terça-feira, 26 de abril de 2011

ESTE É O DIA QUE O SENHOR FEZ!

EXULTEMOS E CANTEMOS DE ALEGRIA. ALELUIA.




«O Senhor está connosco!»


(Maria chora porque “perdeu” o amigo: tudo parece muito negro, sem perspectivas ... desânimo, tristeza.... Bem que Jesus falou, preparou, anunciou a sua morte e ressurreição, mas ninguém interiorizou. Andávamos errantes e não percebemos nada ... Mas o Senhor cumpre as promessas, porque é fiel e ama-nos apaixonadamente. E chama:

Maria, Lúcia, Susana, Paula... porque estás triste? não morri, estou VIVO, RESSUSCITEI, como prometera!

Hoje, tal como naquela noite da Vigília, o nosso coração está cheio de alegria, porque temos um Deus Vivo, que nos ama com um amor sem tamanho e caminha connosco para nos dar ânimo e força. Sim, Ele está comigo e contigo, hoje, aqui e agora. É esta convicção, esta Verdade que se transforma em alegria interior que nos impele a ir … e falar das nossas vivências e dar testemunho de que VERDADEIRAMENTE CRISTO RESSUSCITOU!)


Evangelho do Dia

Evangelho segundo S. João 20,11-18.

Maria estava junto ao túmulo, da parte de fora, a chorar. Sem parar de chorar, debruçou-se para dentro do túmulo, e contemplou dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha estado o corpo de Jesus, um à cabeceira e o outro aos pés.
Perguntaram-lhe: «Mulher, porque choras?» E ela respondeu: «Porque levaram o meu Senhor e não sei onde o puseram.»
Dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus, de pé, mas não se dava conta que era Ele.
E Jesus disse-lhe: «Mulher, porque choras? Quem procuras?» Ela, pensando que era o encarregado do horto, disse-lhe: «Senhor, se foste tu que o tiraste, diz-me onde o puseste, que eu vou buscá-lo.»
Disse-lhe Jesus: «Maria!» Ela, aproximando-se, exclamou em hebraico: «Rabbuni!» que quer dizer: «Mestre!»
Jesus disse-lhe: «Não me detenhas, pois ainda não subi para o Pai; mas vai ter com os meus irmãos e diz-lhes: 'Subo para o meu Pai, que é vosso Pai, para o meu Deus, que é vosso Deus.'»
Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: «Vi o Senhor!» E contou o que Ele lhe tinha dito.


Da Bíblia Sagrada


Comentário ao Evangelho do dia feito por : Beato John Henry Newman (1801-1890), presbítero, fundador de comunidade religiosa, teólogo - Lectures on Justification, n° 9, § 8

«Vi o Senhor!» E contou o que Ele lhe tinha dito.

«Não me detenhas, pois ainda não subi para o Pai.» Por que não podemos tocar em Nosso Senhor antes da Sua ascensão, e como podemos tocar-Lhe depois? [...]? Não Me toques porque eis que, para vosso maior bem, subo da terra ao céu, da carne e do sangue à glória, de um corpo humano a um corpo espiritual (1Cor 15, 44). [...] Ascender daqui de baixo, em corpo e alma, até ao Meu Pai é descer em espírito do Meu Pai até junto de vós. Nessa altura, estarei presente junto de vós, embora esteja invisível, mais realmente presente do que hoje. Nessa altura, poderás tocar-Me e tomar-Me – sem um abraço visível, mas com outro mais real, pela fé e a devoção. [...]


Viste-Me, Maria, mas não podes reter-Me. Aproximaste-te de Mim, mas apenas o suficiente para Me beijares os pés e seres tocada pela Minha mão. Disseste-me: «Oh, pudesse eu chegar até ele, alcançar a sua morada! Pudesse eu tê-lo e nunca mais o perder!» (Jb 23, 3; cf Ct 5, 6). Ter-Me-ás por inteiro e por completo. Ficarei perto de ti, em ti; virei ao teu coração, inteiramente Salvador, inteiramente Cristo, Deus e homem em toda a Minha plenitude, pelo prodigioso poder do Meu corpo e do Meu sangue.”

(Ev Quotidiano)


Sem comentários: