sábado, 2 de junho de 2012

Papa em Milão dirige-se aos padres e religiosos



Papa presidiu a encontro de oração na Catedral de Milão,
desejando maior unidade da Igreja







Milão, Itália, 02 jun 2012 (Ecclesia) – Bento XVI pediu hoje em Milão, norte da Itália, que os padres e religiosos da Igreja Católica tenham uma vida de “plena obediência à vontade de Deus”, fazendo “crescer a comunhão eclesial”.

O Papa falava num encontro de oração na catedral da cidade italiana, onde decorre desde quarta-feira o 7.º Encontro Mundial das Famílias (EMF), que tem como tema ‘A família: o trabalho e a festa’, com participantes de mais de 100 países, incluindo Portugal.

“Não há oposição entre o bem da pessoa do sacerdote e a sua missão, pelo contrário, a caridade pastoral é elemento unificador da vida que parte de uma relação cada vez mais íntima com Cristo na oração”, declarou.

Na sua intervenção, Bento XVI destacou a “amorosa obediência de Jesus à vontade do Pai”, no momento da sua morte, e elogiou “o celibato sacerdotal e a virgindade consagrada” como sinais de “caridade pastoral e de um coração indiviso”.

“Apenas e sempre em Cristo se encontra a fonte e o modelo para repetir todos os dias o ‘sim’ à vontade de Deus”, acrescentou.

A intervenção papal conclui-se com apelos à oração pelas vocações, “para mostrar ao mundo a beleza da doação a Cristo e à Igreja” e “renovar as famílias cristãs segundo o desígnio de Deus, para que sejam lugares de graça e de santidade”.

“Olhai para o futuro com confiança”, pediu.

Após a celebração, o Papa visitou em privado a cripta onde se encontram as relíquias de São Carlos Borromeu (1538–1584), cardeal e arcebispo de Milão.

Em seguida, Bento XVI desloca-se ao Estádio Giuseppe Meazza, também conhecido como San Siro, para um encontro com jovens.
À tarde, tem lugar uma reunião com as autoridades civis de Milão, antes da participação, pelas 20h30 (menos uma em Lisboa), na ‘Festa dos Testemunhos’ inserida no Encontro Mundial das Famílias.

O programa de domingo inclui a celebração da missa, pelas 10h00, no Parque Norte, na periferia da cidade, durante a qual o Papa deve anunciar a sede do próximo encontro.

Esta é a 28ª visita de Bento XVI a localidades italianas desde o início do seu pontificado, em abril de 2005.

OC
(Ecclesia)


Sem comentários: