sexta-feira, 8 de junho de 2012

“Não olhamos para as coisas visíveis...”




Ontem celebrámos a solenidade do Corpo de Deus, dizem que pela última vez em dia de quinta-feira. Há muitos séculos que se mantinha este dia, para se comemorar a quinta-feira Santa, em que foi instituída a Eucaristia. Faz parte do cerimonial, a Procissão do Santíssimo Sacramento pelas ruas, o que para nós é motivo de alegria porque juntos fazemos festa à volta do Senhor e uma forma de nos assumirmos e confessarmos que cremos em Cristo ressuscitado, nosso amparo e luz.

Fomos poucos! Somos tão poucos! Temos tanto medo de sermos considerados ridículos, temos vergonha de nos mostrarmos católicos praticantes. Mas... se não praticamos, não somos!

A Procissão saiu da Igreja da Misericórdia, passou pela Rua Direita e Rua da Sé; teve Filarmónica, muitos padres e todos os seminaristas. Sob o Pálio, o Bispo António que levava o Santíssimo Sacramento, ladeado pelos Diáconos Martins do Carmo e Júlio. Duas lanternas à frente e duas atrás a fechar a Procissão.
Ao serviço deste “quadro”, centro de toda a manifestação de glória e louvor ao Senhor que se deu por amor, esteve a Confraria do Santíssimo Sacramento.

A solenidade do Corpo de Deus, vai continuar a celebrar-se enquanto o mundo for mundo. Pouco importa o dia da semana em que isso acontecer “Não olhamos para as coisas visíveis, olhamos para as invisíveis...”, porque estas são eternas.


PASSA UM BOM DIA.

Sem comentários: