segunda-feira, 3 de março de 2008

NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE!

«Se não virdes sinais extraordinários e prodígios, não acreditais»


«Aquele que pretender sondar a majestade divina será oprimido pela sua glória» (Pr 25, 27).

Deus não deu ao homem inteligência suficiente para que lhe seja possível o conhecimento total […]; o que te é exigido, é uma fé sólida e uma vida pura, e não um conhecimento universal. Se por vezes não consegues compreender e apreender o que está abaixo de ti, como poderás compreender o que te está acima?
Abandona-te a Deus, submete a tua razão à fé, e ser-te-á dada a luz necessária.

Alguns são tentados sobre a fé e o Santíssimo Sacramento; pode haver nisso uma sugestão do inimigo. Não te deixes portanto assaltar pelas dúvidas que o diabo te inspira, nem te atormentes com os pensamentos que ele te sugere, mas crê na palavra de Deus, crê nos seus santos e profetas, que de ti fugirá o espírito maligno.

É por vezes muito proveitoso aos servos de Deus sofrer estas tribulações. De facto, não é aos infiéis e aos pecadores que o diabo tenta, pois sabe que os tem já na mão; é aos fiéis e aos que querem a Deus que ele tenta, por todos os meios, para os possuir.
Caminha pois na senda do Senhor com fé simples e inabalável; aproxima-te d’Ele com humildade e respeito, e tudo aquilo que não puderes compreender, confia-o a Deus todo-poderoso. Deus não engana ninguém, mas bem pode enganar-se aquele que confia demasiado em si próprio. Deus está com os simples, revela-se aos humildes, «dá inteligência aos pequenos» (Sl 118,130), indica o caminho às almas puras, mas oculta a sua graça aos curiosos e soberbos.

A razão humana é muitas vezes dada ao erro, mas a verdadeira fé é infalível. A razão e a investigação racional devem seguir a fé; não precedê-la, nem combatê-la."

( Da: Imitação de Cristo, tratado espiritual do séc. XV ; IV, 18)

Sem comentários: