quinta-feira, 1 de novembro de 2012

HOJE É O DIA DO SENHOR



TODOS OS SANTOS – SOLENIDADE

LITURGIA DA PALAVRA

‪Livro do Apocalipse ‪7,2-4.9-14

Eu, João, vi um anjo que subia do Oriente, levando o selo do Deus vivo e gritando com voz forte aos quatro anjos, aos quais fora dado o poder de danificar a terra e o mar. E dizia: 
«Não danifiqueis a terra nem o mar nem as árvores, até que tenhamos marcado com um selo a fronte dos servos do nosso Deus.» 
Ouvi também o número dos que foram assinalados: cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel: 
Depois disto, apareceu na visão uma multidão enorme que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé com túnicas brancas diante do trono e diante do Cordeiro, e com palmas na mão. 
Aclamavam em alta voz: «A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro.» 
E todos os anjos, que estavam de pé à volta do trono, dos anciãos e dos quatro seres viventes, prostraram-se diante do trono, com a face por terra, e adoraram a Deus, 
aclamando: «Ámen! O louvor, a glória, a sabedoria, a acção de graças, a honra, o poder e a força devem ser dados ao nosso Deus pelos séculos do séculos. Ámen!» 
Então, um dos seres viventes tomou a palavra e disse-me: «Estes, que estão vestidos de túnicas brancas, quem são e donde vieram?» 
Eu respondi-lhe: «Meu senhor, tu é que sabes.» Ele disse-me: «Estes são os que vêm da grande tribulação; lavaram as suas túnicas e as branquearam no sangue do Cordeiro.

‪Livro de Salmos ‪24(23),1-2.3-4ab.5-6

Esta é a geração dos que procuram o Senhor. 

Ao Senhor pertence a terra e o que nela existe, 
o mundo inteiro e os que nele habitam. 
pois Ele a fundou sobre os mares 
e a consolidou sobre os abismos.

Quem poderá subir à montanha do Senhor 
e apresentar-se no seu santuário? 
O que tem as mãos inocentes e o coração limpo, 
o que não ergue o espírito para as coisas vãs.

Este há de receber a bênção do Senhor 
e a recompensa de Deus, seu salvador. 
Esta é a geração dos que O procuram, 
dos que buscam a face do Deus de Jacob. 






‪1ª Carta de S. João ‪3,1-3

Caríssimos: Vede que amor tão grande o Pai nos concedeu, a ponto de nos podermos chamar filhos de Deus; e, realmente, o somos! É por isso que o mundo não nos conhece, uma vez que o não conheceu a Ele. 
Caríssimos, agora já somos filhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser. O que sabemos é que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque o veremos tal como Ele é. 
Todo o que tem esta esperança em Deus, torna-se puro, como Ele, que é puro.

‪Evangelho segundo S. Mateus ‪5,1-12a

Naquele tempo, ao ver as multidões, Jesus subiu a um monte. Depois de se ter sentado, os discípulos aproximaram-se dele. 
Então tomou a palavra e começou a ensiná-los, dizendo: 
«Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu. 
Felizes os que choram, porque serão consolados. 
Felizes os mansos, porque possuirão a terra. 
Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 
Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 
Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. 
Felizes os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. 
Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu. 
Felizes sereis, quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por minha causa. 
Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu; pois também assim perseguiram os profetas que vos precederam.»
*******

Comentário ao Evangelho do dia feito por : Santa Teresinha do Menino Jesus (1873-1897), carmelita, doutora da Igreja - Novissima Verba (Últimos Colóquios), 15/7/1897

A comunhão dos santos

A Irmã Maria da Eucaristia queria acender as velas para uma procissão e, como não tinha fósforos, vendo a lamparina que arde diante das relíquias, dela se aproxima mas oh!, encontra-a quase apagada, não lhe restando senão uma pálida luzinha no pavio carbonizado. Apesar disso, consegue acender a sua vela e, a partir dela, as da comunidade toda que, daí a pouco, tinha todas as velas acesas. Foi, pois, esta pequena lamparina, quase extinta, que produziu outras chamas seguras, as quais, por sua vez, puderam produzir uma infinidade doutras e, até, incendiar o universo. No entanto, se quiséssemos determinar a origem desse incêndio, seria preciso reportar-nos sempre àquela minúscula lamparina. Como poderiam então as outras chamas, sabendo disso, gloriar-se de ter causado tamanho incêndio, uma vez que apenas foram acesas por contágio da pequena centelha? [...]


O mesmo se passa com a comunhão dos santos. Sem o sabermos, muitas vezes as graças e as luzes que recebemos ficam a dever-se a uma alma escondida, porque o Deus de bondade quer que os santos comuniquem uns aos outros a graça através da oração, para poderem depois dedicar uns aos outros um grande amor no Céu, um amor muito maior do que o de qualquer família da terra, mesmo a mais perfeita. Quantas vezes pensei que todas as graças que recebi se ficaram a dever à oração que uma qualquer boa alma tenha feito por mim ao Deus de amor, e que só no Céu conhecerei. Sim, uma pequena centelha basta para fazer nascer grandes clarões em toda a Igreja, como doutores e mártires, que ocuparão no Céu um lugar bem acima do dela; mas nem por isso se pode concluir que a glória deles não será também a dela, porque no Céu não haverá olhares indiferentes ─ todos reconhecerão que se devem mutuamente as graças que lhes mereceram essa coroa de glória.

(Evangelho Quotidiano)


Sem comentários: