quarta-feira, 22 de abril de 2009

BOM DIA, DE FÁTIMA



MEDITAÇÃO DOS MISTÉRIOS GLORIOSOS

Hoje o dia amanheceu de céu azul e cheio de sol, com os pássaros a esvoaçarem por entre o arvoredo que circula a residencial dos “Capuchinhos” onde nos hospedamos. Em frente vislumbramos a torre do Santuário de Fátima.

Como sabem, há sempre muitas celebrações na capelinha das Aparições, consoante os grupos de peregrinos que rumam a estas paragens. Pelas 11.00 h há sempre a Eucaristia no Santuário. Gosto muito de participar nesta Celebração, pois foi aqui que nos casámos, há perto de 40 anos.
Vou partilhar convosco o Terço das 18.30 h na Capelinha, meditando os Mistérios Gloriosos.

1º MISTÉRIO
A RESSURREIÇÃO DE JESUS

Disse-lhes o anjo: “Não vos assusteis! Buscais a Jesus de Nazaré, o crucificado? Ressuscitou; não está aqui. Vede o lugar onde o tinham depositado. Ide, pois, e dizei aos seus discípulos e a Pedro: Ele precede-vos a caminho da Galileia; lá o vereis, como vos tinha dito.” – Mc 16, 6-7.

2º MISTÉRIO
A ASCENÇÃO DE JESUS AO CÉU

“Depois, (Jesus) levou-os até junto de Betânia e, erguendo as mãos, abençoou-os.
Enquanto os abençoava, separou-se deles e elevava-se ao Céu. E eles, depois de se terem prostrado diante dele, voltaram para Jerusalém com grande alegria.” – Lc 24, 50-52.

3º MISTÉRIO
A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO SOBRE OS APÓSTOLOS E MARIA SANTÍSSIMA

“Quando chegou o dia do Pentecostes, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar. De repente, ressoou, vindo do céu, um som comparável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde eles se encontravam.
Viram então aparecer umas línguas, à maneira de fogo, que se iam dividindo, e poisando uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes inspirava que se exprimissem.” – Act 2, 1- 4.

4º MISTÉRIO
A ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA AO CÉU

“A sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria.
Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo. Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus.
O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra, Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus...porque nada é impossível para Deus. Maria disse então: Eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.” – Lc 26-28.3135.38.

(A cheia de graça escolhida por Deus, Mãe de Jesus, o Filho do Altíssimo, foi elevada ao Céu, não passando pela corrupção da carne!)

5º MISTÉRIO
COROAÇÃO DE MARIA, RAINHA DOS CÉUS E DA TERRA

“ A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, porque pôs os olhos na humildade da sua serva. De hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações.
O Todo-poderoso fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome. A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem.
Manifestou o poder do seu braço e dispersou os humildes. Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias.
Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre.”


AVÉ, Ó CHEIA DE GRAÇA
ROGAI POR NÓS, PECADORES!

Sem comentários: