quarta-feira, 26 de março de 2008

ATÉ JÁ!


Caros Amigos



Por uns dias vou ausentar-me da minha Ilha. Logo, logo, se Deus quiser, estarei de novo aqui!
Durante este Tempo vou dedicar-me à leitura do Livro dos Actos dos Apóstolos, que é o Livro que me vai contar, passo a passo, o que aconteceu com os Apóstolos e Maria, nossa Mãe – a primeira Comunidade Cristã - depois da Ascensão de Jesus ao Céu.


Estaremos unidos num só coração e numa só alma, tal como eles, se vocês me acompanharem nesta leitura. Valeu?


Até um dia, se Deus quiser!





CONTINUAMOS NO TEMPO PASCAL


4ª Feira da oitava da Páscoa
Palavra, Conversão e Anúncio!


Liturgia do Dia

Livro dos Actos dos Apóstolos 3,1-10.
Salmo 105(104),1-2.3-4.6-7.8-9.
Evangelho segundo S. Lucas 24,13-35.

Destacamos na Liturgia de Hoje, a narração da Aparição de Jesus aos discípulos de Emaús, segundo S. Lucas, referenciando os pontos que considero essenciais para a nossa caminhada de cristãos - Palavra/Catequese que leva à Conversão e nos impele a Anúnciar/ Evangelizar:

-“ Nesse mesmo dia, dois dos discípulos iam a caminho de uma aldeia chamada Emaús…
- Jesus e pôs-se com eles a caminho…
- E, começando por Moisés e seguindo por todos os Profetas, explicou-lhes, em todas as Escrituras, tudo o que lhe dizia respeito.
- E, quando se pôs à mesa, tomou o pão, pronunciou a bênção e, depois de o partir, entregou-lho. Então, os seus olhos abriram-se e reconheceram-no…
- … voltaram imediatamente para Jerusalém e encontraram reunidos os Onze e os seus companheiros, que lhes disseram: «Realmente o Senhor ressuscitou…”.

......................

Como complemento transcrevo um texto de São José Maria Escriva de Balaguer (1902-1975), padre, fundador Homilia, in «Amigos de Dios».


«Fica connosco»

"Os dois discípulos encontravam-se em Emaús. Tinham uma aparência comum, como a de tantas outras pessoas que por aquelas paragens passavam. E foi aí que, com toda a naturalidade, Jesus lhes apareceu e com eles caminhou, entabulando uma conversa que os fez esquecer o cansaço […]. Jesus ia no caminho. Senhor, como Tu és grandioso! Comoves-me por condescenderes em caminhar connosco, em procurar-nos nesta nossa labuta de todos os dias. Senhor, concede-nos a simplicidade do espírito. Dá-nos um olhar puro, uma inteligência clara para podermos compreender-Te quando nos apareces sem qualquer marca exterior de glória.Ao chegarem ao burgo, o trajecto termina e, sem se darem conta de que foram feridos no mais profundo do seu coração pela palavra e pelo amor de Deus feito homem, os dois discípulos lamentam que Ele Se vá embora. Porque Jesus despede-Se deles, fazendo «menção de seguir para diante». Nosso Senhor nunca se impõe. Depois de termos entrevisto a pureza do amor que nos pôs na alma, Ele quer que O chamemos de livre vontade. Devemos pois retê-Lo com todas as nossas forças, e pedir-Lhe : «Fica connosco, pois a noite vai caindo e já o dia já está no ocaso, começa a fazer-se noite».Somos assim: sempre pouco audazes, talvez por falta de sinceridade, ou por pudor. No fundo pensamos : Fica connosco, porque as trevas cercam a nossa alma e só Tu és a luz, só Tu podes acalmar esta sede que nos consome […] E Jesus fica connosco. Abrem-se-nos os olhos como se abriram a Cléofas e ao companheiro, no momento em que Cristo parte o pão ; e ainda que de novo Ele desapareça da nossa vista, nós seremos capazes de nos pôr ao caminho – começa a fazer-se noite – para falar d’Ele aos outros, porque a alegria não cabe num coração só. "


terça-feira, 25 de março de 2008

CONVERSÃO, FRUTO DA RESSURREIÇÃO



¿Por qué lloras? ¿A quién buscas?


¡¡¡ JESUCRISTO HA RESUCITADO. ALELUYA. ALELUYA!!!


As leituras de hoje, exortam-nos à Conversão, fruto da Ressurreição de Jesus.

Aos seus Apóstolos – que também somos nós, os cristãos -, Jesus manda que eles anunciem por todo o mundo, esta Boa Notícia, que é: VERDADEIRAMENTE, CRISTO RESSUSCITOU!

A repercussão desta Catequese ao povo foi a conversão de muitos: mudança de vida/ passagem da vida de pecado para a vida da Graça, por acção do Baptismo no Espírito Santo – como podemos ler no discurso de Pedro, após a Ressurreição de Jesus, em Act 2, 36-41.


Livro dos Actos dos Apóstolos 2,36-41.


“Saiba toda a casa de Israel, com absoluta certeza, que Deus estabeleceu como Senhor e Messias a esse Jesus por vós crucificado.» Ouvindo estas palavras, ficaram emocionados até ao fundo do coração e perguntaram a Pedro e aos outros Apóstolos: «Que havemos de fazer, irmãos?» Pedro respondeu-lhes: «Convertei-vos e peça cada um o baptismo em nome de Jesus Cristo, para a remissão dos seus pecados; recebereis, então, o dom do Espírito Santo. Na verdade, a promessa de Deus é para vós, para os vossos filhos, assim como para todos os que estão longe: para todos os que o Senhor nosso Deus quiser chamar.» Com estas e muitas outras palavras, Pedro exortava-os e dizia-lhes: «Afastai-vos desta geração perversa.»
Os que aceitaram a sua palavra receberam o baptismo e, naquele dia, juntaram-se a eles cerca de três mil pessoas.”

................

O Evangelho apresenta-nos a Conversão de Maria Madalena, porque chorava a morte de Jesus, quando Ele já havia Ressuscitado. Mas quando Jesus lhe falou, ela creu. Depois, Jesus mandou-a Anunciar a Boa Nova – Kerigma – aos irmãos.


Primeiro, irmãos, temos que nos converter, crer. Depois anunciar a Boa Nova aos irmãos.
É esta a missão que o Senhor dá a cada um de nós, cristãos, a partir de HOJE.


Evangelho segundo S. João 20,11-18.


"Maria estava junto ao túmulo, da parte de fora, a chorar. Sem parar de chorar, debruçou-se para dentro do túmulo, e contemplou dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha estado o corpo de Jesus, um à cabeceira e o outro aos pés. Perguntaram-lhe: «Mulher, porque choras?» E ela respondeu: «Porque levaram o meu Senhor e não sei onde o puseram.» Dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus, de pé, mas não se dava conta que era Ele. E Jesus disse-lhe: «Mulher, porque choras? Quem procuras?» Ela, pensando que era o encarregado do horto, disse-lhe: «Senhor, se foste tu que o tiraste, diz-me onde o puseste, que eu vou buscá-lo.» Disse-lhe Jesus: «Maria!» Ela, aproximando-se, exclamou em hebraico: «Rabbuni!» que quer dizer: «Mestre!» Jesus disse-lhe: «Não me detenhas, pois ainda não subi para o Pai; mas vai ter com os meus irmãos e diz-lhes: 'Subo para o meu Pai, que é vosso Pai, para o meu Deus, que é vosso Deus.'» Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: «Vi o Senhor!» E contou o que Ele lhe tinha dito.

Palavra da Salvação.

segunda-feira, 24 de março de 2008

CRISTO VENCEU A MORTE! VIVE NO MEIO DOS HOMENS!

No tengáis miedo
¡¡¡Jesucristo ha resucitado, aleluya, aleluya!!!

CRISTO VIVO NO MEIO DOS HOMENS


- Aparições de Jesus Ressuscitado : Mt 28 e 1Cor 15, 3-8.


* a Maria Madalena, Jo 20,11-29 t ;

* aos discípulos de Emaús, Lc 24,13-33;

* a Simão: Lc 24,34;

* aos Apóstolos, Jo 20,19-23;

* a Tomé, Jo 20, 24-29 /Jo 21,24;

* aos Apóstolos, no lago de Tiberíades, Jo 21,1”+ ; Mt 28, 16-20…


Transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo recebi: Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras. Foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Apareceu a Cefas, e depois aos Doze. Em seguida, apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez, a maioria dos quais ainda vive, enquanto alguns já adormeceram. Posteriormente, apareceu a Tiago, e, depois a todos os apóstolos. Em último lugar, apareceu também a mim como a um abortivo.” 1Cor 15, 3-8.

.............
A ASTÚCIA DOS CHEFES JUDAICOS
É interessante reparar que os sumos sacerdotes e anciãos que pagaram 30 moedas, condenaram injustamente e mataram Jesus, são os mesmos que pediram a Pilatos que montasse uma guarda forte ao túmulo onde fora enterrado Jesus para que os seus não roubassem o corpo – aí não havia dúvida de que estava bem guardado!
Por outro lado não se viam pela rua os discípulos de Jesus, porque estavam todos com medo e trancados no Cenáculo…; eram pescadores, ignorantes, tinham-No abandonado, negado, vendido…
E a guarda, não estava lá, no seu posto?

Vamos ler:
"...Jesus disse-lhes (às mulheres que encontraram o túmulo vazio): «Não temais. Ide anunciar aos meus irmãos que partam para a Galileia. Lá me verão.»
Enquanto elas iam a caminho, alguns dos guardas foram à cidade participar aos sumos sacerdotes tudo o que tinha acontecido! Eles reuniram-se com os anciãos; e, depois de terem deliberado, deram muito dinheiro aos soldados, recomendando-lhes: «Dizei isto: 'De noite, enquanto dormíamos, os seus discípulos vieram e roubaram-no.’ E, se o caso chegar aos ouvidos do governador, nós o convenceremos e faremos com que vos deixe tranquilos.» Recebendo o dinheiro, eles fizeram como lhes tinham ensinado.
E esta mentira divulgou-se entre os judeus até ao dia de hoje". Mt 28, 11-15.

domingo, 23 de março de 2008

VERDADEIRAMENTE CRISTO RESSUSCITOU!

CRISTO RESSUSCITOU! ALELUIA! ALELUIA!

sábado, 22 de março de 2008

VIGÍLIA PASCAL

O TÚMULO ESTÁ VAZIO!
Mt 28, 1-10


Para esta NOITE, a espiritualidade cristã centra-se na comunicação com o Ressuscitado, Cristo que venceu a morte! Este é na verdade “O dia que o Senhor fez!”

Jesus PASSOU fazendo o bem e lutando pela liberdade das pessoas – incluindo também eu e tu – que o mataram numa cruz.

Por nosso amor, Cristo ENTREGOU-SE! E Deus RESSUSCITOU-O!


“Por nosso amor, Cristo obedeceu até à morte e morte de cruz.
Por isso Deus O exaltou e Lhe deu um nome que está acima de todos os nomes.”

Precónio Pascal


(Pregão que anuncia a todos, a alegria da Páscoa; alegria do céu e da terra, da Igreja e dos cristãos. Esta alegria provém da Vitória de Cristo sobre as trevas, o pecado. O seu tema é a História da Salvação resumida em poema. Encontram o texto completo no Missal Dominical.)


“Alegre-se a terra, inundada pela nova luz;
o esplendor do Rei destruiu as trevas,
destruiu as trevas, as trevas do mundo.

Esta é a Páscoa
em que é imolado o Cordeiro.

Esta é a noite
em que libertastes nossos pais da escravidão do Egipto.

Esta é a noite
Que nos salva da escravidão do mal.

Esta é a noite
Em que Cristo venceu a morte e do inferno retorna vitorioso…

Ó noite maravilhosa,
só tu conheces a hora em que Cristo ressuscitou!

…Cristo vosso Filho ressuscitado, ressuscitado, da morte!
AMEN, AMEN, AMEN.”
Aqui, são 1.00 da madrugada. Estamos unidos em espírito, num só coração e numa só alma.
O Senhor , verdadeiramente Ressuscitou! Aleluia,Aleluia!
Boas Festas Pascais para todos.

ESTA NOITE...




ESTA É A NOITE DA
VIGÍLIA PASCAL


A Vigília Pascal, é uma celebração realizada em muitas igrejas cristãs como a primeira celebração oficial da Ressurreição de Jesus.

Historicamente, é durante essa celebração que as pessoas são baptizadas e adultos catecúmenos são recebidos em plena comunhão com a Igreja.
É realizada nas horas de escuridão entre pôr-do-sol no Sábado Santo e o amanhecer da Páscoa. Na Igreja Católica Romana, a Vigília pascal é a mais importante Missa do ano litúrgico, bem como a primeira celebração da Eucaristia, e é marcada pela primeira utilização, desde o Início da Quaresma, do Glória e da palavra "Aleluia", características da liturgia do Tempo Pascal.

A nossa Vigília Pascal

Na tradição católica romana, a Vigília de Páscoa consiste em quatro partes:
1)Breve Lucernário
2)Liturgia da Palavra ou Celebração da Palavra
3)Liturgia Baptismal ou Celebração da Água
4)Liturgia Eucarística ou Celebração da Eucaristia

A vigília começa após o pôr-do-sol no Sábado Santo fora da Igreja, onde o fogo ou fogueira é abençoada pelo celebrante. Este novo fogo simboliza o esplendor do Cristo ressuscitado dissipando as trevas do pecado e da morte.
O Círio pascal é abençoado. Ele será usado em todo o Tempo Pascal, permanecendo na Igreja lembrando a todos, que Cristo é a "luz do mundo e vida". Assim que o círio for aceso segue-se o antigo rito do Lucernário, em que o círio é levado por um padre através da nave da igreja em completa escuridão, parando três vezes ao realizar a aclamação: “Cristo, nossa Luz” ou “Luz de Cristo”, ao qual a assembleia responde "Graças a Deus". O círio prossegue através da igreja. Todos os presentes recebem velas que são acesas no Círio pascal. Como este gesto simbólico representa a "Luz de Cristo" se espalhando por todos, a escuridão é diminuída. Assim que o círio é colocado no seu pedestal, as luzes da igreja são ligadas e apagam-se as velas .
De seguida canta-se o Exultet - também chamada: "Proclamação da Páscoa" ou "pascal Praeconium".
A assembleia retoma os seus lugares e dá-se início à Liturgia da Palavra.
A Liturgia da Palavra é composta por muitas leituras, alternadas por cânticos, salmos e orações.
O Gloria em Excelsis Deo e o Aleluia são cantados pela primeira vez desde antes da Quaresma.

Após a celebração da Liturgia da Palavra, a Água da pia baptismal é solenemente abençoada e os catecúmenos e candidatos à plena comunhão são iniciados na Igreja, pelo Baptismo ou Confirmação. Após a celebração destes sacramentos da iniciação cristã, a assembleia renova os seus votos baptismais e recebe a aspersão da água baptismal.

Segue-se a Oração dos Fiéis.
Depois, a Liturgia da Eucaristia continua como de costume.
De acordo com as rubricas do Missal, a Eucaristia deve terminar antes do amanhecer.

(In: Wikipédia)

SABADO SANTO

EIS O CORDEIRO DE DEUS! EIS AQUELE QUE TIRA OS PECADOS DO MUNDO!

Esta HORA é de silêncio interior:

O que tenho feito da Vida que me deste, Senhor?

Ó JESUS, Ó MEU AMOR
(Cântico do Caminho Neocatecumenal)


Ó Jesus, ó meu amor,
Quanto me amaste, quanto me amaste!



Tu recebeste os espinhos da soberba de mim,
para que eu receba a humildade de ti.
Tu recebeste os açoites da luxúria de mim,
para que eu receba o amor e a pureza de ti.
Tu foste, pela avareza, despojados por mim,
para que eu receba a riqueza de ti.


Ó Jesus, ó meu amor,
Quanto me amaste, quanto me amaste!



Tu foste crucificado por mim,
para que eu receba a salvação de ti.
Tu recebeste a morte por mim,
para que e receba a vida de Ti.
Tu recebeste a sepultura de mim,
para que eu receba a ressurreição de ti.

De mim, Senhor, recebeste o mal, a morte e o pecado,
para que eu de Ti receba só a Ti mesmo.
A mim, a mim Tu te deste.


Ó Jesus, ó meu amor,
Quanto me amaste, quanto me amaste!

SILÊNCIO, O SENHOR ESTÁ MORTO!

JESUS JAZ NO SEPULCRO

Liturgia
Mt 27, 60.62.66


A GUARDA DO TÚMULO

“Depois de sepultarem Jesus, rolaram uma grande pedra para a entrada do sepulcro e selaram-no.
Os sumos sacerdotes e os fariseus foram à presença de Pilatos e pediram-lhe que mandasse vigiar o sepulcro. E colocaram sentinelas para guardarem o Senhor.”
OPTIMISMO NA DOR POR AMOR

Enquanto sucediam estas coisas Jesus permanece morto no sepulcro. É o momento de maior desolação dos Apóstolos, que mal tinham acabado de crer que o seu Mestre estava morto. Não sabemos onde se encontravam neste dia os discípulos do Senhor -só sabemos que João permaneceu junto a Maria ao pé da Cruz até ao final.

Uma dor impossível de descrever tomou conta deles, vendo-se vazios e culpados. Por outro lado, ainda estavam afectados pelo medo de tudo quanto se tinha passado: de O terem deixado só no Getsemani; Pedro por que O negara…, os outros, se não por palavras, também o haviam negado por obras - como explica S. João, estavam escondidos por medo dos judeus.

Os sacerdotes e os fariseus, depois de terem condenado de Jesus, até conseguiram que Pilatos pusesse à sua disposição soldados para guardar o sepulcro.
Pertencer Àquele homem crucificado e morto, era perigoso nesse momento, por isso, o melhor era esconder-se…

Mas nem todos se acobardaram: “Nicodemos e José de Arimatéia -discípulos ocultos de Cristo - intercedem por ele valendo-se dos altos cargos que ocupam. Na hora da solidão, do abandono total e do desprezo..., então, dão a cara "audacter" (Mc XV, 43)...: valentia heróica! Quando todo o mundo os abandona e despreza..., eles serviam!”

Apesar de tudo, foram recuperados por acção da Graça, souberam dar toda a sua vida para que se estendesse no mundo o Reino de Cristo. Nós também desejamos ser-Lhe sempre fieis. Pedimos-Lhe fortaleza, lealdade, para os momentos de cobardia e medo, que aí virão: não somos perfeitos, e por isso lhe dizemos:


Perdão, Senhor! ¡ Ajuda-me mais, que quero ser-te sempre fiel!


A dor dos pecados, a dor por ter ofendido a Deus, é verdadeira dor, mas não é uma dor triste. É uma dor optimista, repleta de esperança, porque Deus sabe que é sincera e tem o desejo de não nos afastarmos mais do seu lado: Não depreciarás, Senhor, um coração contrito e humilhado, dizemos no Salmo. Por isso, o momento de dor, é também de paz, de segurança, de optimismo; e imediatamente um momento de gratidão e de alegria.

(Tentei traduzir)

sexta-feira, 21 de março de 2008

SEXTA-FEIRA SANTA

ADOREMOS A CRUZ GLORIOSA
NÓS TE ADORAMOS,Ó CRUZ BENDITA!

POR ELA, RESSUSCITAMOS.
A Cruz Gloriosa! Dia em que a Cruz é o centro da nossa adoração. Porque Jesus Crucificado levou os pecados de todos os homens "...o Senhor fez cair sobre ele, as faltas de todos nós".
• “ Hoje queremos acompanhar Cristo na Cruz.

• Cada um de nós há de ver-se no meio daquela multidão, porque foram os nossos pecados a causa da imensa dor que se abate sobre a alma e o corpo do Senhor.

• E Ele, perfeito Deus e perfeito Homem, deixa-nos agir.

• É justo que sintamos a responsabilidade dos nossos pecados.
É lógico que estejamos muito agradecidos a Jesus.
É natural que procuremos a reparação, porque às nossas manifestações de desamor, Ele responde sempre com um amor total.

• Não deixemos que o Senhor leve a Cruz sozinho. Acolhamos com alegria os pequenos sacrifícios diários.

Digamos sinceramente: Senhor, pecar, nunca mais!

JESUS DE NAZARÉ, REI DOS JUDEUS.



«A minha realeza não é deste mundo; se a minha realeza fosse deste mundo, os meus guardas teriam lutado para que Eu não fosse entregue às autoridades judaicas; portanto, o meu reino não é de cá.»

Disse-lhe Pilatos: «Logo, Tu és rei!» Respondeu-lhe Jesus: «É como dizes: Eu sou rei! Para isto nasci, para isto vim ao mundo: para dar testemunho da Verdade. Todo aquele que vive da Verdade escuta a minha voz.»
Junto à cruz de Jesus estavam, de pé, sua mãe e a irmã da sua mãe, Maria, a mulher de Clopas, e Maria Madalena. Então, Jesus, ao ver ali ao pé a sua mãe e o discípulo que Ele amava, disse à mãe: «Mulher, eis o teu filho!» Depois, disse ao discípulo: «Eis a tua mãe!» E, desde aquela hora, o discípulo acolheu-a como sua.
Jesus disse: «Tudo está consumado.» E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
Jo 18,1-40.19,1-42.
“Maria, com a sua presença discreta e silenciosa, acompanha muito de perto o seu Filho, em profunda união de oração, de sacrifício e de entrega.
Uma vez mais Maria diz SIM à vontade do Deus!”

JESUS É FLAGELADO

JESUS HUMILHOU-SE
- EM VEZ DE NÓS –
PORQUE NOS AMA.



SOFREU, PARA QUE FOSSEM APAGADOS
OS NOSSOS PECADOS…
- Os pecados dos que conduziram Cristo à morte, não é exagerado dizê-lo, parecem-se aos nossos: passividade, cobardia, orgulho, falsidade, desconsideração, preconceito, crueldade, desprezo, etc. e o amor de Deus que se entrega perdoando é sempre actual…

* Por acaso não caímos na preguiça, tal como os discípulos que dormiam enquanto Jesus rezava no Monte das Oliveiras?
* Por acaso não caímos na cobardia e no respeito humano como Pedro, Príncipe dos Apóstolos que negou conhecer Jesus?
* Por acaso não caímos na dubieza, ao querermos ficar bem com todos, ou pôr culpas em cima dos outros, como Pilatos?
* Por acaso, também não nos enganamos a nós mesmos e aos outros, premeditadamente para desculpar os nossos erros, como os que enganando e mentindo, acusaram Cristo?

JESUS, FILHO DE DEUS VIVO, TEM PIEDADE DE MIM, QUE SOU PECADOR!

quinta-feira, 20 de março de 2008

PÁRA. PENSA!

CADA DIA É QUINTA FEIRA SANTA

"Hoje é o dia em que celebramos a entrega incondicional de Jesus por nosso amor. Ele tinha anunciado que daria a Sua Vida: ninguém lha tiraria porque era Ele quem a dava (Jo 10,18).

Entregando-nos o seu corpo e sangue, Jesus antecipou voluntariamente o sacrifício da cruz. E, se amanhã somos chamados a recordar o sofrimento físico, o derramamento do sangue de Cristo, hoje somos confrontados com o seu acto livre e soberano de nos salvar.
E convidados ao silencio amoroso e contemplativo até que Ele ressurja da morte, de novo livre e vencedor.

Celebramos hoje a instituição da Eucaristia, do mistério do Pão Sagrado que cada dia nos alimenta e dá novas forças no caminho para o Pai. Cada dia é Quinta-feira Santa, porque o Senhor quis entregar aos homens este serviço sublime de repetir o seu gesto salvador (Lc 22,19).

Como distribuidores diários do Pão da Palavra a quase 40.000 leitores do EAQ em língua portuguesa, alegramo-nos por ter sido chamados a este serviço e pelas graças que nos têm sido concedidas através dele. E queremos partilhar essa alegria convosco, porque cada um de vós é apelo a não desistirmos.
Por razões excepcionais de calendário, este ano a Páscoa coincide com a chegada da primavera ao hemisfério norte. Como se o Senhor nos quisesse recordar, mais uma vez, que é Ele a nossa verdadeira Primavera, a promessa fiel de um amor cada dia renovado.

Com os melhores votos para a Páscoa 2008 Alberto, Berta, Fernanda, José, Maria José, Paula (a equipa do EAQ em língua portuguesa) ".

( Transcrevi)
Nota: A toda a equipa de Evangelho Quotidiano o meu muito OBRIGADA pelo envio diário da "mensagem bíblica". Retribuo os amáveis votos de Santa e Alegre Páscoa.

SENHOR, EU CREIO!

"Não vos deixarei orfãos. Eu virei a vós."
“Permanecei em mim, como eu em vós.”
"Permanecei em meu amor."
Jo 14,18;15,4.9

QUINTA FEIRA SANTA

O LAVA-PÉS
* Hoje celebra-se a alegria do que se sabe amado por Deus e ao mesmo tempo é uma Celebração sóbria e dolorosa, porque conhecemos o que custámos a Cristo.
"Enquanto celebravam a ceia, Jesus, sabendo perfeitamente que o Pai tudo lhe pusera nas mãos, e que saíra de Deus e para Deus voltava, levantou-se da mesa, tirou o manto, tomou uma toalha e atou-a à cintura. Depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha que atara à cintura. Chegou, pois, a Simão Pedro. Este disse-lhe: «Senhor, Tu é que me lavas os pés?» Jesus respondeu-lhe: «O que Eu estou a fazer tu não o entendes por agora, mas hás-de compreendê-lo depois.» Disse-lhe Pedro: «Não! Tu nunca me hás-de lavar os pés!» Replicou-lhe Jesus: «Se Eu não te lavar, nada terás a haver comigo.» Disse-lhe, então, Simão Pedro: «Ó Senhor! Não só os pés, mas também as mãos e a cabeça!» Respondeu-lhe Jesus: «Quem tomou banho não precisa de lavar senão os pés, pois está todo limpo. E vós estais limpos, mas não todos.» Ele bem sabia quem o ia entregar; por isso é que lhe disse: 'Nem todos estais limpos'. Depois de lhes ter lavado os pés e de ter posto o manto, voltou a sentar-se à mesa e disse-lhes: «Compreendeis o que vos fiz? Vós chamais-me 'o Mestre' e 'o Senhor', e dizeis bem, porque o sou. Ora, se Eu, o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros.
Na verdade, dei-vos exemplo para que, assim como Eu fiz, vós façais também. " - Jo 13,1-15
“Isto vos mando: amai-vos uns aos outros.” - Jo 15,17

A PÁSCOA DE JESUS



"FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM"



"Com efeito, eu recebi do Senhor o que também vos transmiti: o Senhor Jesus na noite em que era entregue, tomou pão e, tendo dado graças, partiu-o e disse: «Isto é o meu corpo, que é para vós; fazei isto em memória de mim». Do mesmo modo, depois da ceia, tomou o cálice e disse: «Este cálice é a nova Aliança no meu sangue; fazei isto sempre que o beberdes, em memória de mim.» Porque, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha." 1Cor 11, 23-26

quarta-feira, 19 de março de 2008

QUARTA FEIRA SANTA




MISSA CRISMAL
NA SÉ CATEDRAL DE ANGRA
E ILHAS DOS AÇORES
"Esta Missa, que o Bispo concelebra com o seu presbitério, deve manifestar a comunhão dos presbíteros com o seu Bispo.
Convém, por isso, que na medida do possível, todos os presbíteros nela tomem parte... Para melhor significar esta unidade do presbitério da diocese, os presbíteros que concelebram com o seu Bispo devem ser das várias regiões da diocese.

Nesta Missa, o Bispo benze o Óleos dos catecúmenos e dos enfermos – destinados às unções do Baptismo e da Confirmação. É este um rito próprio do Bispo, como sucessor dos Apóstolos e o primeiro servidor da Igreja local.
Através dos Santos Óleos por ele benzidos nesta Missa Crismal e pelos sacerdotes levados para todas as paróquias, o Bispo “fundamento da unidade da sua Diocese”, estará presente ao Baptismo, à Confirmação e à Unção dos Enfermos.

Unidos no único Sacerdócio de Jesus Cristo, Bispos e sacerdotes são, simples instrumentos, “servos do Mistério”.Quem, por intermédio deles, age na Igreja é o Espírito de Jesus, o Espírito Santo.

Renovando, na Missa Crismal, o seu compromisso de serviço à comunidade dos crentes, os sacerdotes reafirmam o seu desejo de fidelidade ao Espírito Santo, que receberam com a imposição das mãos.”

- Do: “Missal Popular Dominical”
>> As cerimónias, na Sé Catedral tem início pelas 20.00 horas.

ANÚNCIO DA TRAIÇÃO DE JUDAS

Judas entrega Jesus

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo S. João - 13,21-30

"Tendo dito isto, Jesus perturbou-se interiormente e declarou: «Em verdade, em verdade vos digo que um de vós me há-de entregar!» Os discípulos olhavam uns para os outros, sem saberem a quem se referia. Um dos discípulos, aquele que Jesus amava, estava à mesa reclinado no seu peito. Simão Pedro fez-lhe sinal para que lhe perguntasse a quem se referia. Então ele, apoiando-se naturalmente sobre o peito de Jesus, perguntou: «Senhor, quem é?» Jesus respondeu: «É aquele a quem Eu der o bocado de pão ensopado.» E molhando o bocado de pão, deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. E, logo após ter comido o bocado de pão, entrou nele Satanás. Jesus disse-lhe, então: «O que tens a fazer fá-lo depressa.» Tendo tomado o bocado de pão, saiu logo. Fazia-se noite.”


* Porque nos recorda a Igreja este acontecimento?

> Para que nos possamos convencer de que:

-> Todos nós, eu e tu, podemos comportar-nos como Judas.
-> Existe demónio e tentação! que também actuam naqueles que seguem Jesus e querem imitá-Lo. Judas era apóstolo e foi tentado; como pessoa livre que era, escolheu o seu caminho, que não era o de Jesus.

-> Só o Senhor nos pode salvar, se lho pedirmos.
Peçamos então ao Senhor coragem, fé e discernimento, para que da nossa parte, não haja traições ao seu Amor.

terça-feira, 18 de março de 2008

MARIA, REDEMPTORIS MATER



MARIA, MULHER DA FÉ !

“Maria, Mãe nossa:
alcança-nos com a tua intercessão poderosa,
uma fé sincera,
uma esperança segura,
um amor ardente.”

TERÇA-FEIRA SANTA

"Não tenhas medo. Crê somente!"


- Durante a sua vida pública, Jesus para realizar milagres pedia uma só coisa: fé.
E contam os Evangelhos que, em muitos lugares, Jesus não realizou prodígios, porque às pessoas
lhes faltava fé.


“…tu(Pedro) darás a tua vida por mim? Eu te asseguro que não cantará o galo, antes de me teres negado três vezes.”


«Olha, Mestre, a figueira que amaldiçoaste secou!» Jesus disse-lhes: «Tende fé em Deus. Em verdade vos digo, se alguém disser a este monte: “Tira-te daí e lança-te ao mar” e não vacilar em seu coração, mas acreditar que o que diz se vai realizar, assim acontecerá.»
Jo 13,21-33.36-38


* Como é a nossa fé? Confiamos plenamente na palavra de Deus?
*
Aproximou-se da figueira, não achando senão folhas (Mt 21, 19). É assim na nossa vida
?

segunda-feira, 17 de março de 2008

ANÚNCIO DA PÁSCOA



CAMINHO NEOCATECUMENAL

Ocorreu ontem, Domingo de Ramos, na Paróquia das Lajes - Ilha Terceira - o Anúncio da Páscoa. O Catequista Lourenço reuniu as três Comunidades do Caminho Neocatecumenal, para nos preparar para o grande dia da Ressurreição de Jesus. Este Jesus que se entregou completa e totalmente para obter do Pai, o perdão dos meus e dos teus pecados, Ressuscitou!

Cremos que também nós ressuscitaremos um dia! E mais, queremos ressuscitar hoje e todos os dias da nossa vida: queremos todos os dias passar da noite para a Luz, do pecado para a vida da Graça...
Senhor, marca-me com fogo o Teu Anúncio da Páscoa!

SEGUNDA FEIRA SANTA





* Em Jerusalém, Jesus passa o dia a ensinar, a fazer milagres, a anunciar a Palavra do Pai. À noite recupera forças em casa de amigos. Hoje, Jesus é convidado para um banquete em casa de Lázaro - aquele que Ele ressuscitou -, amigo de longa data , pertencente a uma família importante, tal como conta, João 12, 1-11:



“Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânea, onde vivia Lázaro, que Ele tinha ressuscitado dos mortos. Ofereceram-lhe lá um jantar. Marta servia e Lázaro era um dos que estavam com Ele à mesa.”



* Maria agradece ao Mestre ter recuperado a vida ao seu irmão:

“Maria ungiu os pés de Jesus com perfume de nardo puro e enxugou-lhos com os seus cabelos.”


* Judas critica-a.

“…e a casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo”


? Quantos se comportam como Judas? Só criticamos, murmuramos e apenas nos interessamos pelas coisas materiais…


“Os sumos sacerdotes decidiram dar a morte também a Lázaro, porque muitos judeus, por causa dele, os abandonavam e passavam a crer em Jesus. “


? De que formas vou percebendo que também eu, sou tentado – tal como eles foram - , pelo
Poder / Prestígio / Inveja / Dinheiro / Orgulho / Egoísmo / Comodismo / Ciúme…? Cada vez nos afastamos mais de Deus; não o queremos na nossa vida, porque só queremos fazer o que nos apetece! Caminhamos a passos largos para a secularização, como está a acontecer em toda a Europa!


Jesus, Filho de Deus Vivo, tem piedade de mim, que sou um pecador!

domingo, 16 de março de 2008

OS ÚLTIMOS PASSOS DE JESUS



OS ÚLTIMOS PASSOS DE JESUS NA TERRA
"...Jesus caminhava à frente, subindo para Jerusalém. Ao se aproximar de Betfagé e Betânia, perto do monte chamado das Oliveiras, enviou dois discípulos, dizendo: Ide ao povoado da frente e, ao entrardes, encontrareis um jumentinho amarrado que ninguém ainda montou: soltando-o, trazei-o. E se alguém vos perguntar por que o soltais, respondereis: "O Senhor precisa dele" . Tendo partido, os enviados encontraram as coisas como ele lhes dissera...
Levaram-no então a Jesus e, estendendo as suas vestes sobre o jumentinho, fizeram com que Jesus montasse. Enquanto ele avançava, o povo estendia as suas próprias vestes no caminho. Já estava perto da descida do monte das Oliveiras, quando a multidão das discípulos começou, alegremente, a louvar a Deus com voz forte por todos os milagres que eles tinham visto. Diziam: "Bendito aquele que vem, o Rei, em nome do Senhor!" - Lc 19, 28-38.

INÍCIO DA SEMANA MAIOR

Domingo de Ramos
ENTRADA VITORIOSA DE JESUS EM JERUSALÉM

Jesus é aclamado Rei


SOFRIMENTO E GLÓRIA

O SEU REINO NÃO É DESTE MUNDO

MORTE E RESSURREIÇÃO

O SEU TRONO É UM BURRINHO

Liturgia do Doming:

- Is 50, 4-7

- Sl 21, 8-9.17-18a.19.23-24

- Fil 2,6-11

- Mt 26, 14-75 ; 27.


sábado, 15 de março de 2008

CHIARA LUBICH MORREU

QUE REPOUSE EM PAZ!


Para esta irmã, cumpriu-se a Promessa que Deus vem anunciando desde o começo do mundo, confirmada por Jesus:


"Sim, esta é a vontade de meu Pai:
quem vê o Filho e nele crê
tem a vida eterna,
e eu o ressuscitarei no último dia".
Jo 6, 40

MENSAGEM DO DIA






Não nos desviemos do verdadeiro caminho




"O Senhor, durante este tempo novo que estamos vivendo, convida-nos a cada momento para nos aproximarmos d’Ele, de forma a não nos desviarmos do verdadeiro caminho.''Eu, o Senhor teu Deus, te ensino coisas úteis, te conduzo pelo caminho em que andas'' (Isaías 48,17b).

É muito fácil nós nos confundirmos, errarmos o caminho, cairmos no buraco e nos perdermos. Somos como as ovelhas: possuímos pouca "visão" e não sabemos caminhar por conta própria. Sozinhos, sem alguém para nos orientar, corremos o risco de nos perder, principalmente quando agimos a partir de nossos sentimentos feridos.

Jesus é o ''Conselheiro Admirável'', e junto d’Ele precisamos permanecer, para que as coisas deste mundo não nos levem a perder de vista as coisas essenciais.

Renovemos hoje a nossa confiança no Senhor, exclamando:Jesus, eu confio em Vós! "


C.N. - Luzia Santiago

RECEITA PARA O TEU CAMINHO DE CRISTÃO

“PENITÊNCIA É CUMPRIRES O TEU DEVER”


"Esta é a receita para o teu caminho de cristão: oração, penitência, trabalho sem descanso, com um cumprimento amoroso do dever. (Forja, 65).

E se agora não te ocorre como responder concretamente aos apelos divinos que se fazem ouvir no teu coração, ouve-me bem.
Penitência é o cumprimento exacto do horário que te fixaste, mesmo que o corpo resista ou a mente pretenda evadir-se com sonhos quiméricos.
Penitência é levantares-te pontualmente.
E também, não deixar para mais tarde, sem motivo justificado, essa tarefa que te é mais difícil ou custosa.
A penitência está em saber compaginar as tuas obrigações relativas a Deus, aos outros e a ti próprio, exigindo-te, de modo que consigas encontrar o tempo necessário para cada coisa.
És penitente quando te submetes amorosamente ao teu plano de oração, apesar de estares cansado, sem vontade ou frio". (Amigos de Deus, 138).
(Transcrevi)

sexta-feira, 14 de março de 2008

CHIARA LUBICH ESTÁ MUITO DOENTE


Agrava-se as condições de saúde da fundadora dos Focolares
ROMA, quinta-feira, 13 de Março de 2008 (ZENIT.org).
- Seguindo sua vontade explícita de «regressar a casa», Chiara Lubich, de 88 anos, fundadora do Movimento dos Focolares, regressou a sua casa, na localidade de Rocca di Papa, próxima a Roma. Suas condições se agravaram, pois os tratamentos que recebeu no hospital não lhe permitiram superar os problemas respiratórios.

Segundo informa o Movimento dos Focolares em um comunicado, «Esta manhã, quis saudar as focolarinas e os focolarinos que iniciaram o Movimento junto a ela», acrescenta.

O Movimento que Chiara Lubich começou em Trento, em 1943, quando tinha 23 anos, alcançou uma difusão mundial (182 países), com mais de dois milhões de adeptos e uma irradiação entre vários milhões de pessoas, dificilmente quantificável.

Mais informação em www.focolare.org

MATAM MAIS UM CRISTÃO

Morte do arcebispo iraquiano: seu corpo foi encontrado hoje


"CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 13 de Março de 2008 (ZENIT.org).

- Bento XVI manifestou em uma mensagem sua profunda dor ao receber a notícia da morte do arcebispo Paulos Farj Rahho, de Mosul dos Caldeus (Iraque), que tinha sido sequestrado no dia 29 de Fevereiro.

Segundo revelou o bispo auxiliar de Bagdad, Dom Shlemon Warduni, o corpo do prelado foi encontrado hoje enterrado, em um lugar que havia sido indicado por telefone pelos sequestradores.

«Infelizmente, a violência mais absurda e injustificada continua abatendo-se sobre o povo iraquiano e em particular sobre a pequena comunidade cristã, da qual o Papa e todos nós nos sentimos especialmente próximos com a oração e a solidariedade neste momento de grande dor», continua explicando o porta-voz do vaticano.

«Esperamos que este trágico evento recorde mais uma vez e com maior força o compromisso de todos e em particular da comunidade internacional pela pacificação de um país tão atormentado», conclui o Pe. Lombardi. "

quinta-feira, 13 de março de 2008

TELEFONES DE EMERGENCIA


Quando a tua fé precisar de ânimo, liga Hebreus 12.

(A fé é um dom de Deus que nos é dado,se lho pedirmos insistentemente com verdade. S. Paulo diz-nos que o Senhor nos educa, tal como nós educamos os nossos filhos. Se incutimos ânimo aos nossos filhos para que cresçam como Homens dignos, por que não entender e aceitar a educação paterna de Deus?)

Portanto, também nós…regeitando todo o fardo e o pecado que nos envolve, corramos com perseverança para o certame que nos é proposto, com os olhos fixos naquele que é o autor e realizador da fé, Jesus, que, em vez da alegria que lhe foi proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha…Considerai, pois, aquele que suportou tal contradição por parte dos pecadores, para não vos deixardes fatigar pelo desânimo…

Vós esquecestes a exortação que vos foi dirigida como a filhos: Meu filho, não despreses a educação do Senhor, não desanimes quando ele te corrige; pois o Senhor educa a quem ama e castiga todo o filho que acolhe. É para vossa educação que sofreis. Deus vos trata como filhos. Qual é, com efeito, o filho cujo pai não educa?...

Quando quiseres meditar nas Bem-Aventuranças, liga Mateus 5, 1-12

( Pegas em cada BA e desenrola-as sem pressa e vê a sua profundidade. São as “normas” de actuação para cada um de nós, cristãos. Procura ajuda nas “notas” da tua Bíblia.)

Bem- aventurados os pobres em espírito,(os despojados, os simples como as crianças…)
Porque deles é o Reino dos Céus.

Bem- aventurados os mansos, ( os humildes, os tolerantes…),
Porque herdarão a terra.

Bem- aventurados os aflitos,
Porque serão cosolados.

Bem- aventurados os que tem fome e sede de justiça.(os procuram a Palavra para crescerem na fé…)
Porque serão saciados.

Bem- aventurados os misericordiosos
,(os que sabem perdoar sempre, mesmo ao inimigo…)
Porque alcançarào misericórdia.

Bem- aventurados os puros de coração,(os que se converteram; aceitaram no coração o Espírito de Deus…)
Porque verão a Deus.

Bem- aventurados os que promovem a paz,(de Cristo, na tua casa, no trabalho, na comunidade…)
Porque serão chamados filhos de Deus.

Bem- aventurados os que são perseguidos por causa da justiça,
Porque deles é o Reino dos Céus.

Bem- aventurados sois, quando vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por causa de mim.
Alegrai-vos e regozijai-vos, porque será grande a vossa recompensa nos céus..."

quarta-feira, 12 de março de 2008

VOLTAMOS À PERSEGUIÇÃO E MORTE DOS CRISTÃOS!



PERSEGUIÇÃO E MORTE AOS CRISTÃOS: VOLTAMOS AO SÉC I?

Filipinas

"KONIGSTEIN, terça-feira, 11 de Março de 2008 (ZENIT.org).

O bispo Angelito Lampon, vigário apostólico da ilha de Jolo (Filipinas), explicou que tanto ele como os demais clérigos e religiosos de Jolo estão sob a protecção de militares, após os assassinatos e sequestros de colaboradores eclesiais ocorridos nos últimos anos.

Por esta razão, ele pede a seus irmãos católicos do mundo inteiro que rezem pela Igreja de Jolo, para que, «apesar das circunstâncias externas, esta tenha a força e o valor de prosseguir seu caminho».

O bispo explica que os abusos, em parte graves, de violência e de hostilidade que se manifestam na vida quotidiana, não cessam. São frequentes casos como o de uma mãe muçulmana que, após varrer a frente de sua casa, espalha o lixo em frente da casa de um vizinho cristão. O bispo também foi objecto de insultos e inclusive cuspiram nele na rua enquanto passava com o hábito.

Não obstante, entre os muçulmanos, que representam 97% da população da ilha, também há quem mantém boas relações com os cristãos pelos numerosos projectos que estes colocaram em andamento e dos que também «se beneficiam nossos irmãos muçulmanos».

A Igreja é especialmente activa nos âmbitos da educação, da saúde, da moradia e da concessão de micro-créditos. Segundo revela o bispo, graças à iniciativa da Igreja, foram construídas mais de 3.000 casas populares para pessoas carentes na ilha de Jolo.

O vicariato de Jolo envolve a província de Sulu (sul das Filipinas) e mais de 450 das Ilhas Tawitawi. Nesta região maioritariamente muçulmana, os católicos representam pouco mais de 3% da população.
As ilhas de Jolo e Basilan são lugares de deslocamento dos militantes de Abu Sayaf, que se autodenominam guerreiros do Islão, enquanto a comunidade internacional e a população filipina os consideram terroristas. "

(Trecho do Documento)
(A "gravura" representa a morte de Estêvão por lapidação. Ocorreu no século I, condenado pelo crime de ser cristão. )

AMOR GRATUITO




Como amar pessoas difíceis?


Não existe solução fácil para o que é difícil!Entretanto, aqui está um grande segredo para quem quer aprender a amar!

A Sagrada Escritura ensina que não existe grande mérito em amar quem já nos ama, tratar bem a quem nos trata bem e assim por diante!

Por isso, pessoas difíceis, são um grande achado para treinarmos amor gratuito; daqueles que a gente já sabe que, pondo-o em prática, jamais seremos recompensados; e ai está uma grande porta para nosso crescimento pessoal e espiritual.

Quando amamos de graça, assemelhamo-nos ao Amor de Cristo!Quem ama assim, torna-se forte interiormente, aprende a não se abalar com as decepções e amadurece afectivamente, pois desenvolve a habilidade de desejar mais amar que ser amado!


Coragem! Só é feliz quem ama assim!
Você concorda comigo?

· Canção Nova: Ricardo Sá

terça-feira, 11 de março de 2008

O ESCANDALO DA CRUZ!

O "LIVRO"



“O espanto é a fonte aonde os filósofos vão buscar o seu grande saber.
Eles conhecem e contemplam os prodígios da natureza, como por exemplo os tremores de terra, os trovões […], os eclipses do sol e da lua; e, tocados por essas maravilhas, vão à procura das respectivas causas.
E assim, por via de pacientes buscas e prolongadas investigações, chegam a um saber e a uma subtileza notáveis, a que os homens chamam “filosofia natural”.

Existe, contudo, outra forma mais elevada de filosofia, que se encontra acima da natureza, e à qual se chega igualmente pelo espanto: a filosofia dos cristãos.
Não há dúvida de que, de tudo o que caracteriza a doutrina cristã, é particularmente extraordinário e maravilhoso que o Filho de Deus tenha consentido, por amor ao homem, em ser crucificado e em morrer na cruz. […]

Não é espantoso que Aquele por quem temos de ter maior temor respeitoso tenha sentido um medo tal, que suou água e sangue? […]
Não é espantoso que Aquele que dá a vida a todas as criaturas tenha sofrido morte tão ignóbil, cruel e dolorosa?

Assim, aqueles que se esforçam, de coração aberto e fé sincera, por meditar e admirar este livrotão extraordinário que é a cruz atingirão um saber mais fecundo que muitos outros que estudam e meditam quotidianamente nos livros vulgares.
Para um verdadeiro cristão, este livro é um objecto de estudo suficiente para todos os dias da sua vida.”

(De: São João Fisher (c. 1469-1535), bispo, mártir - Sermão para Sexta-Feira Santa)

segunda-feira, 10 de março de 2008

TELEFONES DE EMERGENCIA


- Quando sentires necessidade de pedir perdão a Deus, liga o Salmo 51 (50)

( Este salmo expressa bem o nosso estado de alma, quando assumimos que pecámos e queremos pedir perdão a Deus.)


“Tem piedade de mim, ó Deus, por vosso amor!
Pela vossa grande misericórdia, apagai os meus pecados.
Lavai-me de toda a iniquidade e purificai-me de todas as faltas.

Porque eu reconheço os meus pecados
E tenho sempre diante de mim as minhas culpas.
Pequei contra vós, só contra vós, e fiz o mal diante dos vossos olhos.”

Criai em mim um coração puro e fazei nascer dentro de mim um espírito firme.
Dai-me de novo a alegria da vossa salvação…

Sacrifício agradável a Deus é o espírito arrependido;
Nào desprezareis, Senhor, um espérito humilhado e contrito." ...



- Quando quiseres escutar a resposta do Senhor ao teu pedido de perdão, liga Lc 15, 4-7 ou o v. 11 ss

(Antes de pedires perdão, o Senhor já está à tua espera de braços abertos para te acolher)

A Ovelha perdida – “Qual de vós, tenddo cem ovelhas e perder uma, não abandona as noventa e nove no deserto e vai em busca daquela que se perdeu, até encontrá-la? E achando-a, alegre a coloca sobre os ombros e, de volta para casa, convoca os amigos e os vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida!
Eu vos digo que do mesmo modo haverá mais alegria no céu por um só pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento.”

CORAÇÕES AO ALTO!

UNIDOS NUM SÓ CORAÇÃO E NUMA SÓ ALMA
COM O SANTO PADRE

A propósito do Evangelho de ontem, "Ressurreição de Lázaro", Bento XVI convidou todos os fiéis da Praça de S. Pedro, a uma profissão de fé (e a nós também):

«Sim, Senhor! Nós também cremos, apesar das nossas dúvidas e das nossas escuridões; cremos em vós, porque vós tendes palavras de vida eterna; queremos crer em vós, que nos dais uma esperança confiável de vida muito além da vida, de vida autêntica e cheia do vosso Reino de luz e paz».

Amen!

domingo, 9 de março de 2008

UNÇÃO DOS DOENTES



Diocese de Agra e dos Açores


Celebrou-se hoje, em toda a Diocese, o Sacramento da “Unção dos Doentes.

Este Sacramento destina-se a todas os baptizados doentes e foi instituído por Jesus, como se pode ler no Evangelho de Marcos 6,13 e na Carta de Tiago 5, 14-15.

Independentemente da idade, qualquer doente grave se o desejar e estiver preparado, pode receber este Sacramento que transmite a Força e a Alegria do Espírito Santo necessárias para aceitarmos e vivermos melhor a doença, na dimensão dos Sofrimentos de Jesus.


Hoje, o V Domingo da Quaresma foca o tema da Vida – Ressurreição.
A ressurreição do coração aconteceu hoje nesta Celebração, em que o Espírito Santo foi insuflado para dentro do coração de cada doente. Ele quer transformar o desânimo, o medo e a escuridão, em esperança e em vida nova,. Basta que se creia na Palavra de Deus!


Eu respondo como Marta, irmã do ressuscitado Lázaro: “Disse-lhe Jesus: «Eu sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em mim, mesmo que tenha morrido, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá para sempre. Crês nisto?» Ela respondeu-lhe: «Sim, ó Senhor; eu creio que Tu és o Cristo, o Filho de Deus que havia de vir ao mundo.» “ Jo 11, 1-45.
Eu creio nesta verdade: Hoje sou uma mulher “ressuscitada”!
A Celebração foi animada pelo Grupo Coral de Santa Cruz da Ilha Graciosa.

sábado, 8 de março de 2008

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Viva a Mulher!


Todos nascemos iguais em tudo: em direitos, oportunidades e deveres.

Hoje, o meu olhar de solidariedade vai para:

As Mães Refugiadas,

sem Pátria;

com fome;

doentes;

sem marido, família, amigos.

As Emigrantes,
sem trabalho;

marginalizadas,

violadas,

maltratadas,

injustiçadas...

Para ti, minha Irmã, que contiuas lutando pela Vida, o meu ABRAÇO!

TELEFONES DE EMERGÊNCIA



- Quando quiseres louvar a Deus pelas suas maravilhas,


liga Daniel 3.


(Agradecer a Deus tudo quanto Ele criou para TODOS nós, porque nos ama infinitamente)

“Bendito és tu Senhor, Deus dos nossos pais,
Digno de louvor e glória para sempre.


Vós, todas as obras do Senhor, bendizei o Senhor:
Louvai-o e exaltai-o para sempre.

Sol e lua…estrelas do céu…chuvas e orvalhos…ventos…fogo e calor, bendizei o Senhor:
Louvai-o e exaltai-o para sempre.

Gelo e frio…orvalhos…noites e dias…mares e peixes, bendizei o Senhor:
Louvai-o e exaltai-o para sempre.

Pássaros do céu…todos os animais…, bendizei o Senhor:
Louvai-o e exaltai-o para sempre.

Que a terra bendiga o Senhor: Que ela o louve e o exalte para sempre.

E vós, ó filhos dos homens, bendizei o Senhor:
Louvai-o e exaltai-o para sempre.”

– Dn 3, 51-83.


- Quando te sentires só e com medo, liga o Salmo 23 (22).

( Quem não conhece o salmo do “O bom Pastor”? Se creres em Deus, deixa-te conduzir por Ele, porque Ele é que sabe qual é o melhor Caminho para cada um de nós.)

O Senhor é o meu pastor, nada me falta.

Em verdes pastagens me faz repousar.

Para as águas tranquilas me conduz e restaura as minhas forças;
Ele me guia por caminhos justos, por causa do seu nome.

Ainda que eu caminhe por um vale tenebroso, nenhum mal temerei,
pois estás junto a mim; teu bastão e teu cajado me tranquilizam.

…Sim, felicidade e amor me seguirão
Todos os dias da minha vida"
.”

DESTE-NOS TUDO!

Obrigado, Senhor por tanta maravilha!
Tudo criaste para nós, os homens
"...deste-lhe poder sobre a obra das vossas mãos,
tudo submetestes a seus pés..."
Senhor, nosso como Tu és Ünico!

sexta-feira, 7 de março de 2008

TELEFONES DE EMERGÊNCIA



Recebi esta ideia de um amigo e vou passá-la para ti ao longo de alguns dias, apenas acrescentando-lhe os textos bíblicos, porque por vezes precisamos numa emergência, de ter à mão uma Luz divina. E nada melhor do que a Palavra de Deus.

- Quando estiveres triste, liga João 14

Jesus diz-te:

Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. (naquilo que te vou dizer:) Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se não fosse assim, eu vos teria dito, pois vou preparar-vos um lugar, e quando eu me for e vos tiver preparado um lugar, virei novamente e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também.” – Jo 14, 1-3 ss


- Quando estiveres cansado, liga Mateus 11

Jesus diz-te:

Vinde a mim todos o que estais cansados sob o peso do vosso fardo e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas, pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” ( porque é Jesus quem carrega com os nossos problemas). – Mt 11, 28-30

(Da Bíblia Sagrada)