sexta-feira, 3 de abril de 2009

TEMPO DA QUARESMA: VIA SACRA - 5



JESUS RESSUSCITA GLORIOSO

Nós Vos adoramos e Vos bendizemos, ó Jesus,
porque com a Vossa Santa Cruz remistes o Mundo.

No primeiro dia da semana, ao romper da alva, foram ao sepulcro, levando os perfumes que haviam preparado. Como estivessem amedrontadas e voltassem o rosto para o chão, os anjos disseram-lhes: Porque buscais entre os mortos Aquele que vive? Não está aqui; ressuscitou !“ (Lc 14, 1.5).

Meditação

A grande nova, a verdadeira boa nova do Domingo de Páscoa é a certeza da Ressurreição. “Não está aqui; ressuscitou “. Doravante é o Senhor da glória, com todo o poder e majestade, é o Senhor da Vida. O Pai Lhe deu um nome que está acima de todo o nome. Vivo, glorioso, ressuscitado, continua presente no meio de nós.
Fonte da nossa paz, da nossa alegria, fonte e fundamento da nossa esperança. Ele venceu a morte e o pecado., Ele está connosco para sempre. E nos envia como seus mensageiros para o meio do mundo, anunciar a sua Vida, o seu Amor. Nascemos, como cristãos, na manhã de Páscoa, e somos convidados a anunciá-Lo, a dar testemunho, a fazer discípulos.
A sua vida de Ressuscitado deve chegar ao coração de todos os homens e mulheres, deve ser fermento dum mundo novo, duma sociedade nova, de famílias renovadas pelo amor, duma Igreja renovada pelo amor do Esposo que deu a vida por ela.

Oração

Senhor da Vida e da Alegria,
Cristo Vivo, Glorioso e Ressuscitado,
faz-nos acreditar no poder da Ressurreição,
faz-nos discípulos alegres da tua presença.
Cristo Ressuscitado, escuta a nossa prece.
Vencedor da morte e do pecado,
faz-nos, Contigo, vencedores
do Maligno, das trevas, da morte,
para viver do amor que gera vida.
Cristo Ressuscitado, escuta a nossa prece.
Senhor da Esperança e da Festa,
faz-nos cristãos alegres e felizes,
porque acreditamos que estás vivo,
presente no meio de nós.
Cristo Ressuscitado, escuta a nossa prece.

[Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória]

ORAÇÃO FINAL

Senhor Jesus, Homem das Dores, Cordeiro imolado por amor, fizemos Contigo esta via-sacra, este caminho do amor.
Que este tempo e esta oração, permaneçam na nossa memoria, no nosso coração e na nossa vida, gratos pela tua dor, mas sobretudo, pelo teu imenso amor.
Que nos caminhos da vida, ao descobrirmos a via-sacra dos homens, recordemos a tua assumida por amor, para podermos ser junto deles, presença amiga, ânimo, ajuda, para sermos “cireneus” de todos.
Que tua Mãe, a Senhora das Dores, Mãe de todos os homens, nos ajude e ensine a melhor maneira de dar sentido à dor, à nossa via-sacra, para que possa ser sempre, com esforço e entusiasmo, um caminho de amor, para nosso bem e para bem da humanidade.
Que o Pai aceite, em Ti e Contigo, a nossa via-sacra, as dores e sofrimentos de todos os homens, que queremos fazer nossas, para fazerem parte do caminho do amor.
Não permitas, Senhor, que fiquemos indiferentes às dores, aos sofrimentos e angústias dos homens, para caminharmos com eles, rumo à Vida, à Ressurreição, neste caminho de amor. Ámen.

(Pe Dário Pedroso, S.J.)

Sem comentários: