quinta-feira, 30 de abril de 2015

Últimas notícias





           



30/04 08:11 CET

O Vietname assinala, hoje, os 40 anos sobre a queda de Saigão, a atual cidade de Ho Chi Minh.
Um aniversário marcado pela ausência de representantes norte-americanos.
A 30 de abril de 1975 Saigão – capital do Vietname do sul – foi tomada pelas tropas norte vietnamitas.
A retirada do pessoal civil e militar norte-americano e de milhares de civis estrangeiros e sul vietnamitas devia ser feita de forma ordenada, com um código secreto que só alguns sabiam. Mas a operação Vento Constante – a maior evacuação por helicóptero da história – acabou por ser tudo menos ordeira.
De acordo com os historiadores as cerca de 200 mil pessoas que ficaram no Vietname foram enviadas para centros de reeducação.
A vitória do norte pôs fim a uma guerra que provocou a morte a pelo menos três milhões de vietnamitas e a 58 mil soldados norte-americanos.
O processo de reunificação foi completado um ano mais tarde.



De Lurdes Duro Pereira | Com REUTERS, AFP

A semana das eleições legislativas, apenas os líderes de três dos principais partidos políticos britânicos – conservadores, trabalhistas e liberais democratas – foram convidados para participar num programa televisivo e responder às dúvidas do eleitorado.
Muitos já criticaram a decisão da estação de televisão pública britânica que deixou de fora Nigel Farage, Natalie Bennett e Nicola Sturgeon.
De acordo com as últimas sondagens, muitos eleitores continuam indecisos e tanto os trabalhistas, liderados por Ed Miliband, como os conservadores, encabeçados por David Cameron, podem vencer as eleições.
O escrutínio vai ser acompanhado de perto por Bruxelas já que em jogo está, também, a permanência do Reino Unido na União Europeia.
Miliband defende a continuidade, Cameron um referendo em 2017.
A saída da União Europeia vai, certamente, dominar o tempo de antena dado, entretanto, pela BBC ao líder do UKIP, Partido da Independência do Reino Unido depois da queixa apresentada contra a estação.
Os votos da Escócia podem ser decisivos nas eleições agendadas para sete de maio. Uma sondagem publicada por uma televisão local revela que o SNP, Partido Nacional Escocês pode conquistar todos os assentos disponíveis em Westminster.

De Lurdes Duro Pereira | Com REUTERS, AFP

(euronews)


Sem comentários: