quinta-feira, 16 de abril de 2015

O Papa Francisco recordou hoje o aniversário natalício do seu predecessor, Bento XVI




Aniversário natalício de Bento XVI

Papa emérito completa hoje 88 anos de idade

Cidade do Vaticano, 16 abr 2015 (Ecclesia) - O Papa Francisco recordou hoje no Vaticano o aniversário natalício do seu predecessor, Bento XVI, que hoje completa 88 anos.
“Gostaria de recordar que hoje é o aniversário do Papa Bento XVI. Ofereci a Missa por ele e convido-vos também a rezar por ele, para que o Senhor o apoie e lhe dê muita alegria e felicidade”, disse Francisco, no final da Eucaristia a que presidiu esta manhã na capela da Casa de Santa Marta.
O Papa emérito, que renunciou ao pontificado em fevereiro de 2013, vai passar o dia no antigo mosteiro ‘Mater Ecclesiae’, dentro do Vaticano, onde reside.
Francisco já tinha assinalado a festa de São José, o onomástico de Joseph Ratzinger, no dia 19 de março.
Numa recente entrevista, o atual Papa revelou que visita e conversa telefonicamente com Bento XVI de forma regular, considerando-o como um “avô sábio” a quem se pode pedir conselho.
“É leal até à morte”, assegurou, em declarações à televisão mexicana Televisa.
O Papa emérito participou pela última vez numa cerimónia pública junto de Francisco em fevereiro deste ano, no segundo consistório do atual pontificado para a criação de cardeais.
O secretário particular de Bento XVI, D. Georg Gaenswein, afirmou que este “está bem, para a sua idade” e caminha todos os dias cerca de meia hora, nos Jardins do Vaticano.
“Em geral vou com ele, rezamos juntos o terço. Ele, que sempre teve passo rápido, agora, seguindo conselho médico, usa um andarilho nos seus passeios, e em casa, uma bengala”, comentou o arcebispo alemão, em entrevista citada pela Rádio Vaticano.
Segundo o secretário, o Papa emérito “reza, lê, estuda, responde a muitas cartas e frequentemente toca piano à tarde”, mas já “não se dedica a escritos teológicos ou científicos”, porque diz que “com os três volumes sobre Jesus concluiu a sua obra”.
OC




Sem comentários: