quarta-feira, 22 de abril de 2015

Arrancou a 40ª sessão plenária do Conselho Presbiteral




Reunião realiza-se pela primeira vez em Ponta Delgada


Arrancou esta segunda feira a 40ª Sessão Plenária do Conselho Presbiteral, que se realiza pela primeira vez em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, com o acolhimento feito pelo Vigário Geral, Cónego Hélder Fonseca Mendes, que substituiu na sessão de abertura o Bispo de Angra.
O Vigário Geral deu as boas vindas aos conselheiros dizendo que é  “gratificante” fazer este Conselho Presbiteral no novo Centro Pastoral Pio XII, cuja criação foi possível devido à venda do Seminário Menor de Ponta Delgada.
O novo Centro Pastoral de São Miguel vai ser formalmente inaugurado na próxima quarta feira, às 12h00, numa cerimónia presidida por D. António de Sousa Braga e os trabalhos estão a decorrer no edifício velho que, também, foi alvo de uma reabilitação quer nas zonas sociais quer na parte residencial.
Os trabalhos começaram com informações genéricas sobre a agenda deste conselho e com a aprovação de um parecer favorável relativo à proposta de elevação do lugar da Lomba do Botão a Curato. O lugar que possui um templo- a Igreja de Nossa Senhora de Fátima (construída na década de 60 e que foi o primeiro templo em São Miguel dedicado a Nossa Senhora de Fátima) e reúne todas as condições canónicas para a autonomização em relação à paróquia da Matriz, com movimentos organizados, catequese, grupo coral e comissão para os assuntos económicos, ambiciona ser elevado à condição de Curato.
A decisão cabe ao Bispo de Angra mas mereceu para já o parecer favorável do Conselho Presbiteral.
Ainda no período antes da ordem do dia fez-se uma análise ao trabalho desenvolvido pelo Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral das Comunicações Sociais da Igreja, com uma exposição relativa ao Sitio Igreja Açores.
Seguiu-se uma intervenção estatutária do ecónomo da Diocese que fez um balanço “positivo” da evolução da situação financeira da Diocese lembrando que apesar da situação “mais favorável”, permanecem “algumas dificuldades” que exigem de todos “um esforço de rigor e de correção” sobretudo “no relacionamento das paróquias com a diocese”.
O Cónego Adriano Borges falou, ainda, do investimento feito pela diocese na obra de reconstrução e ampliação do Centro Pastoral Pio XII e pediu a todos, sobretudo, aos sacerdotes de São Miguel que tratem este centro como “a sua casa”, informando ainda, que o Centro passará a ser gerido pelo Vigário Episcopal para a ilha de São Miguel.
Sobre os projetos futuros, o destaque vai para a venda do Palácio de Santa Catarina cuja recuperação está orçada em 800 mil euros; a recuperação do Paço Episcopal, aproveitando a oportunidade para reformular parte das instalações da Cúria e ainda o edifício das Obras Católicas, em Angra que está contaminada por Térmitas.
Durante este primeiro dia de trabalhos foram ainda aprovados dois votos de apreço e congratulação . O primeiro destinou-se aos Padres do Sagrado Coração de Jesus que durante os últimos anos têm  acolhido as reuniões da Igreja em São Miguel, no seu Centro Missionário. O segundo de congratulação, destinou-se a reconhecer a importância da construção de um novo Centro Pastoral em São Miguel, o Centro Pastoral Pio XII. Ambos foram aprovados por unanimidade.
Os trabalhos deste primeiro dia de Conselho Presbiteral terminaram com a celebração da Eucaristia.
Esta terça feira, está prevista uma manhã de estudo com duas intervenções agendadas de Piedade Lalanda sobre a “Identificação e caracterização das periferias existenciais nos Açores” e de Eugénia Quaresma sobre “A Igreja, sem fronteiras. Mãe de Todos”.

(igrejaacores)


Sem comentários: