou seja, sem cerimónia litúrgica na Praça de São Pedro. Esta proposta, contudo, não foi aceite e acabou por se ficar sem a canonização e sem a cerimónia.
Ecclesia – Não foi aceite por quem?
JSM –A História é sempre complexa, seria muito longo explicar tudo aqui. Esteve em causa o compreender bem a história, o valor daquela figura e o significado da canonização.
Ecclesia – Hoje já ouvimos por aqui alguma contestação à canonização, até por causa do próprio milagre...
JSM – Quem faz essas afirmações teria de prová-las. Respondo afirmando que a cura da senhora Guilhermina de Jesus foi examinada (no Vaticano, ndr) pelo grupo de médicos, profissionais reputados, catedráticos universitários, que olham para o caso apenas do ponto de vista científico. É a voz da ciência, nua e crua, os médicos da Congregação para as Causas dos Santos têm de agir como cientistas, chegámos mesmo a pedir pareceres a médicos agnósticos, nalguns casos. Se quem contesta o milagre quer ser mais do que os especialistas, então isso é outra coisa...
Ecclesia– Entende que hoje é possível conhecer melhor a figura para ultrapassar ambiguidades?
JSM – Certamente, hoje temos meios de que os nossos antepassados não dispunham.
Ecclesia– Como sente que está a ser vivida a preparação da cerimónia?
JSM – Com muito entusiasmo, pelo que pude observar, a começar pela família carmelita, que há muito tempo aspirava por este dia. Muitos portugueses irão a Roma e eu, como prefeito que levou ao fim este processo, sou a pessoa mais feliz do mundo.
Ecclesia– Sente que foi a cereja no cimo do bolo do trabalho que fez na Congregação?
JSM – Não, no fundo foi o Beato Nuno quem fez outro milagre, para ser canonizado agora, porque nos últimos 3 meses da minha prefeitura fez-se o que se faz, muitas vezes, em muitos anos: o exame da cura por parte dos médicos, dos teólogos, dos Cardeais da Congregação e, finalmente, a aprovação do Papa numa audiência privada. Foram meses muito intensos. Eu achava que era importante deixar a prefeitura com tudo terminado.
Ecclesia – A canonização pode ser uma oportunidade para reavivar o catolicismo português?
JSM – Eu acho que pode ser uma ocasião para rever certas posições de muitos crentes, para reavivar a fé, porque qualquer canonização é um momento importantíssimo para o país de origem do novo santo. É um erro pensar que só a Igreja está interessada nestes eventos, é também o Estado, todo o povo."

(Agência Ecclesia| )

domingo, 19 de abril de 2009

«Nunca me sinto só», diz o Papa


Bento XVI fala dos seus 4 anos de pontificado

e agradece a solidariedade de quantos o acompanham nesta missão

Bento XVI assegurou este Domingo que “nunca me sinto só”, uma resposta indirecta aos inúmeros comentários e artigos postos a circular na comunicação social sobre a alegada “solidão” do Papa.

No dia em que se completam 4 anos sobre a sua eleição como sucessor de João Paulo II, o actual Papa agradeceu “os sinais de afecto” que lhe foram manifestados, a propósito deste aniversário, mas também do seus 82 anos, feitos no passado dia 16.

“Dou graças ao Senhor pela harmonia tanto afecto. Como tive ocasião de afirmar recentemente, nunca me sinto só”, assegurou.

“Mais ainda nesta semana especial, que para a liturgia constitui um único dia, experimentei a comunhão que me rodeia e me sustenta: uma solidariedade espiritual, alimentada essencialmente de oração, que se manifesta em mil modos”, disse ainda Bento XVI.

O Papa observou que desde os colaboradores da Cúria Romana até às mais distantes paróquias, “nós católicos formamos e devemos sentir-nos uma única família, animada pelos mesmos sentimentos da primeira comunidade cristã”, uma unidade e comunhão que “tinha como verdadeiro centro e fundamento Cristo ressuscitado”.

“Ressuscitado, Jesus doou ao seus uma nova unidade, mais forte de antes, invencível, porque fundamentada não sobre recursos humanos, mas sobre a misericórdia divina, que os fez sentir todos amados e perdoados por Ele”, observou.

Bento XVI recordou que João Paulo II quis dedicar à Misericórdia divina este segundo Domingo de Páscoa, “a todos propondo Cristo ressuscitado como manancial de confiança e de esperança, acolhendo a mensagem espiritual transmitida pelo Senhor a Santa Fautina Kowalska”.

Em conclusão, o Papa deixou um pedido aos peregrinos: “Peço-vos que confieis novamente a Maria o meu serviço à Igreja”.



( Agência Ecclesia| 19/04/2009 )


II DOMINGO DA PÁSCOA

(Branco, Glória, Creio, Prefácio da Páscoa I – Ofício Próprio)

Antífona da entrada: Como crianças recém-nascidas, desejai o puro leite espiritual para crescerdes na salvação, aleluia! (1Pd 2,2)

Oração do dia

Ó Deus de eterna misericórdia, que reacendeis a fé do vosso povo na renovação da festa pascal, aumentai a graça que nos destes. E fazei que compreendamos melhor o batismo que nos lavou, o espírito que nos deu nova vida e o sangue que nos redimiu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!


Leitura dos Atos dos Apóstolos (4,32-35)

32 A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém dizia que eram suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era comum.
33 Com grande coragem os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. Em todos eles era grande a graça.
34 Nem havia entre eles nenhum necessitado, porque todos os que possuíam terras e casas vendiam-nas,
35 e traziam o preço do que tinham vendido e depositavam-no aos pés dos apóstolos. Repartia-se então a cada um deles conforme a sua necessidade.

Palavra do Senhor.

Salmo responsorial 117/118

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom;
“Eterna é a sua misericórdia!”

A casa de Israel agora o diga:
“Eterna é a sua misericórdia!”
A casa de Aarão agora o diga:
“Eterna é a sua misericórdia!”
Os que temem o Senhor agora o digam:
“Eterna é a sua misericórdia!”

A mão direita do Senhor fez maravilhas,
a mão direita do Senhor me levantou,
a mão direita do Senhor fez maravilhas!
Não morrerei, mas, ao contrário, viverei
para cantar as grandes obras do Senhor!
O Senhor severamente me provou,
mas não me abandonou às mãos da morte.

A pedra que os pedreiros rejeitaram
tornou-se agora a pedra angular.
Pelo Senhor é que foi feito tudo isso:
que maravilhas ele fez a nossos olhos!
Este é o dia que o Senhor fez para nós,
alegremo-nos e nele exultemos!


Leitura da primeira carta de são João (5,1-6)

1 Todo o que crê que Jesus é o Cristo, nasceu de Deus; e todo o que ama aquele que o gerou, ama também aquele que dele foi gerado.
2 Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.
3 Eis o amor de Deus: que guardemos seus mandamentos. E seus mandamentos não são penosos,
4 porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
5 Quem é o vencedor do mundo senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
6 Ei-lo, Jesus Cristo, aquele que veio pela água e pelo sangue; não só pela água, mas pela água e pelo sangue. E o Espírito é quem dá testemunho dele, porque o Espírito é a verdade.

Palavra do Senhor.


Evangelho (João 20,19-31)

Aleluia, aleluia, aleluia.

"Acreditaste, Tomé, porque me viste. Felizes os que creram sem ter visto!
(Jo 20,29)"


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

19 Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro da semana, os discípulos tinham fechado as portas do lugar onde se achavam, por medo dos judeus. Jesus veio e pôs-se no meio deles. Disse-lhes ele: A paz esteja convosco!
20 Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor.
21 Disse-lhes outra vez: A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós.
22 Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo.
23 Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos.
24 Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
25 Os outros discípulos disseram-lhe: Vimos o Senhor. Mas ele replicou-lhes: Se não vir nas suas mãos o sinal dos pregos, e não puser o meu dedo no lugar dos pregos, e não introduzir a minha mão no seu lado, não acreditarei!
26 Oito dias depois, estavam os seus discípulos outra vez no mesmo lugar e Tomé com eles. Estando trancadas as portas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse: A paz esteja convosco!
27 Depois disse a Tomé: Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé.
28 Respondeu-lhe Tomé: Meu Senhor e meu Deus!
29 Disse-lhe Jesus: Creste, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto!
30 Fez Jesus, na presença dos seus discípulos, ainda muitos outros milagres que não estão escritos neste livro.
31 Mas estes foram escritos, para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.

Palavra da Salvação.


Comentário ao Evangelho

Durante a última ceia, Jesus já comunicara aos discípulos, de maneira expressiva, a sua paz (Jo 14,27); e agora, na condição de ressuscitado, a renova. Jesus aparece entre os discípulos reunidos, anuncia-lhes a paz e mostra-lhes as chagas. Os discípulos estão com as portas trancadas com medo dos judeus. Este detalhe exprime a situação da comunidade de João, excluída pelos judeus, os quais, inclusive, denunciavam os cristãos aos romanos. Porém, a presença do ressuscitado liberta a comunidade do medo e lhes traz a alegria. O mostrar as chagas das mãos e a do lado é a confirmação de identificação do ressuscitado com Jesus de Nazaré, que foi crucificado. Agora, conforme anunciara nos discursos de despedida, Jesus comunica aos discípulos o Espírito, soprando sobre eles. Os discípulos são enviados em missão, com o conforto do Espírito. Suas comunidades, que vivem na comunhão e partilha (primeira leitura), movidas pela fé em Jesus (segunda leitura), são responsáveis pela prática da misericórdia no acolhimento dos excluídos como pecadores e de todos aqueles que se sentem atraídos por Jesus. A partir da experiência de Tomé, Jesus proclama a bem-aventurança da fé.
Começa o tempo dos bem-aventurados que não viram e creram .

(O comentário litúrgico é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)


Sobre as oferendas

Acolhei, ó Deus, as oferendas do vosso povo (e dos que renasceram nesta Páscoa), para que, renovados pela profissão de fé e pelo batismo, consigamos a eterna felicidade. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

Antífona da comunhão: Estende a tua mão, toca o lugar dos cravos e não sejas incrédulo, mas fiel, aleluia! (Jo 20,27)

Depois da comunhão
Concedei, ó Deus onipotente, que conservemos em nossa vida o sacramento pascal que recebemos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!


(Dom Total)


sábado, 18 de abril de 2009

SORRIR É SAUDÁVEL



UM POUCO DE HUMOR, TAMBÉM FAZ BEM!



Advogado : Qual é a data do seu aniversário?
Testemunha: 15 de Julho.
Advogado : Que ano?
Testemunha: Todos os anos.
__________________

Advogado : Essa doença, a miastenia gravis, afecta a sua memória?
Testemunha: Sim.
Advogado : E de que modo ela afecta a sua memória?
Testemunha: Eu esqueço-me das coisas.
Advogado : Esquece... Pode-nos dar um exemplo de algo que você tenha esquecido?
__________________

Advogado : Que idade tem o seu filho?
Testemunha: 38 ou 35, não me lembro.
Advogado : Há quanto tempo ele mora com você?
Testemunha: Há 45 anos.
__________________

Advogado : Qual foi a primeira coisa que o seu marido disse quando acordou aquela manhã?
Testemunha: Ele disse, 'Onde estou, Berta?'
Advogado : E por que é que se aborreceu?
Testemunha: O meu nome é Célia.
__________________

Advogado : Diga-me, doutor... não é verdade que, ao morrer no sono, a
pessoa só saberá que morreu na manhã seguinte?
__________________

Advogado : O seu filho mais novo, o de 20 anos...
Testemunha: Sim.
Advogado : Que idade é que ele tem?


DESEJO-TE UM DIA AGRADÁVEL!



sexta-feira, 17 de abril de 2009

TERCEIRA APARIÇÃO DO RESSUSCITADO

JESUS APARECE NO LAGO DE TIBERÍADES
João 21, 1-7


"Mais tarde, Jesus apareceu outra vez aos seus discípulos nas margens do lago de Tiberíades, e manifestou-se desta maneira.
Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, a quem chamavam Gémeo, Natanael, de refl da Galileia, os dois filhos de Zebedeu e outros dois discípulos. Simão Pedro disse aos companheiros: “Vou pescar.” Os outros responderam-lhe: “Nós vamos contigo.” Saíram de casa e meteram-se num barco, mas naquela noite não apanharam nada.
Ao romper do dia, Jesus apareceu nas margens do lago, mas os discípulos não sabiam que era ele. Jesus falou-lhes assim: “Amigos, têm alguma coisa que comer?” Eles responderam: “Nada.” Jesus disse-lhes então: “Deitem a rede para o lado direito do barco que hão-de encontrar.” Deitaram-na e depois tiveram dificuldade em a puxar, por causa da grande quantidade de peixes. Nisto, o discípulo que Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Mal Simão Pedro ouviu dizer que era o Senhor, vestiu a roupa que tinha tirado e lançou-se à água."

Palavra da Salvação.

******

• Apesar da “confusão” de não saberem o futuro, os discípulos permanecem juntos, fazendo aquilo que sabem e devem (a pesca)... Costumo fazê-lo nos momentos difíceis, ou isolo-me e abandono os propósitos e os projectos prévios?

• A pesca orientada por Jesus tem um resultado muito mais fecundo... Deixo que seja Ele a guiar os meus projectos e resoluções, ou Ele não entra nelas?

• Pedro fica tão entusiasmado que se atira à água... E em mim, habita esse mesmo entusiasmo de estar e viver próximo de Jesus?

(Reflexão enviada de Macau)

TELEFONES DE EMERGÊNCIA





Achas que estás só e
todos se afastaram de ti?
Então liga para: Salmo 100 (99)





ASSIM TE FALA O SENHOR

"Aclamai o Senhor, terra inteira,
servi o Senhor com alegria,

vinde a Ele com cânticos de júbilo.


Sabei que o Senhor é Deus,
Ele nos fez, a Ele pertencemos,

somos o seu povo, ovelhas do seu rebanho.


Entrai pelas suas portas dando graças,
penetrai em seus átrios com hinos de louvor,
glorificai-O, bendizei o seu nome.

Porque o Senhor é bom,

eterna é a sua misericórdia,

a sua fidelidade estende-se de geração em geração."



………………..

Neste mundo de turbilhão em que vivemos - com tanta gente à nossa volta sem nos dizer nada, com filhos ou sem eles, ou com uma situação de divorcio e os problemas inerentes, ou a braços com um cancro, ou com o namorado que agora encontrou outra, os amigos andam muito atarefados, família longe... - sintimo-nos sós, sem ninguém, sem ser de ninguém...

Quando estamos “na maior”, todos se juntam a nós, mas quando “vamos abaixo”, todos se afastam! por quê? Nós, os humanos, somos assim...

Quero partilhar contigo esta Luz de esperança no nosso Deus, que nos criou e quer para si; nunca nos abandona, porque nos ama infinitamente tal qual somos e por isso está sempre no nosso coração e nos dá amigos que pensam em nós.
Vamos juntos louvar o Senhor pela sua misericórdia.


TEM UM BOM DIA,
PLENO DE ALEGRIA
NA ESPERANÇA!



quinta-feira, 16 de abril de 2009

PELO MUNDO!

PARABÉNS, SANTO PADRE!


¡FELICIDADES SANTIDAD!



CAMINEO.INFO / RD.- El papa Benedicto XVI cumple hoy 82 años con la mirada puesta en el viaje que hará a Tierra Santa del 8 al 15 de mayo próximo, preparando la segunda parte de su libro «Jesús de Nazaret» y preocupado por los damnificados del terremoto que ha sacudido el centro de Italia. El Papa Ratzinger transcurrirá la jornada en la residencia de Castel Gandolfo, a 30 kilómetros al sur de Roma, donde descansa tras los ritos de la Semana Santa, según informa Efe.

Aunque su agenda se ha reducido en estos días, hoy seguirá recibiendo a miembros de la Curia y continuará con su trabajo habitual y, presumiblemente, paseará por los jardines de la residencia papal que se asoma al lago de Albano. Desde hace ya días están llegando al Vaticano mensajes de felicitación y ayer los más de 40.000 fieles que asistieron en la plaza de San Pedro a la audiencia pública le desearon un feliz cumpleaños en diferentes idiomas, a la vez que los mexicanos presentes le cantaron «Las Mañanitas», que siguió complacido.

«Le deseo que pueda continuar ejerciendo durante muchos años su ministerio, que es un ministerio profundo de ayuda a los hombres y mujeres para encontrar a Dios», dijo hoy el portavoz vaticano, Federico Lombardi, en declaraciones a Radio Vaticano.

A cuatro días de que se cumpla el cuarto aniversario de la elección del cardenal Joseph Ratzinger como Papa (el 19 de abril de 2005), Lombardi subrayó que en estos años se ha visto que la gran preocupación de Benedicto XVI es «llevar a los hombres a Dios y Dios a los hombres».

El jesuita portavoz vaticano expresó su deseo de que Benedicto XVI concluya cuanto antes la segunda parte del libro «Jesús de Nazaret», cuya primera parte salió a las librerías en abril de 2007.

Benedicto XVI cumple años pocos días después de haber pisado por primera vez África, visitando Camerún y Angola, donde dijo que la sociedad necesita justicia, verdad, misericordia, perdón y amor, el mismo mensaje llevará a Tierra Santa, según dijo en su Mensaje Pascual del Domingo de Resurrección.

Además del viaje siguiendo las huellas de Jesús, Benedicto XVI tiene previsto viajar en cuanto sea posible a la región italiana de los Abruzos, para expresar en persona su solidaridad e infundir ánimo a los damnificados del terremoto que se ha cobrado 294 víctimas y ha dejado a miles de personas sin nada.

El anciano Pontífice, según precisó Lombardi, es una persona de «gran sensibilidad, gran humanidad y de preocupación por los demás».

Joseph Aloysius Ratzinger, nombre de pila de Benedicto XVI nació en Marktl am Inn (Baviera, Alemania), el 16 de abril de 1927. Benedicto XVI se presentó ante los católicos como un «humilde trabajador de la viña del Señor», marcando como objetivos de su pontificado proseguir el trabajo trazado en el Concilio Vaticano II, promover la unidad de los cristianos y trabajar por la paz en el mundo».



DO MÉXICO




Encuentro Nacional de alumnos de IV de Teología en Mazatlán


Lic. Paola Ríos Luna


CAMINEO.INFO / CEM.- La Organización de Seminarios Mexicanos desde hace algunos años ofrece un Encuentro Nacional para los seminaristas de la República Mexicana que están cursando el último año de Teología y lleva como finalidad propiciar un intercambio fraterno entre quienes están culminando la etapa de formación inicial hacia el Presbiterado y motivarlos para el inminente paso hacia la experiencia pastoral plena.



DO VATICANO


La visita del Papa a Tierra Santa será religiosa y no política:


CAMINEO.INFO.- El nuncio apostólico en Israel y Palestina, monseñor Antonio Franco, declaró a la prensa que la próxima visita del papa Benedicto XVI a Tierra Santa tendrá un carácter exclusivamente religioso, y agregó que el Papa podría pronunciar "alguna palabra con implicaciones políticas, pero es una visita religiosa" en la que, según destacó, “se trató de buscar un equilibrio" en la dedicación a israelíes y palestinos.


DO CHILE




Nuevo paso hacia la canonización del beato Faustino Míguez,
fundador de las Hijas de la Divina Pastora



CAMINEO.INFO / OMPRESS.-Santiago de Chile/CHILE.- El próximo día 17 de abril se celebra en Santiago de Chile la Clausura del proceso de presunto milagro realizado por intercesión del Beato Faustino Míguez, Fundador del Instituto Calasancio Hijas de la Divina Pastora, nacido en Xamirás, una de las trece aldeas pertenecientes a Acebedo del Río, provincia de Ourense.



DE PORTUGAL


Marchar até Fátima

Forças Armadas e de Segurança caminham até ao Santuário mariano entre a chuva e as recordações das missões ao lado capelães

A chuva não impede que a Peregrinação militar ao Santuário de Fátima prossiga. “Estamos a ser abençoados”, afirma Jerónimo Pina, da PSP, que não vê a chuva como factor de desmobilização. A chuva não é constante, nem incomoda as conversas que pautam os três dias de caminho da VIII peregrinação que este ano juntou cerca de 200 pessoas.

(Ecclesia)