terça-feira, 28 de abril de 2009

PELO MUNDO




200 sacerdotes del camino neocatecumenal,

acompañan a los afectados en Abruzzo





CAMINEO.INFO.- Abruzos/ITALIA.- A la región de Abruzos han llegado en los últimos días unos 200 sacerdotes del Camino Neocatecumenal. En grupos de dos y por turnos de tres días, Han traído una palabra de consuelo y ha proclamado el Evangelio a muchas personas refugiadas en los campamentos.

.................


Igreja apresenta-se na rede social My Space


A 46ª Semana das Vocações quer chegar aos jovens através das linguagens que lhes são mais próximas

“Olá. Sou o Rui, tenho 29 anos, cabelo castanho, olhos escuros e um pé esquerdo que é uma autêntica bomba. Mas quem me conhece sabe que o que me define é uma autêntica paixão pela vida. Gosto mesmo de viver. E é nessa vida de todos os dias que procuro manifestar esta felicidade que é para todos. Acredito que a mensagem de Cristo pode e deve ser transmitida em todas as situações. Sou o Pe. Rui e gosto de ser quem sou”.

Esta é uma das mensagens que a Semana das Vocações apresenta a partir da página que tem na rede social My Space. O convite é para descobrir um mundo que já se pensa conhecer, agora ao ritmo das novas tecnologias. A 46ª Semana das Vocações que começou este Domingo, dia 26, quer chegar aos jovens através das linguagens que lhes são mais próximas, convivendo nos locais onde actualmente os jovens socializam.

“Abrir as mentes em relação à Igreja e em relação à vocação”, traduz à Agência ECCLESIA, o Pe. Jorge Madureira, secretário da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios sobre a opção tomada de ir ao encontro dos jovens numa “rede partilhada por muitos”.

Esta poderá ser uma via para “possibilitar uma abertura que muitas vezes se sente que não existe porque as pessoas estão modeladas por uma cultura e para uma mentalidade que os alheia destas questões. Isso empobrece quem se isola”, lamenta. Esta opção é “intencionalmente” dirigida a jovens, nos locais onde a vida “das gerações mais jovens decorre”.

O uso das novas tecnologias em nada diminuiu o discurso consciente de situar a vocação dentro de uma caminhada profunda de vida. “O portal não traduz uma proposta facilitista”. O Pe. Jorge Madureira indica testemunhos genuínos da vocação da Igreja nas suas várias expressões. “Com esta opção, abrimos um outro canal que não está suficientemente aberto, mas que possibilita o encontro inesperado”. São interrogações colocadas aos jovens vindas de onde menos se espera.

O sacerdote afirma ser central perceber que a “normalidade de Deus está presente na nossa vida”.

“Tem-se uma ideia de que as pessoas que servem a Igreja são pessoas de outro planeta, mas não”. O que as configura é a “experiência de Deus, que provoca impacto e as leva a assumir, com radicalidade, a doação da sua vida aos outros”.

A partir da página do My Space é também possível fazer o download de orações para o Ipod. Deixará de ser invulgar, em vez de músicas auscultarem-se orações nos transportes públicos. “Acredito que muitas pessoas usam o seu percurso nos transportes para um momento de contemplação, apesar da dispersão e da azáfama da vida diária. Poderá ser um momento de intimidade com Deus”.

O Pe. Jorge Madureira afirma que esta 46ª Semana traduz o percurso que a Igreja tem feito “ao longo da sua história” para chegar junto dos jovens e apresentar a inquietação da vocação. “Não se trata de uma resposta à crise vocacional que se fala”, mas um ir ao encontro dos jovens, inclusive “dos que estão fora dos circuitos habituais da Igreja”.

A Igreja sempre teve uma pastoral vocacional. A linguagem é adequada ao contexto actual, mantendo-se os “elementos estruturantes” que constam do guião para esta semana. Este suporte apresenta as mensagens de Bento XVI e de D. António Francisco dos Santos, Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, para a 46ª Semana. São documentos “que propõem uma reflexão”.

O portal apresenta ainda as dinâmicas locais que ao longo desta semana vão acontecer por todo o país. São “elementos estruturantes” que estão nas bases e que “promovem a verdadeira pastoral vocacional que é a oração”. Em cada diocese “há respostas a dar às vocações e quem sente essa inquietação vocacional pode procurar, perto de si, o acompanhamento que precisa”.

Propostas diocesanas e a ponte virtual no My Space quer também desmistificar “ideias feitas que alimentam os preconceitos, mas que são distantes da realidade vocacional”. Em resposta a esta distorção e auscultando a inquietação de muitos jovens, alguns seminários e congregações religiosas abrem, durante esta semana, as suas portas para uma vivência conjunta entre consagrados, sacerdotes e jovens.

Mais informãções em www.myspace.com/vocacoes

(Ag Ecclesia)
…………….



Bento XVI recebe príncipe Charles e sua esposa Camila Parker



Santo Padre com o príncipe Charles da Inglaterra e a duquesa de Cornualha

O Papa Bento XVI recebeu em audiência, nesta segunda-feira, 27, no Vaticano, o Príncipe Charles da Inglaterra e sua esposa, Camila Parker-Bowles, duquesa de Cornualha.

Em seguida, o príncipe e a duquesa foram recebidos pelo cardeal-secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, e pelo Secretário das Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti.

Esta é a segunda vez que o príncipe Charles visita o Vaticano. A primeira ocorreu em 1985, quando foi recebido pelo Papa João Paulo II, acompanhado, então, pela princesa Diana.

De acordo com o comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, "a conversa cordial permitiu a troca de idéias sobre alguns temas de interesse comum, como a promoção humana, o desenvolvimento dos povos, a defesa do meio ambiente e a importância do diálogo intercultural e inter-religioso, em vista da promoção da paz e da justiça no mundo".

(cancaonova)

Sem comentários: