sábado, 2 de junho de 2012

Milão: Bento XVI convida jovens a superar egoísmo e «tentação do mal»



Dezenas de milhares de pessoas encheram Estádio Giuseppe Meazza, em Milão,

 para festa com o «treinador» da Igreja


Ricardo Perna/Família Cristã | Estádio Giuseppe Meazza, Milão
Milão, Itália, 02 jun 2012 (Ecclesia) – Bento XVI encontrou-se hoje com mais de 70 mil pessoas, sobretudo jovens, no Estádio Giuseppe Meazza, em Milão, aos quais deixou o desafio de “vencer a tentação do mal e fazer sempre o bem”.
“Sede disponíveis e generosos com os outros, vencendo a tentação de vos colocardes a vós mesmos no centro, porque o egoísmo é inimigo da alegria”, disse o Papa durante a visita à cidade do norte da Itália, onde decorre desde quarta-feira o 7.º Encontro Mundial das Famílias (EMF), que tem como tema ‘A família: o trabalho e a festa’, com participantes de mais de 100 países, incluindo Portugal.
Antes do encontro, os participantes ouviram o testemunho de Laura, que recebeu o batismo, a comunhão e o crisma aos 23 anos para “dar um sentido de profundidade à vida”.
No relvado foi colocada a palavra ‘Pietro’ (Pedro) em referência ao primeiro Papa da Igreja Católica.
Giovanni, um dos rapazes presentes no encontro, dirigiu-se a Bento XVI, em nome de todos os participantes: “Queremos dizer-te que tu és para nós o maior campeão e também o treinador da imensa equipa que é a Igreja”.
O Papa afirmou que o encontro com os mais novos constituía uma “grande alegria”, sublinhando que naquele famoso estádio de futebol, também conhecido como San Siro, eram eles os “protagonistas”.
“Digo-vos com força: aspirai aos altos ideais, sede santos”, referiu, frisando que “a santidade é a vida normal do cristão, não é reservado a alguns poucos eleitos, mas aberta a todos”.
Dirigindo-se em particular aos jovens que receberam o sacramento da Confirmação ou se preparam para o fazer, Bento XVI falou nas “coisas fantásticas” que o Espírito Santo faz na vida de cada pessoa, convidando-os a proferir um ‘sim’ “livre e consciente” a Deus.
Depois de ter sido saudado pelas palmas dos presentes, ao chegar ao estádio em automóvel, o Papa ouviu um coro infantil e vários momentos musicais, de animação e testemunho.
Bento XVI elencou os “dons” do Espírito Santo: a sapiência, o intelecto, o conselho, a fortaleza, a ciência, a piedade e o temor de Deus, “que não significa ter medo dele, mas sentir por Ele um profundo respeito e o desejo de fazer sempre a sua vontade”.
O Papa convocou os presentes a “participar sempre com alegria e fidelidade na missa dominical” e a promover a “oração pessoal de todos os dias”.
“Aprendei a dialogar com o Senhor, confia-vos a Ele, contai-lhe as alegrias e preocupações, pedi luz e apoio para o vosso caminho”, observou.
Bento XVI disse aos jovens que Deus os chama a “coisas grandes” todos os dias e deixou um apelo: “Estai abertos àquilo que o Senhor vos sugere e se vos chamar à via do sacerdócio ou da vida consagrada, não digais que não”.
“Não sejais preguiçosos, mas adolescentes e jovens comprometidos, em particular no estudo: é o vosso dever quotidiano e uma grande oportunidade que tendes para crescer”, acrescentou.
Depois do encontro, o Papa seguiu para a sede da arquidiocese milanesa, onde almoça em privado.
À tarde, tem lugar uma reunião com as autoridades civis de Milão, antes da participação, pelas 20h30 (hora local, menos uma em Lisboa), na ‘Festa dos Testemunhos’ inserida no Encontro Mundial das Famílias.
O programa de domingo inclui a celebração da missa, pelas 10h00, no Parque Norte, na periferia da cidade, durante a qual o Papa deve anunciar a sede do próximo encontro.

OC
(Ecclesia)



Sem comentários: