sábado, 24 de novembro de 2012

Presépio sem animais!?

Greccio



Não li o novo livro do Santo Padre, mas... claro que já se fala em “presépio sem animais”!!! lá se vai a nossa fé por água a baixo! Como é possível o presépio sem animais , como parece que disse o Papa no seu último livro.

A mim, pouco me importa o que se diz sobre o assunto. Continuarei a fazer a minha gruta com a manjedoura do Menino, ladeado pela Sua Mãe e por S. José; colocarei atrás e aos lados como sempre, o burrinho, a vaquinha e ovelhinhas... É assim a tradição!
Sabem que foi S. Francisco de Assis o primeiro a “criar” o presépio? isto passou-se no século XII em Greccio. Eu estive lá nessa gruta. No fundo da mesma havia uma pintura ainda muito bem conservada e só vi o essencial: o Menino, Maria sua Mãe e José.

Eu já expliquei na catequese muita coisa sobre a gravidez  de Maria de Nazaré e sobre o nascimento do Menino Jesus. Eles sabem por exemplo, que Maria embrulhou o Filho em “paninhos”, porque era o costume da época. Aliás, ainda hoje se procede deste modo em Macau- China.
Eles também sabem que Maria, uma Mãe zelosa e cheia de amor, como qualquer mãe que espera um filho, terá confeccionado o paninho mais fino e lindo... e terá levado todo o enxoval necessário para o nascimento que iria ocorrer enquanto estivessem em Belém...

Do mesmo modo, José  sendo carpinteiro, terá preparado um “berço”, adaptando uma manjedoura? talvez! para o Menino ficar bem quentinho, com muito conforto... e também é provável que tivesse dado uma arrumação na gruta / estábulo / casa de pasto, retirado os animais e limpo seus excrementos... Isto não é o que faria qualquer um de nós? Acham que é aceitável deixar nascer uma criança no meio de um ambiente conspurcado como aquele que está na imaginação de muita gente?

Meus amigos, vamos situarmo-nos no essencial, no que é importante para a nossa vida e deixar para o lado as ninharias que outros nos querem inculcar, só para desestabilizar.

PASSA BEM

Sem comentários: