quarta-feira, 26 de março de 2008

CONTINUAMOS NO TEMPO PASCAL


4ª Feira da oitava da Páscoa
Palavra, Conversão e Anúncio!


Liturgia do Dia

Livro dos Actos dos Apóstolos 3,1-10.
Salmo 105(104),1-2.3-4.6-7.8-9.
Evangelho segundo S. Lucas 24,13-35.

Destacamos na Liturgia de Hoje, a narração da Aparição de Jesus aos discípulos de Emaús, segundo S. Lucas, referenciando os pontos que considero essenciais para a nossa caminhada de cristãos - Palavra/Catequese que leva à Conversão e nos impele a Anúnciar/ Evangelizar:

-“ Nesse mesmo dia, dois dos discípulos iam a caminho de uma aldeia chamada Emaús…
- Jesus e pôs-se com eles a caminho…
- E, começando por Moisés e seguindo por todos os Profetas, explicou-lhes, em todas as Escrituras, tudo o que lhe dizia respeito.
- E, quando se pôs à mesa, tomou o pão, pronunciou a bênção e, depois de o partir, entregou-lho. Então, os seus olhos abriram-se e reconheceram-no…
- … voltaram imediatamente para Jerusalém e encontraram reunidos os Onze e os seus companheiros, que lhes disseram: «Realmente o Senhor ressuscitou…”.

......................

Como complemento transcrevo um texto de São José Maria Escriva de Balaguer (1902-1975), padre, fundador Homilia, in «Amigos de Dios».


«Fica connosco»

"Os dois discípulos encontravam-se em Emaús. Tinham uma aparência comum, como a de tantas outras pessoas que por aquelas paragens passavam. E foi aí que, com toda a naturalidade, Jesus lhes apareceu e com eles caminhou, entabulando uma conversa que os fez esquecer o cansaço […]. Jesus ia no caminho. Senhor, como Tu és grandioso! Comoves-me por condescenderes em caminhar connosco, em procurar-nos nesta nossa labuta de todos os dias. Senhor, concede-nos a simplicidade do espírito. Dá-nos um olhar puro, uma inteligência clara para podermos compreender-Te quando nos apareces sem qualquer marca exterior de glória.Ao chegarem ao burgo, o trajecto termina e, sem se darem conta de que foram feridos no mais profundo do seu coração pela palavra e pelo amor de Deus feito homem, os dois discípulos lamentam que Ele Se vá embora. Porque Jesus despede-Se deles, fazendo «menção de seguir para diante». Nosso Senhor nunca se impõe. Depois de termos entrevisto a pureza do amor que nos pôs na alma, Ele quer que O chamemos de livre vontade. Devemos pois retê-Lo com todas as nossas forças, e pedir-Lhe : «Fica connosco, pois a noite vai caindo e já o dia já está no ocaso, começa a fazer-se noite».Somos assim: sempre pouco audazes, talvez por falta de sinceridade, ou por pudor. No fundo pensamos : Fica connosco, porque as trevas cercam a nossa alma e só Tu és a luz, só Tu podes acalmar esta sede que nos consome […] E Jesus fica connosco. Abrem-se-nos os olhos como se abriram a Cléofas e ao companheiro, no momento em que Cristo parte o pão ; e ainda que de novo Ele desapareça da nossa vista, nós seremos capazes de nos pôr ao caminho – começa a fazer-se noite – para falar d’Ele aos outros, porque a alegria não cabe num coração só. "


Sem comentários: