quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Então, o que se passa com os Rapazes do Seminário?





Integrada nas festividades dos 150 anos de existência do Seminário de Angra, foi marcante a visita da Catequese da Paróquia da Sé àquela Instituição. Organização impecável.

Eu acompanhei o 8º Ano de Catequese e fomos acolhidos por dois seminaristas que nos levaram pelas instalações daquela casa que serve para preparar os padres que nos assistem espiritualmente nas nossas Igrejas. Guiaram-nos até à Capela dando a primazia  a este espaço de oração e de intimidade com Deus. Foi explanado o tipo de orações praticadas desde as 7.15 horas até à noite e o por quê das mesmas.
Aí, os “meus” começaram a “mexer-se” porque era preciso levantar muito cedo, muita reza, que chatice!
Passámos corredores, quartos que consideraram minúsculos e sem TV e longe da casa de banho... Os balneários em série... Comparado com os seus, deve ser uma grande seca viver aqui...
Depois visitamos a casa das máquinas onde cada um lava a sua roupa e o respectivo pátio onde a estende. Refeitório ainda com ar de festa. Salas de aulas. Pátios.

Os “meus” estavam estupefactos!
Perguntei se algum gostaria de fazer uma experiência no seminário... Claro que me iam “matando”. Estavam convencidos que os Seminaristas estavam ali contrariados porque alguém os empurrara; doutro modo, não entendem!

Incrédulos quanto a haver alguém “louco”, que queira abraçar, voluntariamente, o caminho de Jesus!

Então exortei-os a repararem bem nas caras dos Rapazes: parecem tristes? descontentes? Não, estavam alegres, bem dispostos por aquela invasão; e as roupas? eram antiquadas? Não, precisamente iguais às deles, top model. O cabelo, óculos, sapatos... afinal eram iguais!

Então, o que se passa com os Seminaristas, rapazes como eles?

Gostaria que a resposta fosse dada, noutro sábado qualquer para irmos e estarmos com tempo para falar de dúvidas, viver a experiencia de uma oração na capela, usufruir do bar, acabar de ver o vídeo... Afinal, o ano tem tantas semanas e nós somos só dez grupos!


TEM UM BOM DIA.

Sem comentários: