sábado, 22 de março de 2008

ESTA NOITE...




ESTA É A NOITE DA
VIGÍLIA PASCAL


A Vigília Pascal, é uma celebração realizada em muitas igrejas cristãs como a primeira celebração oficial da Ressurreição de Jesus.

Historicamente, é durante essa celebração que as pessoas são baptizadas e adultos catecúmenos são recebidos em plena comunhão com a Igreja.
É realizada nas horas de escuridão entre pôr-do-sol no Sábado Santo e o amanhecer da Páscoa. Na Igreja Católica Romana, a Vigília pascal é a mais importante Missa do ano litúrgico, bem como a primeira celebração da Eucaristia, e é marcada pela primeira utilização, desde o Início da Quaresma, do Glória e da palavra "Aleluia", características da liturgia do Tempo Pascal.

A nossa Vigília Pascal

Na tradição católica romana, a Vigília de Páscoa consiste em quatro partes:
1)Breve Lucernário
2)Liturgia da Palavra ou Celebração da Palavra
3)Liturgia Baptismal ou Celebração da Água
4)Liturgia Eucarística ou Celebração da Eucaristia

A vigília começa após o pôr-do-sol no Sábado Santo fora da Igreja, onde o fogo ou fogueira é abençoada pelo celebrante. Este novo fogo simboliza o esplendor do Cristo ressuscitado dissipando as trevas do pecado e da morte.
O Círio pascal é abençoado. Ele será usado em todo o Tempo Pascal, permanecendo na Igreja lembrando a todos, que Cristo é a "luz do mundo e vida". Assim que o círio for aceso segue-se o antigo rito do Lucernário, em que o círio é levado por um padre através da nave da igreja em completa escuridão, parando três vezes ao realizar a aclamação: “Cristo, nossa Luz” ou “Luz de Cristo”, ao qual a assembleia responde "Graças a Deus". O círio prossegue através da igreja. Todos os presentes recebem velas que são acesas no Círio pascal. Como este gesto simbólico representa a "Luz de Cristo" se espalhando por todos, a escuridão é diminuída. Assim que o círio é colocado no seu pedestal, as luzes da igreja são ligadas e apagam-se as velas .
De seguida canta-se o Exultet - também chamada: "Proclamação da Páscoa" ou "pascal Praeconium".
A assembleia retoma os seus lugares e dá-se início à Liturgia da Palavra.
A Liturgia da Palavra é composta por muitas leituras, alternadas por cânticos, salmos e orações.
O Gloria em Excelsis Deo e o Aleluia são cantados pela primeira vez desde antes da Quaresma.

Após a celebração da Liturgia da Palavra, a Água da pia baptismal é solenemente abençoada e os catecúmenos e candidatos à plena comunhão são iniciados na Igreja, pelo Baptismo ou Confirmação. Após a celebração destes sacramentos da iniciação cristã, a assembleia renova os seus votos baptismais e recebe a aspersão da água baptismal.

Segue-se a Oração dos Fiéis.
Depois, a Liturgia da Eucaristia continua como de costume.
De acordo com as rubricas do Missal, a Eucaristia deve terminar antes do amanhecer.

(In: Wikipédia)

Sem comentários: