sexta-feira, 24 de abril de 2015

Actualidade



Dias da Música em Belém abre hoje com concertos
A nona edição de os Dias da Música, em Belém, este ano dedicada ao cinema, tem início esta sexta-feira, dia 24, com os “Mini-Dias da Música”, apresentando concertos interpretados por crianças e dirigidos ao público infantil e juvenil. O evento decorre até domingo, sob o mote “Luzes, Câmara… Música!”, no Centro Cultural de Belém (CCB).
Durante os três dias, além dos concertos – com música erudita, jazz, fado e ‘pop’ – a programação inclui oficinas, conferências e a exibição de filmes.
Hoje à noite, o concerto inaugural, pela Orquestra Sinfónica Metropolitana, com o maestro Pedro Amaral e a pianista Anna Fedorova, no grande auditório do CCB, recorda uma das mais citadas relações entre os universos do cinema e da música: o 2.º Concerto para piano e orquestra, de Sergei Rachmaninov, que marcou a despedida dos protagonistas de “Breve encontro”, de David Lean.
Horas antes, no mesmo local, a OJ.com, Orquestra de Jovens de alunos dos conservatórios, dirigida por Ernst Schelle, interpreta o “Poema sinfónico para flauta e orquestra”, de Peter Benoit, e “Scheherazade”, de Rimsky-Korsakov, sendo solista Beatriz da Silva Baião.
O cartaz inclui, entre outros, a Big Band Júnior, o pianista Mário Laginha, a Camerata Atlântica, o violinista Bruno Monteiro, acompanhado pelo pianista João Paulo Santos, o Ensemble Darcos, os acordeonistas Gonçalo Pescada e Paulo Jorge Ferreira, o Grupo Vocal Olisipo.
O Huelgas Ensemble, do maestro belga Paul van Nevel, a soprano portuguesa Orlanda Velez Isidro e os pianistas Artur Pizarro e Pedro Burmester contam-se igualmente entre os principais músicos presentes na iniciativa.
(movenoticias)





No domingo, vista-se de branco,
solidário com o drama da imigração forçada
Diversas organizações católicas emitiram um apelo aos portugueses, nesta quinta-feira, para que se vistam de branco, como forma de alerta para o drama da imigração. A campanha ‘somostodospessoas’ surge numa altura em que o Mediterrâneo é palco de morte, numa tentativa desesperada de chegar à Europa.
O apelo foi feito hoje num comunicado assinado por dezenas de organizações religiosas. O documento, citado pela agência Lusa, convida os portugueses a vestirem uma peça de roupa branca, neste domingo, dia 26 de abril, como forma de alertar consciências para o drama da imigração forçada.
 (ptjornal)


Sem comentários: