"Na liturgia da quaresma, Jesus ensina a escolher a vida"
SÃO PAULO, sexta-feira, 29 de Fevereiro de 2008 (ZENIT.org).
- O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, considera que os textos evangélicos da liturgia dos domingos desta quaresma permitem uma reflexão sobre o tema da defesa da vida, foco da Campanha da Fraternidade da Igreja no Brasil este ano.
Ao citar os episódios das tentações de Jesus, da transfiguração, da samaritana, da cura do cego (quarto domingo) e da revitalização de Lázaro (quinto domingo), Dom Odilo destaca que «escolhe a vida quem aceita Jesus como mestre e se faz seu discípulo».
Também escolhe a vida «quem, como Jesus, diz não às tentações de esvaziar o valor da vida», afirma, em mensagem aos fiéis difundida por sua arquidiocese essa terça-feira.
«Escolhe a vida quem se incomoda com a destruição da vida no seio materno, com a desfiguração de tantos filhos de Deus pela miséria, pela fome, pela violência, pelas drogas. Escolhe a vida quem bebe da água viva, que Jesus oferece.»
O arcebispo de São Paulo afirma ainda que escolhe a vida aquele que «suplica a Cristo, como o cego do Evangelho, pede: "Senhor, que eu veja!"».
«Escolhe, enfim, a vida, quem defende com coragem a dignidade da vida na força do Cristo ressuscitado», destaca.
Segundo Dom Odilo Scherer, é preciso aprender com Jesus a ser firme nas tentações e a atender à voz do Pai, «que nos convida a ouvir seu "filho amado"».
«Sejamos como a samaritana, que foi discípula humilde e desejosa de crescer e a quem Jesus confessou ser o Messias.»
«Façamos o mesmo itinerário daquele cego, que abriu olhos e o coração para a luz que é Jesus», indica.
«Percebamos claramente que Jesus é aquele que veio para que todos tenham vida.»
«E de discípulos tornemo-nos missionários, homens e mulheres apaixonados pela vida e intransigentes na defesa da vida», afirma o arcebispo de São Paulo."
(Transcrevi)
Sem comentários:
Enviar um comentário