quarta-feira, 19 de março de 2008

QUARTA FEIRA SANTA




MISSA CRISMAL
NA SÉ CATEDRAL DE ANGRA
E ILHAS DOS AÇORES
"Esta Missa, que o Bispo concelebra com o seu presbitério, deve manifestar a comunhão dos presbíteros com o seu Bispo.
Convém, por isso, que na medida do possível, todos os presbíteros nela tomem parte... Para melhor significar esta unidade do presbitério da diocese, os presbíteros que concelebram com o seu Bispo devem ser das várias regiões da diocese.

Nesta Missa, o Bispo benze o Óleos dos catecúmenos e dos enfermos – destinados às unções do Baptismo e da Confirmação. É este um rito próprio do Bispo, como sucessor dos Apóstolos e o primeiro servidor da Igreja local.
Através dos Santos Óleos por ele benzidos nesta Missa Crismal e pelos sacerdotes levados para todas as paróquias, o Bispo “fundamento da unidade da sua Diocese”, estará presente ao Baptismo, à Confirmação e à Unção dos Enfermos.

Unidos no único Sacerdócio de Jesus Cristo, Bispos e sacerdotes são, simples instrumentos, “servos do Mistério”.Quem, por intermédio deles, age na Igreja é o Espírito de Jesus, o Espírito Santo.

Renovando, na Missa Crismal, o seu compromisso de serviço à comunidade dos crentes, os sacerdotes reafirmam o seu desejo de fidelidade ao Espírito Santo, que receberam com a imposição das mãos.”

- Do: “Missal Popular Dominical”
>> As cerimónias, na Sé Catedral tem início pelas 20.00 horas.

Sem comentários: