sexta-feira, 1 de junho de 2012

O PAPA CHEGOU A MILÃO!


Família: Bento XVI lembra os que foram atingidos 

pela crise económica


Primeiro discurso do Papa no Encontro Mundial de Milão pede generosidade para vítimas do terramoto na Itália


CTV | 7.º Encontro Mundial das Famílias, Milão
Milão, Itália, 01 jun 2012 (Ecclesia) – Bento XVI lembrou hoje em Milão, no norte de Itália, todos os que “têm necessidade de ajuda e conforto”, aludindo às “várias preocupações” das famílias contemporâneas, sobretudo as “mais atingidas pela crise económico-financeira”.
“Que não falte a nenhum destes nossos irmãos e irmãs o interesse solidário e constante da coletividade”, disse, na sua primeira intervenção por ocasião da visita à cidade italiana, onde decorre o 7.º Encontro Mundial das Famílias (EMF).
O Papa dirigiu-se em particular às “pessoas sós ou em dificuldade, aos desempregados, aos doentes, aos presos, a quantos estão privados de uma casa ou do indispensável para viver uma vida digna”.
O EMF 2012 tem como tema ‘A família: o trabalho e a festa’, com participantes de mais de 100 países, incluindo Portugal.
A primeira intervenção de Bento XVI recordou ainda as vítimas dos terramotos no nordeste de Itália, onde 23 pessoas morreram e 14 mil ficaram desalojadas.
O Papa elogiou a Igreja Católica e a sociedade civil por terem reagido “imediatamente” em socorro das populações, convidando, como fizera esta quarta-feira, “a uma generosa solidariedade”.
O discurso falou da família como "principal património da humanidade" e base do "verdadeiro bem-estar".
Bento XVI chegou esta tarde aeroporto de Milão, cerca de 580 km a norte de Roma, pouco depois das 17h00 locais (menos uma em Lisboa), seguindo para a Praça da Catedral, onde se dirigiu pela primeira vez à população, depois de ter sido saudado por milhares de pessoas ao longo do trajeto, feito em automóvel.
O Papa foi acolhido pelo arcebispo local, cardeal Angelo Scola, bem como por várias autoridades religiosas, políticas e civis, às quais agradeceu a “colaboração oferecida” para os vários momentos desta visita.
Diante da Catedral milanesa, Bento XVI disse que o monumento “convida a olhar para o alto, para Deus”, sublinhando a vocação de “cruzamento de povos e de culturas”.
“Milão é chamada a redescobrir este seu papel positivo, prenúncio de desenvolvimento e de paz para toda a Itália”, prosseguiu.
O discurso papal, várias vezes interrompido pelas palmas dos presentes, destacou o “profundo sentido eclesial e o sincero afeto de comunhão com o sucessor de Pedro” na comunidade católica da região, elogiando também a “riquíssima história de cultura e de fé”.
“Na clara distinção de papéis e finalidades, a Milão positivamente ‘laica’ e a Milão da fé são chamadas a concorrer para o bem comum”, observou.
Às 19h15 locais, o Papa assiste a um concerto, em sua homenagem, no Teatro La Scala.
Sábado, pelas 10h00, decorre a celebração de laudes, com os padres, religiosos e religiosas da diocese milanesa, na catedral local.
A seguir, Bento XVI desloca-se ao Estádio Giuseppe Meazza, também conhecido como San Siro, para um encontro com jovens.
À tarde, tem lugar uma reunião com as autoridades civis de Milão, antes da participação, pelas 20h30, na ‘Festa dos Testemunhos’ inserida no Encontro Mundial das Famílias.
O programa de domingo inclui a celebração da missa, pelas 10h00, no Parque Norte, na periferia da cidade, durante a qual o Papa deve anunciar a sede do próximo encontro.
Esta é a 28ª visita de Bento XVI a localidades italianas desde o início do seu pontificado, em abril de 2005.

OC


(Ecclesia)

Sem comentários: