sexta-feira, 29 de junho de 2012

PEDRO E PAULO




Quem é Pedro?
Quem é Paulo?


Pedro, um galileu, filho de Jonas, pescador, casado.
De entre todos, foi escolhido por Jesus, para ser apóstolo e primeiro pilar da Igreja que Cristo fundou. Deixou tudo para seguir Jesus; confessou que Jesus era o Cristo, o Messias Filho de Deus; queria tanto viver com o Senhor, que Lhe propôs no Tabor, ficarem em três tendas...; foi ele também que, no Pretório, negou por três vezes conhecer Jesus mas chorou amargamente a sua traição; foi o primeiro a entrar no túmulo vazio. Pedro, humanamente fraco e forte pela graça do Espírito, é o chefe da Igreja de Cristo Ressuscitado, a Igreja Católica, que hoje fazemos memória.

Paulo, jovem cidadão romano, defensor do judaísmo, formado na escola de Gamaliel na Lei de Deus, perseguia de morte os cristãos que, após a Ressurreição de Cristo e a Sua Ascensão ao céu, formaram e viviam em comunidades cristãs. Numa destas perseguições a caminho de Damasco, Jesus chama-o e Paulo cai do cavalo, convertendo-se! Foi destinado à missão de evangelizar os gentios, aqueles que nunca tinham ouvido falar de Deus. Tornou-se o segundo pilar da Igreja de Cristo por proclamar o Kerygma a todos os povos.

Cada um de nós tem um pouco da fraqueza destes dois apóstolos, porque já negámos muitas vezes a Cristo nas omissões e maus exemplos, como já murmurámos e perseguimos irmãos por pertencerem a este ou aquele movimento, ou terem ideias diferentes das nossas … Cada um sabe o que faz!

Hoje a Igreja Católica, Apostólica, Romana faz Festa a estas duas colunas, base da nossa cristandade. Vamos pedir a intercessão de Pedro e Paulo para que nos assemelhemos a eles quanto à flexibilidade do seu coração, deixando-nos inundar pela acção do Espírito de Cristo Ressuscitado.



TEM UM DIA ALEGRE

EM COMUNHÃO COM PEDRO E PAULO


(A propósito da homilia do Diácono Martins do Carmo)



Rosquilhas de S. Pedro - Lajes do Pico








Sem comentários: